Beleza e Saúde

Cirurgia de frontoplastia: entenda o que é e como é feita

A cirurgia de frontoplastia é um procedimento estético cirúrgico realizado com o propósito de diminuir a área da testa, deixando os terços do rosto mais proporcionais.

Esse procedimento é frequente em planos de tratamento de feminização facial de pessoas transgênero, aproximando-as da aparência do gênero com o qual se identificam.

Também pode ser feito em mulheres com propósito de rejuvenescimento, já que a frontoplastia “levanta” as sobrancelhas caídas e suaviza a área da glabela (região entre as duas sobrancelhas).

Com a orientação de um médico especialista em cirurgia de frontoplastia, o resultado é muito satisfatório, ajudando os pacientes a elevar a autoestima!

Continue lendo e saiba mais sobre a cirurgia de frontoplastia: como é feita, cuidados e qual o valor do procedimento.

O que é cirurgia de frontoplastia?

A cirurgia de frontoplastia é um procedimento estético feito com o objetivo de reduzir a área da testa dos pacientes e harmonizar os terços do rosto.

Os homens, geralmente, tendem a ter a região da testa maior do que as mulheres. Não é uma regra, mas é mais comum no sexo masculino.

Por isso, mulheres trans em processo de transição de gênero que desejam harmonizar sua aparência deixando os traços mais femininos, recorrem à cirurgia de frontoplastia para reduzir a parte da testa. 

Segundo as técnicas de visagismo, o nosso rosto pode ser dividido em três partes proporcionais:

1. terço superior (testa)

2. terço médio (olhos e nariz)

3. terço inferior (boca)

Marcação da divisão dos terços do rosto e suas expressões.

Cada uma dessas partes do rosto influencia na expressão das nossas emoções durante as interações sociais do dia a dia.

Por isso, os pacientes que recorrem à cirurgia de frontoplastia a procuram por diferentes motivos.

As mulheres trans realizam o procedimento como parte da estratégia de feminização facial, que reúne um conjunto de procedimentos personalizados para cada paciente.

Já as mulheres que percebem os efeitos do envelhecimento, recorrem à frontoplastia para levantar as sobrancelhas e eliminar o vinco entre elas na região da glabela.

Dessa forma, a aparência fica mais “aberta”, valorizando a expressão do olhar e o rosto como um todo.

Como é feita a cirurgia de frontoplastia?  

A cirurgia de frontoplastia é feita por um médico especialista em cirurgia plástica.

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação ou com anestesia geral, que é a opção mais utilizada pelos cirurgiões.

Quando o objetivo é reduzir o comprimento da testa, a cirurgia de frontoplastia é feita através de uma incisão na frente da linha do cabelo, deixando um tipo de cicatriz chamada de pré-pilosa. 

A técnica da incisão depende do médico. Um dos procedimentos faz microincisões em formato de W para melhorar os resultados no pós-procedimento.

Na cirurgia, o médico retira um pouco de pele da testa e desloca o couro cabeludo do músculo para “puxá-lo” para frente. 

Em alguns casos, o cirurgião ainda utiliza uma espécie de pino para ajudar na fixação do couro cabeludo na nova posição. 

Outro procedimento que pode ser feito em conjunto com a frontoplastia é a cirurgia V-line que tem como objetivo destacar a “linha V” do rosto — na região entre maxilar e queixo — em pessoas que contam com um maxilar mais largo ou que tenham a mandíbula em formato quadrado.

A cirurgia de frontoplastia dura, em média, duas horas, podendo variar para mais e para menos, caso outros procedimentos sejam realizados em conjunto.

Por ser um procedimento mais invasivo exige bastante cuidado no pós-operatório para que o resultado seja o melhor possível.

Resultados da cirurgia de frontoplastia.

Cuidados importantes no pós-operatório

Depois de concluído o procedimento, o paciente retorna ao consultório depois de uma semana a dez dias para começar a retirada dos pontos.

Em duas semanas, os pontos são retirados totalmente. 

Para melhorar a cicatrização da pele, o cirurgião plástico pode recomendar o uso de uma pomada cicatrizante, depois que os pontos são totalmente retirados. 

Também pode ser prescrito a partir da terceira semana da cirurgia de frontoplastia um produto que ajuda no crescimento do cabelo.

É importante seguir à risca a frequência de aplicações para que a pele se regenere e fique com a aparência uniforme. 

No geral, o pós-operatório é tranquilo e não acontecem dores intensas. Mas é importante notificar o médico em caso de sintomas muito agudos na região operada.

Um relato frequente na maioria dos pacientes é que a região acima da incisão fica com a sensação de estar dormente.

Esse quadro pode durar de três a seis meses e, em alguns pacientes, essa sensação perdura por vários meses.

Com relação à idade, não existe uma limitação específica, mas os médicos recomendam que os pacientes sejam maiores de 18 anos.

Não só por questões de saúde e desenvolvimento, mas também pela consciência do próprio corpo que amadurece conforme crescemos.

Os pacientes mais velhos também são avaliados no pré-operatório e precisam estar em boas condições de saúde para passarem pela cirurgia de frontoplastia.

Citamos as mulheres e as mulheres trans como principais públicos-alvo da frontoplastia, mas o procedimento também pode ser feito em homens com os mesmos objetivos.

Qual o valor da cirurgia de frontoplastia?

Os custos de qualquer cirurgia, assim como da cirurgia de frontoplastia, são muito variáveis já que o procedimento envolve uma equipe médica.

Para obter orçamentos confiáveis, procure um cirurgião plástico de confiança ou uma clínica especializada na técnica e peça propostas com todos os valores detalhados.

É importante passar por uma avaliação, primeiro para que o médico avalie seu rosto, mostre suas necessidades e explique como a cirurgia pode ser feita para atingir seu objetivo.

Respeitar as características do rosto de cada paciente é essencial para que a cirurgia de frontoplastia obtenha o resultado desejado.

Pesquisar com amigos ou na internet por profissionais, também pode ajudar a conhecer melhor os detalhes sobre a cirurgia.

Com a orientação de um bom profissional, você vai ficar mais perto da imagem que você quer ver no espelho. 

Este post foi escrito especialmente para o blog Felipe Pimentel e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar o que é a cirurgia de frontoplastia e os benefícios tanto para a aparência física quanto para o bem-estar pessoal dos pacientes.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *