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Mantenha seus pneus em dia! Veja como funciona a calibragem

Furar o pneu de carro ou moto no meio do caminho é uma coisa bastante chata. Mas, tudo isso pode ser evitado ao fazer a calibragem dos pneus, momento que deixa os pneus para aumentar a pressão. 

Como fazer? Precisa ir ao mecânico? É a mesma coisa do pneu de moto e pneu de carro? O que significa as libras para a calibragem? Calma, o processo é o mais simples que parece. A seguir, vamos explicar o que é a calibração de um pneu e pode ser feito por qualquer pessoa quando vai ao posto de combustível.

Entendendo a importância de saber calibrar um pneu

Primeiramente, precisamos explicar o que é a calibragem dos pneus, que consiste em adicionar ar para que os carros não circulem com pneus murchos. Precisa ser feita semanalmente, uma vez que a quantidade de pressão garante que possa circular com o carro mais seguro, principalmente durante as viagens. 

É uma tarefa praticamente obrigatória para o pneu de carro ou pneu de moto. Entretanto, precisa entender a forma certa de fazer a calibragem.

Passo a passo de como calibrar um pneu

O primeiro passo é ir com seu carro ou moto em um posto e com os pneus frios. Ou seja, o motor precisa ser desligado. Depois, precisa digitar o número do visor do calibrador, depois desbocar a válvula do pneu e encaixar a mangueira do calibrador.  

Só pode retirar a mangueira quando o bip for solto e, por fim, colocar a tampa de volta. Repita este procedimento com todos os pneus, inclusive com o estepe do carro.

Identificando a calibragem ideal para o pneu

Então, você deve saber a calibragem ideal para pneu de carro ou no pneu de moto. Mas, saiba que existe uma tabela para explicar o modelo de cada veículo, que está com disponível no manual do proprietário do carro ou moto, e assim verá um código, no qual geralmente é o seguinte: 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31. 

Está vendo os números 30 e 31? É a calibragem correta dos pneus, sendo que o primeiro indica os pneus dianteiros, definidos pela unidade de medida das libras. Uma curiosidade é que a letra R dos códigos mostra o aro de cada pneu. 

Se o manual do carro ou de sua moto indicar é R14, significa que o pneu de seu carro ou pneu de sua moto é aro 14.

Aumentar a pressão ao calibrar: vale a pena?

Uma das perguntas mais comuns é achar que calibrar os pneus com as libras maiores do que já estão estabelecidos. Vale a pena isso? A resposta é não, pois o pneu terá menos aderência e pode causar acidentes de trânsito, como capotamento. 

E se colocar pouca libra? Também não é o motivo de fazer com que o carro gaste mais combustível e traz a sensação de peso ao pneu.

Calibrar o pneu com nitrogênio é vantajoso?

Existem opções sugeridas para os motoristas como calibrar o carro ou moto utilizando nitrogênio. Será que vale a pena? 

Uma das vantagens é que ao calibrar com nitrogênio, o pneu sofre menos com a pressão atmosférica, não transfere umidade e demora mais tempo para fazer outra calibragem. No entanto, pode custar 10 reais, diferentemente da tradicional que não há custo. 

Agora que você sabe como manter os seus pneus em dia, compartilhe este texto para mais pessoas que querem saber a manutenção do carro.

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