Beleza e Saúde

Como comer granola? Conheça os benefícios e como introduzir na sua alimentação

Tornando-se cada vez mais conhecida por aqueles que buscam por uma alimentação saudável, a granola apresenta um mix de nutrientes capaz de proporcionar diferentes benefícios no organismo, além de ser uma ótima combinação com diversos alimentos. 

O que é granola?

Cada vez mais comum na mesa daqueles que buscam por uma alimentação mais saudável e equilibrada, a granola nada mais é do que um mix de carboidratos capaz de fornecer a energia necessária para o organismo. 

Abaixo listamos os principais componentes da granola: 

– Frutas secas e desidratadas: banana, uva-passa etc. 

– Cereais: aveia, flocos de arroz, farelo e gérmen de trigo, floco de milho etc.  

– Oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes etc. 

– Mel ou açúcar mascavo. 

Outros ingredientes, como coco ralado, manteiga de amendoim, chocolate amargo e especiarias podem ser inseridos também na composição da granola. 

Para que serve a granola? 

Além de fornecer calorias, a granola é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, potássio, cálcio, zinco e magnésio, tendo o seu valor nutricional de acordo com os ingredientes utilizados para o seu preparo. Por conta do seu mix de componentes, a granola é capaz de beneficiar diferentes partes do organismo, sendo considerada um superalimento. 

Granola engorda ou emagrece? 

A granola é normalmente preparada com açúcar mascavo ou mel, além de ingredientes que, apesar de serem considerados saudáveis, possuem grande quantidade de calorias. Sendo assim, em casos como esse, é muito importante que o seu consumo não seja em excesso para que não haja ganho de peso. Contudo, vale ressaltar que a granola pode ser sim uma aliada das dietas de emagrecimento, ajudando a alcançar a perda de peso, desde que seu consumo seja combinado com uma alimentação regular diária, em média 2 colheres ou 30 gramas por dia. Ressalta-se a importância da ingestão de muita água neste processo, pois a granola é rica em fibras, as quais ajudam a fazer com que você tenha menos fome. 

Qual a melhor hora para comer granola? 

Em face da necessidade do aumento da ingestão de água ao consumir a granola por conta do processo de digestão das fibras consumir grande parte do líquido do organismo, o ideal é consumir este mix de cereais pela manhã ou durante o período da tarde. Isso acontece devido ao fato do corpo estar em atividade e recebendo água neste momento, devendo ser evitado o consumo da granola no período da noite. 

Como consumir granola?

Além de ser saudável e nutritiva, a granola combina com diferentes alimentos e pode te ajudar a introduzir hábitos alimentares mais saudáveis no seu dia a dia. As receitas com granola dependem apenas da criatividade, podendo ser a escolha perfeita para o café da manhã ou um lanche da tarde. 

Abaixo listamos 3 combinações com granola que fazem sucesso: 

– Frutas picadas com granola: uma ótima opção nutritiva e rápida para um lanche da tarde. Faça um mix de frutas e acrescente granola por cima. 

– Granola como topping de açaí: uma combinação nutritiva que garante energia e a possibilidade de se refrescar. 

– Iogurte com granola: uma boa dica para iniciar o dia de forma leve e saudável, sendo um dos cafés da manhã mais recomendados pelos nutricionistas. Uma ótima combinação para aqueles que buscam ingredientes nobres e produtos de qualidade, são a Coconut Granola e o Coco Yogurt da Puravida, capazes de rechear ainda mais o seu café da manhã orgânico. 
Este post foi escrito especialmente para Fernando Pimentel e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

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