Auto e Moto

Cuidados importantes com o seu carro

É um dado: dirigir um carro custa dinheiro. Além da gasolina, imposto de circulação, seguro e depreciação, a manutenção do carro também é uma despesa considerável. Para te ajudar a continuar dirigindo seu carro o maior tempo possível e com o mínimo de preocupações possível, vamos te dar algumas dicas!

Comece com cuidado

Tudo começa com a partida do carro. Uma partida a frio é um desgaste para o motor. E isso não se aplica apenas no inverno. Um motor frio significa que pouco óleo foi lubrificado e que a lubrificação é necessária para que o motor funcione corretamente. Ligue o carro e dê-lhe tempo para aquecer. Conduzir distâncias curtas com um carro frio não é bom para a vida útil do motor.

Quando você liga o carro engatado e com a embreagem pressionada, o motor de partida é carregado extra. Isso pode parecer sem importância, mas após inúmeras partidas, pode prolongar a vida útil do motor de partida.

Cuidado com as rotas esburacadas

Antes de pegar a estrada, é aconselhável escolher a rota com cuidado. Porque todos os dias em uma superfície de estrada ruim, eventualmente vem à custa da parte de baixo do carro. Amortecedores, aros e pneus sofrem muito com estradas ruins. Por isso, vale a pena evitar uma estrada com muitos solavancos. Pode prolongar a vida útil dos amortecedores em milhares de quilômetros.

Deslizamento da embreagem e frenagem do motor

Outra coisa relativamente pequena que pode fazer uma grande diferença: o uso da embreagem. Se você tiver um carro de transmissão manual, seria uma boa ideia não descansar o pé no disco da embreagem. Só coloque o pé nele quando estiver usando a embreagem, pois mesmo que o pé esteja sobre ele sozinho, a embreagem já está engatada. Isso pode fazer com que ele se desgaste mais rápido. 

Os motoristas manuais também precisam ser inteligentes na frenagem. Costuma-se dizer que é bom frear o motor, mas isso sobrecarrega os rolamentos. A frenagem dessa forma reduz significativamente a vida útil desses rolamentos. Então, quem tem que frear faz isso melhor simplesmente usando o freio de pé dianteiro.

Pneus na pressão certa

Os pneus são uma parte subvalorizada do carro. Eles são importantes de várias maneiras, mas muitas vezes são esquecidos. Porque dirigir com pneus com pressão insuficiente reduz sua vida útil. 

Além disso, você usa mais combustível se eles não estiverem devidamente tensionados. Pneus muito duros também não são bons. Então há uma chance de que eles se desgastem mais rápido no meio. Preste atenção também no alinhamento dos pneus. Pneus que não estão alinhados corretamente também se desgastam mais rapidamente.

Clima interno

Quase todos os carros modernos têm um sistema climático, um sistema de aquecimento que regula automaticamente a temperatura do carro. Esses sistemas são muito eficientes e econômicos no consumo. Antigamente se dizia que o ar condicionado é um grande consumidor, hoje é diferente. Deixe o sistema climático fazer o seu trabalho durante todo o ano. Além disso, não desligue o ar condicionado no inverno. Isso pode causar danos, entre outras coisas, às vedações, pois pode levar a vazamentos.

Reabasteça na hora

Tem gente que invariavelmente dirige até o marcador de combustível ficar no vermelho, mas isso não é bom para o carro. Claro que de vez em quando não é um problema, o tanque de combustível também é feito para isso, mas há sedimentos no tanque. Se você dirigir muito longe, existe a possibilidade de que esse sedimento possa entrar no sistema e entupir a bomba e os filtros. Um reparo pode então ser bastante caro. Portanto, é melhor reabastecer a tempo.

Tenha um bom seguro no veículo

É essencial conhecer uma boa cooperativa de seguro veicular para deixar seu carro segurado. Isso é importante para garantir a segurança nas estradas, da sua família e também de outros veículos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =