Blog

Você sabe avaliar qual é o seu nível no Excel

Podemos definir que avaliar o nível de Excel é uma pergunta que é mais difícil de responder do que ela parece. Você sabe por quê? Há diversas fórmulas básicas e avançadas, porém isso não significa que você se tornará um usuário avançado apenas porque usa SCROLL, por exemplo, ou porque apenas domina fórmulas mais básicas e se torna um usuário básico, ou até se você fez um Curso de Excel Avançado.

Confuso? Ok, vamos lhe explicar: é como você usa fórmulas, não quais fórmulas você define o nível do Excel.

Em comparação com colegas que decidem preencher células com “fórmulas avançadas”, os usuários quVocê sabe avaliar qual é o seu nível no Excel?

e dominam as fórmulas “básicas” podem resolver problemas de maneira mais inteligente e eficaz.

Se é difícil para os profissionais da nossa área medirem o seu nível de conhecimento, pois imagine que uma empresa deseja contratar profissionais que tenham um nível avançado de Excel.

Podemos destacar que essa é uma grande dificuldade para os recrutadores: avaliam de forma correta os seus candidatos e assim classificam qual é o nível de conhecimento dos mesmos dentro do Excel. Em muitos requisitos de trabalho, você encontrará básico, intermediário, avançado, VBA opcional, conhecimento estrangeiro, etc. Isso realmente causou muita confusão.

Minha visão é um pouco diferente do nível de conhecimento do Excel.

Acho que os usuários básicos deverão realizar seis operações matemáticas dentro do programa do Excel, elas são: soma, subtração, multiplicação, divisão, ampliação e porcentagem, além de saber a soma, média e formatar a planilha corretamente, e dar conceitos precisos sobre o tipo. As informações você deseja compartilhar.

Os usuários intermediários são aqueles que possuem todos os conhecimentos básicos e aproveitam cada vez mais as funções do aplicativo, como classificação, impressão, filtragem e funções estatísticas (para uma análise simples do seu dia a dia). Dentro desse nível, será altamente recomendável que você compreenda sobre todas as funções lógicas e o conhecimento das tabelas dinâmicas.

Os alunos avançados dentro do Excel não serão somente aqueles que conhecer mais de 300 funções dentro do Excel, ele deve ser alguém que sabe como aplicar a função no momento certo e que sabe como analisar a situação corretamente. Se não conhece a função, ele pode pesquisar no fórum e obter mais conhecimento com a ajuda do próprio aplicativo.

Uma pessoa será considerada um usuário avançado quando sabe utilizar as funções proporcionadas pelo aplicativo na área profissional selecionada. Um bom exemplo é um profissional financeiro que deve saber como usar as determinadas funções financeiras dentro do Excel. O engenheiro deve saber como usar as funções de engenharia fornecidas e o matemático deve ter um bom entendimento das funções estatísticas e analíticas e dos métodos usados ​​pelas ferramentas de cálculo hipotéticas (solucionadores, realização de metas e outros suplementos de aplicação).

Existe uma categoria de usuários que não atendem ao perfil acima. Esses são usuários que usam programação VBA (Visual Basic for Application). Definimos o VBA como sendo uma linguagem de programação do Excel, ela vai permitir aos usuários criar suas próprias funções, criar rotinas para trabalho automatizado e impedir que usuários concluam tarefas repetitivas. Quando a empresa sabe sobre profissionais de VBA que não sabem como aplicar ou usar funções do Excel em planilhas tradicionais, eles certamente não conseguiram a vaga de emprego.

Os profissionais com todas as qualificações poderão executar as devidas rotinas complexas dentro do programa sem usar sua interface e criar soluções que são diretamente na lógica do programa.

Quando as soluções fornecidas pela planilha (em termos de funcionalidades e recursos) não são mais suficientes para o desempenho efetivo de suas atividades, surge a necessidade de aprender o VBA. Você deseja um exemplo? Imagine que você precise analisar uma planilha contendo diversas linhas e análises que levam a vários dias para ser concluída. Agora é a hora de avaliar a possibilidade de usar o VBA para automatizar o processo.

Curso de excel que são considerados ótimos, que são acima da média. Esses usuários conhecem quase todas essas funções e ainda sabem como usar conceitos chamados fórmulas e funções de matriz (as funções do Excel são muito interessantes e complicadas no momento!).

Quer um exemplo? Já encontramos um blog de participantes do Excel Weekend e vimos a demonstração em prática sobre como usar este recurso de maneiras incríveis.

Se você não sabe nada sobre Excel, sugiro que comece com o básico, passe no nível intermediário e depois vá para o nível avançado tradicional. Você também pode encontrar materiais de leitura e assistir a vídeos de outros professores, pois receberá um pacote exclusivo no aplicativo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 12 =