Blog

Integração entre a logística e o marketing: importância e problemas na sua ausência

A integração entre a logística e o marketing se torna cada vez mais essencial no mundo empresarial. O reforço da comunicação entre os vários departamentos da empresa é um aspeto fundamental que muitas vezes é esquecido.

Para oferecer um serviço eficaz aos seus clientes, é importante que todos os participantes da cadeia de suprimentos se comuniquem e colaborem entre si, desde aqueles que ficam “presos” dentro dos galpões logísticos, até os motoristas que levam as cargas aos seus devidos destinos.

A maioria das empresas, no entanto, pensa que apenas a integração entre os departamentos de vendas e logística é necessária para atender às necessidades dos clientes.

E se lhe disséssemos que o marketing também é fundamental para uma boa gestão de atendimento ao cliente? Leia com a gente e saiba mais sobre a integração entre a logística e o marketing, vamos lá!

Por que a integração entre a logística e o marketing é essencial?

Por que a integração entre a logística e o marketing é sim essencial? Se você está lutando para encontrar uma correlação entre marketing e logística, não se preocupe: aparentemente esses dois setores não parecem ter nada em comum.

Na realidade, porém, não é assim, porque ambos estão envolvidos em áreas semelhantes, como:

  • Satisfação do cliente;
  • Previsões de vendas;
  • O processo de vendas;
  • Gestão de encomendas e armazém;
  • Embalagem e acondicionamento de produtos;
  • Envio e distribuição;
  • Serviços pós-venda ao cliente.

Enquanto o marketing estimula a demanda, a logística a satisfaz por meio da distribuição dos produtos. Fica assim evidente que ambas as áreas devem estar profundamente sinérgicas e desenvolver estratégias comuns para que todo o processo funcione melhor.

A investigação da Universidade de Stanford

O grupo de extensão à graduação de Marketing da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, em 2017, realizou uma pesquisa para entender o quanto as funções de marketing e logística estão integradas entre si nas empresas. 

O estudo foi realizado aplicando um questionário a uma amostra de 52 empresas de diferentes setores e algumas considerações interessantes emergiram das respostas.

No processo de desenvolvimento de um produto ou de sua embalagem, 57% das empresas afirmaram que as duas funções não cooperam nessa etapa. Você entenderá bem que isso causa inúmeros efeitos negativos, que veremos mais adiante. 

O dado mais importante, no entanto, diz respeito à gestão das devoluções geradas pelos clientes. Com o desenvolvimento do e-commerce, a quantidade de mercadorias devolvidas aumenta cada vez mais, e isso envolve um custo logístico de grande impacto para a empresa.

Para reduzir o número de devoluções, seria eficaz integrar marketing e logística, mas o teste mostrou que apenas 13% das empresas o fazem. A integração entre as duas funções, portanto, ainda está longe de ser uma realidade.

O que implica a ausência de comunicação entre marketing e logística?

Já vimos por que é importante para sua empresa integrar marketing e logística, mas ainda não contamos quais são os riscos se você optar por não fazê-lo. Os efeitos negativos da ausência de comunicação entre os dois departamentos são principalmente 4: 

  1. Dificuldade na gestão dos recursos de estoque e almoxarifado diante do aumento das vendas geradas pelas promoções de marketing;
  2. Gestão complexa do transporte de material promocional, como expositores e displays, não pensados e desenhados para serem manuseados de forma eficiente;
  3. Aumento das devoluções devido ao design e utilização de embalagens que não protegem os produtos de danos logísticos;
  4. Dificuldade em otimizar recursos e transporte devido à criação de produtos com dimensões e pesos que não facilitam as operações de armazenamento e manuseio. 

Você já imaginou que um mau relacionamento entre esses dois setores de negócios poderia causar todos esses prejuízos ao seu negócio? Agora que você sabe, é hora de agir! Às vezes, para melhorar o seu negócio, você só precisa prestar mais atenção à comunicação interna.

E então, o que achou do nosso guia onde buscamos explicar a importância da integração entre a logística e o marketing? Ficou com dúvidas? Comente abaixo e até a próxima!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − seis =