Auto e Moto

Como precificar meu carro? – Aprenda 3 dicas para escolher o valor

Como precificar meu carro? O que devo levar como base para conseguir estipular um preço correto e justo para vendê-lo? Usar a tabela Fipe carros é uma boa opção para a precificação de um veículo? Posso cobrar um valor acima da tabela Fipe ou sou obrigado a cobrar igual o que aparece no índice?

Muitas pessoas querem vender seus carros, principalmente nos últimos dois anos, onde a recessão econômica pegou de jeito e a inflação vem aumentando a cada dia que passa. Conseguir vender o carro, por outro lado, não tem sido tão fácil, justamente porque ninguém quer gastar dinheiro ou financiar quantias consideráveis em um momento tão delicado.

De qualquer forma, as vendas continuam acontecendo, principalmente no mercado de carros usados e seminovos. Acontece que, devido ao atraso na produção de veículos pela indústria dos 0km, o preço desses últimos subiu demais para conter a quebra no caixa, e, consequentemente, vale mais a pena comprar um usado mais conservado, por mais que este também tenha aumentado seu valor.

No conteúdo de hoje, vamos ensinar a você a colocar um preço em seu veículo na hora de vender, para que respondamos a sua dúvida sobre “como precificar meu carro?”. Portanto, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber o valor correto de colocar em seu carro na hora da venda. Vamos lá!

Como precificar meu carro?

Em primeiro lugar: verifique a tabela Fipe

A tabela Fipe sempre será o principal indicador de qual preço você pode cobrar em seu carro. Você não é obrigado a segui-la, podendo cobrar menos ou mais do valor que aparece quando pesquisa o seu veículo no site desse índice tão importante para a venda e compra de veículos.

Porém, é necessário saber que o valor que aparece é a média das transações ocorridas para o ano modelo do veículo em todo o território nacional no mês de referência. Isso significa que, não adianta fugir muito do valor que ali aparece, pois quem quer comprar também vai verificar a tabela, assim como você pesquisou nela para vender.

Para pesquisar seu carro na tabela, faça o seguinte:

  1. Acesse o site oficial da tabela Fipe;
  2. Assista ao vídeo elucidativo no site;
  3. Role a tela para baixo e veja que aparecerão três opções de pesquisa, denominadas como “Consulta de carros e utilitários pequenos”, “Consulta de caminhões e micro-ônibus” e “Consulta de motos”;
  4. Escolha a opção “Consulta de carros e utilitários pequenos”. Ao escolher essa opção, alguns campos em branco aparecerão para que sejam preenchidos;
  5. Preencha as informações de pesquisa: escolha o período de referência (caso busque saber o valor de uma moto hoje, deixe o mês padrão, que geralmente é o mês atual), digite ou selecione a marca do veículo, digite ou selecione o modelo do veículo e, por fim, digite e selecione o ano modelo do veículo;
  6. Clique em “Pesquisar” e aguarde o resultado aparecer na sua tela.

Pesquise o valor de seu carro no Facebook

A nossa segunda dica de “como precificar meu carro?” é que você olhe o quanto estão cobrando em sua região no mesmo modelo. A melhor forma de fazer isso é abrir a ferramenta Marketplace do Facebook.

Se você possui uma EcoSport 2006, então pesquise por “EcoSport 2006” e coloque a quilometragem para a sua cidade e as cidades próximas. Analise o valor que está sendo cobrado e tenha uma base para precificar seu carro.

Analise o estado de seu carro

Por fim, como última dica para sua dúvida sobre como precificar meu carro, verifique o estado de conservação de seu veículo. Se ele estiver completo, rodas boas, tudo em dia, você tem a chance de cobrar até acima da Fipe. Caso não, vá descontando o preço da Fipe de acordo com o estado do veículo. Até a próxima!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.