Beleza e Saúde

Tipos de rosto feminino: aprende a identificar as características do seu

Provavelmente, você já ficou alguns minutos de frente para o espelho tentando identificar qual o seu tipo de rosto feminino, não é mesmo?

A preocupação com a aparência é normal. Afinal, conhecer nossas características pessoais ajuda a definir coisas simples como o corte de cabelo, a maquiagem ideal e um óculos de grau estiloso para usar em qualquer ocasião.

Além disso, o tipo de rosto também orienta a realização de procedimentos estéticos. De acordo com as características naturais do rosto de cada paciente, os médicos sugerem as intervenções que podem harmonizar os traços.

Exercitar o autoconhecimento em relação à própria imagem, evita passar por situações frustrantes como um corte de cabelo ruim, por exemplo.

Neste artigo, explicamos os principais tipos de rosto feminino e suas características e também como entender as proporções do seu rosto. Continue lendo e aprenda como fazer!

Como saber o formato do meu rosto?

Antes de falarmos dos tipos de rosto feminino, vamos entender o que deve ser analisado em relação à estrutura facial para identificar o formato do rosto.

Os formatos são representações de figuras geométricas (círculo, quadrado, losango, etc.) e, portanto, os componentes principais são: comprimento (altura) e largura.

Para conseguir associar o seu formato de rosto aos que vamos citar logo abaixo, você precisa fazer o seguinte:

  • Posicione o celular em frente ao seu rosto;
  • Tire uma selfie com rosto relaxado, cabeça ereta e olhando para frente;
  • No celular ou no computador, trace uma linha reta vertical bem no meio do seu rosto para marcar a linha do comprimento/altura
  • Depois, faça outra linha, mas agora horizontal, também no meio do rosto para marcar a largura.

Pronto! Agora vai ficar mais fácil analisar as imagens abaixo. Para fazer isso, você vai observar três fatores na sua foto e responder:

1. Qual é a parte mais larga do seu rosto?

  • Testa
  • Maçãs do rosto
  • Mandíbula

2. Qual é o formato da sua mandíbula?

  • Redondo
  • Quadrado
  • Pontudo

3. Qual é o comprimento do seu rosto?

  • Pequeno
  • Longo

Quais são os tipos de rosto feminino?

Existem seis principais tipos de rosto feminino: oval, quadrado, redondo, diamante, oblongo (retangular) e coração (triângulo invertido).

Conheça as principais características de cada um:

1. Rosto oval  

O primeiro dos tipos de rosto feminino é o oval

A principal característica das mulheres com rosto oval é que o comprimento é levemente maior que a largura, resultando em uma estrutura facial mais alongada.

Porém, o rosto oval não tem angulação natural em nenhuma parte. Dessa forma, as regiões de contorno (afundo) não são ressaltadas. 

Por isso, muitas pessoas com esse tipo de rosto feminino fazem procedimentos como a Bichectomia para conseguir alguma angulação.

2. Rosto quadrado

O segundo entre os tipos de rosto feminino é o quadrado.

Ao ser dividido pela linha horizontal e vertical, o formato de rosto quadrado resulta em quatro partes do mesmo tamanho.

Uma característica de destaque são as linhas retas que marcam todas as dimensões do rosto: mandíbula, laterais do rosto, testa e queixo. 

As mulheres de rosto quadrado possuem uma expressão forte e marcante. Para contrastar com as linhas retas da face, acessórios como óculos, por exemplo, devem ter o formato aviador ou gatinho que possuem contornos arredondados.

3. Rosto redondo

O terceiro tipo de rosto feminino é o redondo. É comum ele ser confundido com o oval, mas vamos te ensinar a identificar a diferença.

O rosto redondo possui todos os quadrantes do mesmo tamanho quando são traçadas as linhas de comprimento e largura (no rosto oval, o comprimento é maior).

Outra característica é que os ângulos são arredondados e com pouca definição, assim como no oval, e a testa é naturalmente pequena. 

Para valorizar o tipo de rosto feminino redondo, o cabelo pode ter uma franja diagonal que cai bem com os traços naturais do rosto. #ficaadica

4. Rosto diamante 

O quarto tipo de rosto feminino é o diamante

Nele, o comprimento possui uma extensão maior que a largura, mas a testa e o queixo são mais estreitos. A região que se sobressai é a da maçã do rosto.

A mandíbula vai descendo e afinando, formando um V, até chegar no queixo, que fica mais acentuando.

Seu rosto é assim? Aposte nos cortes repicados para dar volume ao cabelo ou corte uma franja reta para valorizar os traços do rosto.

5. Rosto oblongo (retangular)

O quinto tipo de rosto feminino é o oblongo, também chamado de retangular.

A principal característica é que a linha do comprimento é bem maior que a da largura do rosto, daí a associação com a imagem de um retângulo em pé.

A mandíbula também é bem marcada, assim como no rosto quadrado, porém, as laterais do osso são mais arredondadas. 

A largura da testa se equipara a da mandíbula, reforçando as proporções similares e acentuando o contraste com as laterais retas. 

6. Rosto coração (triângulo invertido)

Por fim, temos o sexto tipo de rosto femino que é o coração ou triângulo invertido

Nesse formato, o comprimento também se destaca mais que a largura do rosto e o queixo pontudo é a característica mais marcante. 

A base do triângulo invertido e, portanto, a dimensão maior, fica na região dos olhos e das maçãs. Assim, a angulação do rosto desce reto passando pela mandíbula até afinar no queixo (ponta do triângulo). 

Como ter o rosto em formato de V?

Até o fim do século XX, o tipo de rosto feminino considerado padrão era o oval, pois os traços arredondados eram considerados suaves e mais femininos.

Porém, nada como o tempo para mudar as percepções, não é mesmo? Hoje, muitas mulheres buscam um rosto com ângulos mais visíveis e marcações de contorno “naturais”.

Um procedimento bastante procurado atualmente é a Cirurgia V-Line. O objetivo do procedimento é ressaltar a “linha V” do rosto, que é a região entre maxilar e queixo. 

Quem tem o rosto quadrado, por exemplo, faz a cirurgia justamente para afinar o maxilar e tirar o formato quadrado. 

A Cirurgia V-Line é feita pela parte interna da boca e não deixa cicatrizes aparentes, porém é recomendado realizar o procedimento com um especialista para se preparar corretamente e fazer o procedimento com segurança.

Valorize o seu formato de rosto! 

Com a orientação de um bom profissional, você pode valorizar o seu tipo de rosto feminino, utilizando técnicas modernas e seguras.

Como destacamos acima, garanta sua segurança procurando médicos que são referência nos procedimentos que você deseja fazer. 

Lembre-se que o barato pode sair caro, então, não considere apenas preço, mas também a infraestrutura que o profissional oferece e os resultados do seu trabalho.
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial para explicar os tipos de rosto feminino, suas principais características e como valorizá-las com dicas e procedimentos estéticos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *