Cotidiano

Você sabe qual o tamanho ideal para bancada de cozinha?

Qual o tamanho ideal para bancada de cozinha? Será que existe uma altura ideal?

A resposta é sim. Confira este conteúdo para saber mais!

Uma bancada de cozinha representa um item importante para uma casa. Já que ela é um elemento prático e útil para realizar as atividades culinárias no cotidiano de quem cozinha. 

Assim, através da bancada de cozinha é possível ter mais espaço para montar pratos e acomodar eletrodomésticos e utensílios diversos. Além disso, é um excelente recurso para fazer refeições rápidas.

No entanto, é preciso tomar cuidado no que se refere a altura da bancada de cozinha. Pois existe uma recomendação a respeito do tamanho ideal para bancada de cozinha. 

Por essa razão, é preciso fazê-la de modo que o seu padrão de altura respeite as regras de ergonomia domiciliar. Já que através dela é possível adequar uma bancada de cozinha que seja boa para a postura de todos que a usarem.

Assim, neste artigo separamos algumas informações sobre o tamanho ideal para a bancada de cozinha. Confira!

Tamanho ideal para bancada de cozinha

O tamanho ideal para bancada de cozinha é aquele que respeite a altura média dos moradores da casa. Já que o que se espera de uma bancada de cozinha bem feita é que ela seja confortável, funcional e que não traga danos à saúde. 

Certamente uma bancada desproporcional à altura pode causar desconforto e até dores nas costas. 

Então, o ideal é que algumas normas de ergonomia sejam respeitadas. Desse modo, deve-se considerar as questões de saúde. Por isso, é questão de conforto, mas de saúde também.

O que um tamanho ideal para a bancada de cozinha proporciona?

Outra questão importante é que o tamanho ideal para a bancada de cozinha possa proporcionar um design bonito. Já que uma bancada de cozinha muito alta ou muito baixa fica visualmente feia.

Outro motivo que devemos prestar atenção é que a bancada da cozinha tenha um material bom para higienizar. Exemplo: uma bancada de mármore.

Mas qual o tamanho ideal para a bancada da cozinha? Existe alguma medida? Sim. Veja a seguir!

Qual o tamanho ideal para bancada de cozinha?

O tamanho ideal para bancada de cozinha é de 92 cm a 110 cm. Mas essa altura pode variar para maior ou para menor, ao depender da média altura das pessoas que habitam na casa. 

Desse modo, recomenda-se realizar uma medição, antes de construir a bancada. Isso permite saber a altura mais ideal da bancada. Já quanto ao comprimento da bancada, isso depende da disponibilidade de espaço da cozinha.

Materiais para bancada da pia da cozinha

Além do tamanho ideal para a bancada da cozinha, o material também é importante. Então, conheça alguns dos principais tipos de materiais. Veja a seguir! É possível fazer uma boa escolha. Boa sorte!

1. Bancada de pedras naturais

As pedras naturais podem deixar o tampo da bancada de uma cozinha elegante e muito resistente. Assim, existem pedras como o mármore e o granito que são muito utilizadas para esse fim. 

A bancada de mármore possui muita sofisticação e existe em diversas cores. Deste modo, investir numa pia de mármore para compor a bancada da cozinha é uma excelente ideia para quem quer um design elegante e diferenciado. 

Já uma bancada de granito também possui as mesmas vantagens. Mas além dessas, ela tem um custo-benefício melhor que a de mármore. Assim, ambas as opções são ótimas para uma bancada de pia de cozinha.

Quer saber mais sobre bancada e pia de pedras naturais para cozinha? Confira neste link.

2. Bancada de aço inox

A bancada de aço inox tem sido muito utilizada nas cozinhas brasileiras. Uma bancada com tampo de aço inox é muito útil para locais que manipulam bastante alimentos. 

Exemplo: as cozinhas industriais. No entanto, em algumas casas também é possível encontrar bancada de aço inox.  Pois ela traz um visual moderno e é fácil de limpar.

3. Bancada de madeira

Uma bancada de madeira para a cozinha, torna um ambiente rústico e sofisticado. Assim, investir num tampo de madeira que seja bem tratado e brilhante vale muito a pena. 

Embora o investimento possa ser um pouco alto. Mas lembre-se que o resultado é surpreendente.

4. Bancada de silestone

Uma bancada de silestone pode ser uma boa opção para quem quer uma bancada moderna e bonita. Já que o silestone diz respeito a uma pedra tecnológica. 

A mesma é composta por quartzo e resina de poliéster. Ela tem uma aparência lisa e existem diversas opções de cores. O ponto positivo de uma bancada de silestone é que ela é resistente a manchas e riscos. No entanto, o ponto negativo é que ela tem pouca resistência a objetos quentes.

5. Bancada de Porcelanato

Uma bancada de porcelanato é muito prática, resistente e ótima para limpar. Um tampo de bancada de porcelanato, pode ser adequado num projeto que adequa o fogão e pia próximos. 

Já que o porcelanato não mancha e pelo seu material a gordura não é capaz de grudar. Além dessas características, a bancada de porcelanato está em alta no momento. Além disso, a mesma pode deixar a cozinha mais bonita e elegante.

Gostou de aprender um pouco mais sobre bancada de cozinha?

Deixe seu comentário.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.