Beleza e Saúde

Tipos de cabelos cacheados: qual é o seu e os cuidados com ele

Cacheado, ondulado ou crespo? Você sabia que existem vários tipos de cabelos cacheados? Isso mesmo! E além de contarem com características diferentes, há modos diferentes para cuidar de cada um.

E esses cuidados podem ser feitos em uma clínica de estética, por exemplo, com a realização de cronograma capilar, onde há cremes de tratamentos específicos para cada lavagem. 

Se você deseja entrar ou apenas entender tudo sobre o mundo das cacheadas, você está no lugar certo. Neste artigo, mostraremos os tipos de curvatura desses fios, assim como os cuidados necessários para ter um cabelo lindo e saudável. Acompanhe!

Quais os principais tipos de cabelos cacheados

Quando se trata de cachos, basta ver um fio encaracolado que muita gente pode achar que são todos parecidos, não é mesmo?  Acontece que não! 

Como já falamos logo no início, não há somente um, e sim vários tipos de cabelos cacheados. Vamos falar hoje dos principais deles, que são ondulados, cacheados e crespos. 

Eles apresentam graus de curvatura diferentes. Ou seja, são classificados conforme a estrutura do fio. Sendo grau 2 para o cacho mais aberto, grau 3 para o mais definido, e grau 4 para cacho mais fechado. 

Essas definições partiram de um renomado cabeleireiro americano, Andre Walker, bastante conhecido por ser o hairstylist, ou seja, o estilista de cabelo da Oprah Winfrey há mais de 25 anos.

E vale lembrar que, em cada grau de curvatura, também existem níveis de ondulação diferentes, classificados pelas letras A,B e C. 

Achou confuso? Calma porque vamos te explicar agora mesmo todas as diferenças entre eles. Veja:

Cabelos ondulados: 2A – 2B – 2C

Vamos começar pelos cabelos ondulados que possuem grau de curvatura 2A, 2B e 2C. Esses fios geralmente são mais abertos do que os demais. 

No caso do tipo 2A, a raiz é mais lisa e o fio é mais solto. Por isso, não chega a formar um cacho de fato. 

Já o 2B, o cacho é ainda aberto, mas um pouco mais definido. Além disso, esse tipo de curvatura apresenta mais frizz, que é quando os fios ficam arrepiados. 

No tipo 2C já é possível ver uma ondulação mais definida. Aqui, o cabelo costuma ser mais volumoso e as ondas são perceptíveis. 

Tipos de cabelos cacheados: 3A – 3B – 3C

Agora chegou a vez de falar sobre os cabelos cacheados que possuem grau de curvatura 3A, 2B e 2C. Esses são os fios que apresentam mais definição. 

O tipo de cabelo 3A, se refere ao cacho que, embora seja definido e pesado, é um pouco mais aberto. Por isso, ele tem mais tendência ao frizz, principalmente naqueles dias de chuva ou neblina. 

A curvatura 3B, é aquela em que o cacho se enrola mais e, portanto, é menor. Devido a esse nível de definição, ele pode ser mais volumoso e com as pontinhas ressecadas. 

O cabelo cacheado que se enquadra no tipo 3C tem o fio mais grosso. Por esse motivo o cacho é mais fechado e apertado, chegando a ser parecido com o cabelo crespo.

Cabelos crespos: 4A – 4B – 4C

Por fim, vamos falar do cabelo crespo, que se divide em 4A, 4B e 4C. Também chamado de cabelo afro, ele possui um fio mais seco e também mais frágil. 

O crespo 4A é bastante parecido com o cacho 3C. A única diferença é que o seu fio é ainda mais grosso. 

Quando a mecha tem o formato de um Z, é porque esse cabelo crespo é do tipo 4B. Esse é um fio mais encorpado, além disso, apresenta mais fragilidade. 

O afro 4C é o tipo de cabelo que tem os cachos ainda mais estreitos. Sendo assim, eles o encaracolado quase não aparece, já que são bem estreitos. 

Mas se os cabelos cacheados podem ser tão diferentes entre si, será que dá para cuidar de todos da mesma forma? A resposta é não. Cada um vai exigir um tipo de cuidado diferente, e é sobre isso que falaremos logo abaixo. 

Cuidados para cada tipo de cabelos cacheados

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de cabelos, está na hora de saber quais os cuidados que cada um deles necessita. E assim como esses fios não são iguais, a sua dedicação também será diferente. 

E é importante dizer que atualmente é possível encontrar muitos produtos direcionados somente para eles, e esse mercado cresce cada vez mais. 

Isso se deve ao fato de que muitas pessoas estão deixando a escova de lado e assumindo os cabelos naturais e querendo aprender como cuidar deles.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Google, a busca por informações na internet sobre cabelo cacheado cresceu mais de 200% nos últimos cinco anos. 

Mas você vai encontrar a informação que precisa agora mesmo. Veja:

Como cuidar dos diferentes tipos de cabelos ondulados

Como se trata de um cacho mais aberto, um creme de pentear com ativador de cachos é excelente para o cabelo ondulado. Isso porque com ele é possível modelar mais os fios, ajudando esse cacho a ficar um pouco mais definido.

Para esse tipo de cabelo o ideal é o corte em camadas. Além de dar mais movimento às madeixas, ele também ficará mais volumoso e, consequentemente, as ondas vão se destacar. 

Cuidados com os diversos tipos de cabelos cacheados

Como o cabelo cacheado pode apresentar ressecamento com mais facilidade, é recomendado, após a hidratação e lavagem, passar um leave-in do meio do cabelo até as pontas, evitando sempre a raiz.

Lava o cabelo pelo menos duas vezes na semana. Uma última dica: aplique um reparador de pontas quando ele já estiver seco, mas evite o uso de secador para isso.

Cuidados com os cabelos crespos

Por se tratar de um fio mais seco, sempre que possível, lave o cabelo crespo na água fria, retire o excesso de água com um papel-toalha, e deixe secar naturalmente. Dessa forma você evita o frizz e mantém a oleosidade.

Para tentar dar definição, passe um gel ou gelatina para cabelos nas pontas, lembrando de sempre evitar a raiz mais não pesar o couro cabeludo.

Viu como cada tipo de cabelo exige um cuidado especial? E não tem mistério! Basta seguir as dicas que demos acima para arrasar com seu cabelo cacheado por aí. Agora, em relação a tratamentos, vamos te ensinar a seguir como ele pode ser feito. 

Não importa seu tipo de cachos: invista em um cronograma capilar

Seja qual for o tipo de cabelo cacheado, ele necessita de tratamento para fornecer as principais necessidades dos fios. E essa tarefa pode ser cumprida com um cronograma capilar. 

Essa rotina de cuidados com os fios vai contribuir para que ele se mantenha saudável, e impedir o seu ressecamento. E para fazer o cronograma é simples, basta intercalar 3 tipos de tratamento durante 1 mês. São eles:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Restauração.

É recomendado que a etapa de restauração seja feita com intervalo de 15 dias, ou seja, duas vezes por mês. Lembrando que para o processo, existem máscaras de tratamentos potentes para cada finalidade. 

Conclusão

Se você chegou até aqui deu para perceber que: para os vários tipos de cabelos cacheados, são diferentes tipos de cuidados. Mas é unânime que o cronograma capilar fornece o tratamento ideal para todos eles.

E a partir de agora, da próxima vez que você escutar alguém cantando aquela música do Roberto, vai saber que esses caracóis são múltiplos e com tipos diferentes de história pra contar, de cuidados e tratamentos para fazer.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.