Esporte e Lazer

Melhores pisos para academia – Dicas e ideias!

pisos para academia

Os pisos para academia precisam seguir critérios rigorosos de segurança. Afinal, é um ambiente de movimento e atividades físicas. Ambiente, este, que requer movimentos constantes.

Assim sendo, neste artigo, entenda mais sobre pisos para academia. Veja quais são as melhores alternativas para cada seção da sua academia e veja quais pisos comprar para revestir o ambiente. Continue lendo!

Notícias Relacionadas

Saiba mais sobre o parque aquático Cascanéia

Dicas para escolher um bom seguro de bike

Quais são os melhores pisos para academia?

Existem muitos tipos de pisos para academia. Você pode escolher modelos que combinam com a decoração, mas também pode escolher modelos que fazem sentido do ponto de vista de segurança – critério importantíssimo a se considerar.

Alguns ambientes, como as áreas úmidas, vão precisar de revestimentos específicos. Como por exemplo, pisos que não deixam água parada. Academias com piscina precisam considerar esse aspecto.

Já no salão de musculação ou área de treino aeróbico, há uma variedade muito grande de pisos que você pode usar. Alguns mais voltados à estética e outros voltados mais à praticidade de treinar.

A seguir, veja alguns pisos para academia e depois entenda mais sobre cada um deles:

  • Piso emborrachado moeda.
  • Piso laminado comum.
  • Tatame de EVA para determinadas atividades.
  • Revestimento para vestiário e academias.
  • Piso vinílico em manta.
  • Grama sintética para área de crossfit.

Piso emborrachado moeda

O piso emborrachado moeda é um dos modelos mais comuns. Você vai encontrar esse piso em lojas de decoração ou revestimentos. Ele é fundamental para determinadas áreas da academia, principalmente onde há presença de pessoas idosas ou áreas úmidas.

Esse tipo de revestimento é muito bom, pois ele tem um alto relevo interessante para que as pessoas não escorreguem. É chamado de piso “moeda” justamente pelo seu alto relevo, que é em formato de moeda.

Algumas academias colocam esse revestimento em todas as áreas. Afinal, ele é muito seguro e fácil de aplicar. No entanto, do ponto de vista estético, não é a melhor opção. Afinal, há opções mais elegantes e com um acabamento um pouco mais decorativo.

Piso laminado comum

O piso laminado comum, em placas de madeira e com textura de madeira, é uma das opções mais legais do ponto de vista estético. Afinal, os pisos para academia precisam, também, levar critérios estéticos para dentro do ambiente, não é mesmo?

Alguns pisos laminados são antiderrapantes e você poderá usá-los também nas áreas de treino, como salas de musculação ou aeróbico. A textura de madeira, muitas vezes, tem alguns relevos importantes na hora de travar o tênis no chão e gerar atrito para não escorregar.

Esse tipo de revestimento é uma das melhores opções de pisos para academia para quem busca um piso bonito e com alto padrão de acabamento. A academia fica mais chique!

Tatame de EVA para determinadas atividades

Se você precisa de um revestimento flexível, fácil de remover e montar em outro lugar, então o tatame EVA para academia certamente será uma boa alternativa. Afinal, esse tipo de revestimento é realmente muito interessante para os mais diferentes tipos de treinos.

O tatame de EVA é um revestimento em placas que consegue absorver muito impacto. Logo, é um dos revestimentos mais indicados para quem levanta peso diretamente no chão. 

Além disso, se você tem um piso laminado ou outro revestimento no chão, o tatame de EVA pode ser uma boa proteção para as anilhas de peso não ficarem em atrito diretamente no chão. Isto é, ajuda a prevenir que o piso laminado, ou outro, estrague por conta das batidas.

Ainda neste artigo, aprenda mais sobre o tatame de EVA e como ele pode ser uma ótima solução para a sua academia.

Enquanto isso, veja mais algumas alternativas de pisos para academia.

Revestimento para vestiário e academias

Os vestiários das academias precisam estar sempre seguros. Afinal, é um ambiente úmido. Principalmente se houver sauna ou chuveiro no espaço. Nesse caso, é fundamental considerar um revestimento adequado para que você possa manter seus clientes sempre seguros.

O piso Acquakap é uma das melhores alternativas para esse tipo de ambiente. Afinal, é um piso fácil de colocar e não deixa água parada. Ele não cria poças ou acúmulo de água para espaços como chuveiros e saunas.

Além disso, esse tipo de piso é também interessante para academias com piscina. Isto é, você pode colocar esse piso ao redor da piscina de treino e garantir um ambiente mais seguro para todos.

Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta é também uma boa alternativa para revestimento de academia. Afinal, ele é semelhante ao piso laminado, mas a sua textura e colocação é completamente diferente – e mais rápida.

Esse tipo de piso é ótimo para quem procura um revestimento mais barato e com o mesmo acabamento de um piso laminado comum. Para aplicar, basta limpar o chão, passar uma cola e desenrolar a manta por cima. Vá colando até que fique bem liso.

Para áreas com muito atrito, como salas de musculação, esse piso não é a melhor opção. Afinal, ele pode soltar. Mas para áreas comuns, como recepção, esse piso pode ser uma ótima alternativa.

Grama sintética para área de crossfit

A grama sintética não necessariamente é um piso. Mas não deixa de ser um revestimento para academias. Afinal, a grama sintética é durável, tem aderência e muitas vezes é a melhor alternativa para determinados tipos de treino, como o crossfit.

Aplicar grama sintética em determinadas áreas da academia vai te ajudar a oferecer um ambiente mais confortável para treinos com cordas, pesos e outros equipamentos.

No entanto, é preciso escolher uma grama adequada. Ela não pode ser apenas decorativa. Tem que ser para pisar.

Por que o tatame de EVA é um ótimo revestimento para academia

Alguns pisos para academia são bons para determinadas atividades. Mas o tatame de EVA é um tipo de revestimento que cabe em praticamente qualquer lugar. Ele é ótimo por ser flexível e confortável.

Veja alguns benefícios:

  • Você pode montar e desmontar, criando áreas de treino em qualquer ambiente.
  • Placas leves de manusear para qualquer lugar.
  • Ideal para criar áreas de treino em lugares específicos e depois desmontar novamente para não ocupar espaço.
  • Protege o piso que está por baixo, para o caso de levantamento de peso e outras atividades pesadas.

Escolha o seu revestimento de academia e monte tudo de acordo com a sua necessidade!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.