Beleza e Saúde

Feminização facial: o que é e como é feito o procedimento?

A feminização facial é um conjunto de procedimentos estéticos — que pode ou não envolver cirurgia — para deixar o rosto com traços mais femininos, suavizando os contornos faciais.

O procedimento de feminização facial tem objetivos que vão além da parte estética.

Muitos pacientes são pessoas transgênero que buscam uma adequação visual com o gênero com o qual se identificam.

Mas mulheres que possuem traços mais marcados, o que é uma característica mais comum de rostos masculinos, também podem se beneficiar com o procedimento.

O processo de feminização facial começa antes de aproximar qualquer agulha do rosto, pois as particularidades de cada paciente são levadas em consideração no plano de tratamento.

Continue lendo este post e entenda o que é a feminização facial, quais procedimentos são realizados e os principais cuidados pós-procedimento.

O que é a feminização facial?

A feminização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que pode ou não envolver intervenções cirúrgicas para criar traços mais femininos no rosto.

O procedimento é 100% individualizado, pois de acordo com as características naturais da face do paciente são definidas quais serão as intervenções necessárias.

Para chegar na definição do plano de tratamento, uma equipe multidisciplinar estuda o rosto do paciente para escolher os procedimentos mais adequados.

Por exemplo, a fronte larga, músculo da sobrancelha acentuado, mandíbula larga e quadrada são pontos onde os médicos podem trabalhar na feminização facial.

Tipos de procedimentos em cirurgia de feminização facial

Cada paciente vai passar por procedimentos diferentes em uma cirurgia de feminização facial.

Os tipos e a quantidade de procedimentos é definido em um plano de tratamento personalizado para obter o melhor resultado para o paciente.

A seguir, listamos alguns do principais tipos de procedimento realizados em uma cirurgia de feminização facial:

1. Frontoplastia

A frontoplastia é um dos principais procedimentos de feminização facial. É uma intervenção cirúrgica que remodela a testa e levanta as sobrancelhas caídas, abrindo o olhar e dando mais harmonia e suavidade à aparência. 

2. Suavização do Pomo de Adão

O Pomo de Adão é uma característica bastante masculina e pode ser bastante pronunciado. Na feminização facial existe um procedimento que reduz pomo de adão e deixa o contorno do pescoço mais homogêneo e delicado. 

3. Diminuição do lábio superior

A proporção dos lábios também pode ser corrigida na feminização facial. O preenchimento labial ajuda a corrigir imperfeições, desproporcionalidades e acentuar o contorno dos lábios.

4. Mentoplastias e Osteotomias dos maxilares

A mandíbula tem um papel importante na feminização facial. Com a mentoplastia, o objetivo é alterar o contorno do queixo, deixando-o mais ovalado e delicado. Já a osteotomia remodela o maxilar para deixar o rosto mais simétrico.

5. Rinoplastia

O objetivo da rinoplastia na feminização facial é deixar o formato do nariz mais harmonioso em relação ao “novo” rosto, além de também corrigir problemas de respiração.

6. Lifting facial

Quando o rosto do paciente tem muita flacidez é feito o lifting facial que tira o excesso de pele e melhora o aspecto das rugas e linhas de expressão, rejuvenescendo a face. 

7. Bichectomia

Outro procedimento importante na feminização facial é a bichectomia, que reduz o volume das bochechas, afinando o rosto. 

8. Aumento das maçãs do rosto

Melhorar o tamanho e a firmeza das maçãs do rosto contribui para que a aparência fique mais jovial e saudável com a feminização facial.

9. Avanço da linha do cabelo

O procedimento para avanço da linha do cabelo também ajuda na diminuição da testa em relação ao couro cabeludo e ajuda a eliminar as entradas laterais.  

Além das intervenções acima, existem outros procedimentos que podem entrar no plano de tratamento da feminização facial.

Cada paciente terá seu plano personalizado para que o resultado atenda seus objetivos principais.

Exemplo de feminização facial onde os contornos do rosto foram suavizados (Foto: Reprodução/GQ Brasil).

Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia de feminização facial?

O tempo de recuperação vai depender da quantidade de procedimentos pelos quais o paciente vai passar.

As intervenções mais invasivas que possuem procedimentos cirúrgicos podem demorar meses até chegar no resultado final.

Já se a feminização facial é feita apenas com procedimentos não invasivos como preenchimento e aplicação de bioestimuladores, o resultado é imediato.

Seu médico vai orientá-lo tanto em relação ao tempo de recuperação quanto aos cuidados pós-operatório que envolvem repouso, drenagem e, em alguns casos, uma dieta específica. 

Qual é o profissional indicado para fazer a feminização facial?

A feminização facial é feita por um time multidisciplinar, principalmente quando envolve procedimentos cirúrgicos diferentes. 

Cirurgião plástico, dentista, dermatologistas são alguns profissionais que estão envolvidos no processo.

Identidade e bem-estar pessoal

Os procedimentos de feminização facial têm um papel essencial na identificação que as pessoas têm com o gênero no qual se reconhecem.

Para as pessoas transgênero, essa é uma oportunidade de se reconhecerem no próprio corpo, concretizando na prática sua escolha.

Isso se reflete na autoestima e no bem-estar mental, dando às pessoas o direito de viver livre e fazer suas escolhas.

Qual o valor da cirurgia de feminização facial?

A cirurgia de feminização facial tem um custo variável, pois depende da quantidade de procedimentos aos quais o paciente vai precisar se submeter.

Para obter um orçamento preciso, faça uma avaliação em uma clínica especializada em feminização facial que já possua uma equipe que trabalha integrada para realizar esse tipo de cirurgia. 

Assim, você garante um bom atendimento e também um resultado de qualidade com o seu investimento.
Este post foi escrito especialmente para o blog Fernando Pimentel e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar o que é a feminização facial e os benefícios tanto para a aparência física quanto para o bem-estar pessoal dos pacientes.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *