Cotidiano

O que mais consome energia em uma residência em 2023?

Reduzir o consumo de energia em casa é algo importante. Uma vez que as coisas estão com preços cada vez mais altos.

Por isso é importante saber formas de economizar e isso pode começar dentro de casa mesmo. Uma ótima ideia é reduzir os custos com eletricidade.

Descobrir que os aparelhos consomem muita energia pode ser um grande passo. Para lhe ajudar a descobrir quais são esses eletrodomésticos que estão gerando extra, montamos esse conteúdo.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e veja quais aparelhos gastam demais e descubra como economizar na conta de luz.

04 aparelhos onde o consumo de energia é alto em 2023

O consumo de energia de forma consciente pode ser de grande ajuda na hora de economizar. Muitas vezes, mesmo que não tenha havido nenhuma mudança na rotina, a conta pode vir com um valor alto.

No entanto, para evitar ter surpresas na conta é bom saber quais dos aparelhos que tem em casa consomem mais energia. Dessa forma, será possível se policiar.

Nos dias atuais a extensão de aparelhos eletrônicos que existem é enorme. Mas, é importante que você saiba que alguns deles são os grandes vilões daqueles que querem economizar.

Por isso é melhor ficar atento em alguns deles e controlar o uso dos mesmos. Assim, você evita surpresas na sua conta.

Por exemplo, geladeira, chuveiro elétrico, videogame, televisão, entre outros. Além disso, descubra como economizar os gastos de energia ao usar esses aparelhos.

1. Geladeira

Na lista de aparelhos que tem um alto consumo de energia, temos a geladeira. Bem, esse é um eletrodoméstico essencial na casa de todo mundo.

No entanto, é importante que você saiba que um modelo de uma porta consome em média 25,20 kHw por mês. Por outro lado, um modelo frost free tem o consumo mensal de 56,88kHw.

Sabendo que a geladeira é um equipamento essencial, devemos ir em busca de formas para economizar com ela. Nesse caso, por ser algo que precisa ficar 24h plugado, é preciso buscar meios que sejam bons para gastar menos com o mesmo.

Uma dica importante que pode ajudar é deixá-la longe do fogão. Porque o aparelho irá gastar mais energia para poder compensar o calor transmitido pelo outro.

Além disso, é uma ideia evitar abrir a porta da geladeira de hora em hora. Em outras palavras, quando você for cozinhar algo é sempre bom retirar tudo que vai precisar de uma única vez.

Assim não será preciso abrir a mesma muitas e muitas vezes. Dessa forma você terá uma boa economia de energia com esse eletrodoméstico.

2. Chuveiro elétrico

Quem não gosta de um banho quente nos dias frios, ou pela manhã, não é mesmo. Mas, essa invenção tão boa pode ser o grande inimigo de quem está em reduzir o consumo de energia em casa.

Isso porque o consumo mensal desse equipamento é de até 88kHw, isso se o uso do mesmo for em um banho de 32 minutos. Então se você pretende economizar, porém ainda quer ter o mesmo em casa, pode optar por um modelo com uma potência menor. 

Por isso na hora do banho tenha que desligar o chuveiro quando for se ensaboar, passar shampoo etc. Fique atento ao tempo que você passa no banho, procure demorar o mínimo possível.

3. Videogame

O videogame é um grande parceiro de adultos e crianças naquele momento de lazer. Mas, se utilizar o mesmo em excesso ele pode ser um grande vilão do seu bolso.

Se você está pensando em economizar com energia é bom equilibrar o tempo de passa jogando. Isso porque em apenas 4 horas diárias em metade do mês, o aparelho consome em média cerca de 1,44kHw.

Esse gasto de energia pode ser maior, porém irá depender do modelo do aparelho. No geral, modelos mais novos como, Playstation 4 ou o Xbox One consomem mais energia que modelos anteriores.

Portanto, se você deseja reduzir gastos e se manter no azul, é melhor diminuir o uso do equipamento. Além disso, lembre-se de desligar o aparelho quando não estiver mais jogando.

4. Televisão

Aqui temos outro equipamento que precisa de bastante atenção. Visto que um modelo LED de 42 polegadas tem o consumo mensal de 30,45kHw isso se o uso da mesma for de 5h por dia.

Nesse caso, para economizar com esse aparelho é melhor equilibrar o uso do mesmo. Além disso, lembre-se deixá-la fora da tomada sempre que não estiver em uso.

O aparelho mesmo em standby está gerando custos. Portanto, opte por ligar a mesma apenas quando for utilizar, caso contrário deixe ela fora da tomada.

Assim você verá uma economia na sua conta de energia. Com isso lhe convidamos a conhecer a Segunda Conta para mais dicas como essa.

Conclusão

Por fim, mostramos alguns aparelhos que podem ser um grande problema se se objetivo é economizar energia. Confira as dicas que deixamos acima, pois elas podem ser de grande ajuda.

Mas, se você pretende ficar no azul e economizar um dinheiro para outros fins, é preciso ter novos hábitos. Dessa forma, ao reduzir gastos, seu bolso vai poder respirar.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar seu comentário, assim que possível iremos responder.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.