Tecnologia e Internet

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Com o desenvolvimento das novas tecnologias e a popularização da internet, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como outras ferramentas digitais, começaram a ser utilizadas na área da educação.

Assim, o ensino e aprendizagem de alunos em diversos níveis escolares deixou de se limitar apenas a sala de aula presencial.

Agora, as salas de aula online fazem parte da realidade de muitas pessoas que encontram nessa modalidade de ensino sua chance para estudar.

Com a pandemia da Covid-19 que começou em 2020, as escolas e universidades foram levadas a adiantar muitas fases de adaptação ao ensino a distância.

O processo não é acontece da mesma forma em todas as instituições de ensino do país, pois mesmo com os ambientes virtuais de aprendizagem sendo acessíveis, existe a barreira da tecnologia.

Porém, conhecer os tipos de AVAs disponíveis facilita a inclusão do ensino a distância e na adaptação pedagógica necessária para usar esse tipo de sistema.

Quer entender melhor como funciona um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Continue a leitura e entenda os principais pontos sobre esse sistema.

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

No livro ‘AVA: Ambientes Virtuais de Aprendizagem em diferentes contextos’, a autora Alice Pereira define Ambiente Virtual de Aprendizagem como:

“AVAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaço (a internet) para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo. […] Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) consiste em uma opção de mídia que está sendo utilizada para mediar o processo ensino-aprendizagem à distância.”

No levantamento feito pelo Censo da Educação Superior 2019, foi analisada a evolução do ensino a distância na última década no Brasil

O número de matrículas em cursos de graduação EAD aumentou 378,9%. Em 2009, 16,1% dos novos alunos faziam cursos a distância. Já em 2019, a porcentagem saltou para  43,8%.

Isso reforça como o EAD é uma tendência na educação que está se confirmando e permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso a um ensino de qualidade.

Como funciona um AVA?

Um ambiente virtual de aprendizagem funciona a partir de uma conexão com a internet que permite o acesso ao sistema ou software com a utilização de um login e senha.

Dessa forma, os alunos têm ao alcance diversas ferramentas do AVA como:

  • aulas ao vivo e/ou gravadas;
  • chat interno;
  • fórum;
  • biblioteca virtual de materiais;
  • avaliações virtuais, entre outras.

Ou seja, tudo que o aluno precisa para estudar, ele encontra organizado e disponível dentro do ambiente virtual de aprendizagem. 

Além de universidades, empresas de cursos livres e escolas da educação básica também usam o AVA.

As escolas estão implantando o EAD para driblar as barreiras do momento de pandemia, o que vem fortalecendo técnicas de aprendizagem como a sala de aula invertida, por exemplo. 

Quais os tipos de ambientes virtuais de aprendizagem?

Atualmente, existem diversos exemplos de ambiente virtual de aprendizagem dos mais tradicionais aos mais modernos. Conheça alguns deles a seguir:

Google Workspace for Education

O Google for Education é uma plataforma desenvolvida pelo Google que adapta todas as ferramentas da empresa para o contexto educacional.

Entre as ferramentas do Google para educação estão:

  • Formulários;
  • Apresentações;
  • Meet;
  • Maps;
  • Chat;
  • Jamboard, entre outras.

Dentro do sistema, existe o Google Classroom que é um ambiente virtual de aprendizagem onde o professor pode:

  • criar turmas;
  • tirar dúvidas dos alunos; 
  • dar aulas ao vivo ou gravadas online;
  • criar avaliações virtuais;
  • enviar materiais;
  • dar notas e feedback do trabalho e muito mais. 

Além de ser útil para o ensino-aprendizagem, o Google for Education auxilia nas atividades de gestão escolar, criando um ambiente totalmente integrado nas instituições. 

Leia também: Google Classroom vs. LMS: qual a melhor solução para a gestão de ensino e aprendizagem a distância?

Moodle

O Moodle é uma dos tipos de ambiente virtual de aprendizagem mais conhecidos e é utilizado em mais de 240 países.

Lançado em 2001, pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, é um software livre, utilizado por escolas, instituições de ensino superior, formação profissional e até em empresas.

O sistema permite personalizar todo visual e, claro, incluir todos os materiais multimídias para que os alunos tenham acesso às aulas e cursos.

Além da versão gratuita acessível a todos os usuários, o Moodle também tem uma versão paga que oferece recursos extras.

Veja o comparativo entre Moodle vs. Google Classroom e saiba qual plataforma de e-learning vale mais a pena implementar.

Canvas

Outro ambiente virtual de aprendizagem bastante conhecido é o Canvas.

Esse AVA também é classificado como um software aberto, o que permite integrar mais facilmente ferramentas de outras empresas ao sistema.

Dessa forma, instituições de ensino e empresas conseguem criar ambientes personalizados para oferecer ensino a distância de qualidade para os alunos.

Assim como os AVAs anteriores, o Canvas é hospedado na nuvem, o que permite o acesso de onde os alunos e moderadores estiverem. Basta ter uma conexão com a internet.

Plataformas de cursos online

Os cursos livres também são bastante procurados por alunos e profissionais que já estão no mercado de trabalho e gostam da comodidade de estudar online.

Com isso, sites de cursos online como o Udemy e o Hotmart disponibilizam suas plataformas online para criadores hospedarem seus produtos. 

Assim, quem cria treinamentos online consegue economizar custos utilizando AVAs prontos.

Aproveite as vantagens do ambiente virtual de aprendizagem

Seja para ajudar outras pessoas a aprender ou em escolas e universidades, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma ferramenta muito útil que ajuda na democratização do ensino.

Além disso, os sistemas oferecem total segurança, agilidade no acesso e o enriquecimento do aprendizado com mais materiais multimídia.

Então, estude como incluir o AVA onde você trabalha e aproveite todas as vantagens!
Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *