Beleza e Saúde

Como comer granola? Conheça os benefícios e como introduzir na sua alimentação

Você já pensou em como a granola pode ser mais do que apenas um item no seu café da manhã? Este mix nutritivo de cereais, frutas secas e oleaginosas não só adiciona uma crocância deliciosa às suas refeições, mas também carrega um arsenal de benefícios para sua saúde. Vamos mergulhar juntos nesse mundo de sabores e descobrir como a granola pode ser sua aliada na busca por uma vida mais saudável!

Tornando-se cada vez mais conhecida por aqueles que buscam por uma alimentação saudável, a granola apresenta um mix de nutrientes capaz de proporcionar diferentes benefícios no organismo, além de ser uma ótima combinação com diversos alimentos. 

O que é granola?

Cada vez mais comum na mesa daqueles que buscam por uma alimentação mais saudável e equilibrada, a granola nada mais é do que um mix de carboidratos capaz de fornecer a energia necessária para o organismo. 

Abaixo listamos os principais componentes da granola: 

– Frutas secas e desidratadas: banana, uva-passa etc. 

– Cereais: aveia, flocos de arroz, farelo e gérmen de trigo, floco de milho etc.  

– Oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes etc. 

– Mel ou açúcar mascavo. 

Outros ingredientes, como coco ralado, manteiga de amendoim, chocolate amargo e especiarias podem ser inseridos também na composição da granola. 

Para que serve a granola? 

Além de fornecer calorias, a granola é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, potássio, cálcio, zinco e magnésio, tendo o seu valor nutricional de acordo com os ingredientes utilizados para o seu preparo. Por conta do seu mix de componentes, a granola é capaz de beneficiar diferentes partes do organismo, sendo considerada um superalimento. 

Granola engorda ou emagrece? 

A granola é normalmente preparada com açúcar mascavo ou mel, além de ingredientes que, apesar de serem considerados saudáveis, possuem grande quantidade de calorias. Sendo assim, em casos como esse, é muito importante que o seu consumo não seja em excesso para que não haja ganho de peso. Contudo, vale ressaltar que a granola pode ser sim uma aliada das dietas de emagrecimento, ajudando a alcançar a perda de peso, desde que seu consumo seja combinado com uma alimentação regular diária, em média 2 colheres ou 30 gramas por dia. Ressalta-se a importância da ingestão de muita água neste processo, pois a granola é rica em fibras, as quais ajudam a fazer com que você tenha menos fome. 

Qual a melhor hora para comer granola? 

Em face da necessidade do aumento da ingestão de água ao consumir a granola por conta do processo de digestão das fibras consumir grande parte do líquido do organismo, o ideal é consumir este mix de cereais pela manhã ou durante o período da tarde. Isso acontece devido ao fato do corpo estar em atividade e recebendo água neste momento, devendo ser evitado o consumo da granola no período da noite. 

Como consumir granola?

Além de ser saudável e nutritiva, a granola combina com diferentes alimentos e pode te ajudar a introduzir hábitos alimentares mais saudáveis no seu dia a dia. As receitas com granola dependem apenas da criatividade, podendo ser a escolha perfeita para o café da manhã ou um lanche da tarde. 

Abaixo listamos 3 combinações com granola que fazem sucesso: 

– Frutas picadas com granola: uma ótima opção nutritiva e rápida para um lanche da tarde. Faça um mix de frutas e acrescente granola por cima. 

– Granola como topping de açaí: uma combinação nutritiva que garante energia e a possibilidade de se refrescar. 

– Iogurte com granola: uma boa dica para iniciar o dia de forma leve e saudável, sendo um dos cafés da manhã mais recomendados pelos nutricionistas. Uma ótima combinação para aqueles que buscam ingredientes nobres e produtos de qualidade, são a Coconut Granola e o Coco Yogurt da Puravida, capazes de rechear ainda mais o seu café da manhã orgânico. 
Este post foi escrito especialmente para Fernando Pimentel e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

Benefícios da Granola para a Saúde e Dicas para Incorporá-la na Dieta

A granola, conhecida por seu mix de nutrientes, é cada vez mais popular entre aqueles que buscam uma alimentação saudável. Composta por frutas secas, cereais e oleaginosas, ela oferece proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Embora seja energética devido ao açúcar mascavo ou mel, seu consumo moderado pode auxiliar no emagrecimento, graças ao seu alto teor de fibras. Ideal para ser consumida pela manhã ou à tarde, a granola é versátil e pode ser combinada com frutas, iogurte ou até mesmo como topping de açaí, promovendo hábitos alimentares saudáveis.

O que compõe a granola?
A granola é composta por frutas secas e desidratadas, cereais como aveia e flocos de arroz, oleaginosas como amêndoas e castanhas, além de mel ou açúcar mascavo.

Quais são os benefícios da granola?
A granola oferece calorias, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, beneficiando diferentes partes do organismo e sendo considerada um superalimento.

Granola engorda ou ajuda a emagrecer?
Embora contenha calorias, a granola pode ajudar no emagrecimento se consumida moderadamente, devido ao seu alto teor de fibras.

Qual é a melhor hora para consumir granola?
O ideal é consumir granola pela manhã ou durante a tarde, evitando o período noturno para facilitar a digestão e absorção de nutrientes.

Como posso consumir granola de forma saudável?
Granola pode ser combinada com frutas picadas, usada como topping de açaí ou misturada com iogurte, sendo opções nutritivas para o café da manhã ou lanches.

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