Auto e Moto

Comparativo Civic x Corolla: Quem vence?

No Brasil, temos vivenciado um período não tão favorável à aquisição de bens.

Tendo em vista que imóveis e veículos compreendem valores de ampla magnitude, cujo financiamento muitas vezes torna-se a única solução mediante um desejo de compra, mais do que nunca o consumidor ponderou a respeito da possibilidade de adquirir um patrimônio desse calibre.

Tratando-se de veículos, especificamente, a crise econômica que, desde meados de 2013, tem afetado o país, inibiu um avanço mais significativo nesse mercado, prejudicando montadoras e desestimulando investimentos.

Em meio ao período pós-eleição presidencial, o setor automotivo sinalizou uma retomada e, no que se refere aos modelos de sedãs médios, os números correspondentes às vendas foram animadores.

Em 2020, porém, a pandemia do COVID-19 surgiu e, juntamente a ela, todos os setores produtivos sofreram consequências, fruto da redução do consumo por parte da população.

Ainda assim, exceções merecem destaque e, através do Honda Civic e do Toyota Corolla, a categoria pôde reagir de maneira surpreendente, emplacando elevados índices de comercialização e trazendo à tona o debate cuja comparação dos modelos é promovida, dada as características e particularidades de cada automóvel.

Continua a leitura e identifique a opção mais satisfatória ao brasileiro.

A expansão da demanda automotiva

Desde que o mercado automotivo passou a prospectar clientes oriundos das classes sociais não tão favorecidas economicamente no país, fatores passaram a ser considerados para a oferta se moldar, de forma que a projeção de alguns veículos fosse cativante e, principalmente, acessível a esse tipo de público.

Os carros populares, sobretudo, passaram a comportar essa demanda, que seguia em expansão e significava uma expressiva parcela populacional contemplada por um automóvel.

Créditos da imagem: Pexels

Em 2017, por exemplo, o índice do DENATRAN relativo à difusão de veículos no Brasil apresentava um carro para cada quatro habitantes, fato que contribuía com a economia e premiava a diversidade, dadas as distintas necessidades e desejos do consumidor em relação a um modelo de veículo que mais o cativasse.

Civic x Corolla: Qual o melhor?

E, levando-se em conta um cidadão que descartava aquisições hatches e SUVs, os protagonistas Corolla e o Civic epresentaram a principal alternativa entre os sedãs médios.

Na atualidade, os SUVs parecem ganhar mais terreno, contudo, as movimentações do consumidor em prol da busca pelos sedãs citados superam até mesmo as principais tendências do setor.

E nem teria como ser diferente, devido as inúmeras soluções oferecidas pelos veículos das fabricantes japonesas.

Design x Desempenho

Enquanto o Honda Civic tem fundamentado suas vendas por meio da sua elevada performance, apresentando um motor 1.5 com injeção direta, 173 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, potencializando o resultado em grandes distâncias, o Toyota Corolla difere-se pelo seu design extremamente moderno, que, em seu último modelo, indicava uma das suas principais carências.

Rotulado como um carro mais voltado ao público da faixa etária avançada, o novo conjunto remodelou o para-choque, as lanternas traseiras e passou a ser cultuado, amparado pelo custo-benefício mais garantido em relação ao seu principal concorrente.

Vendas

Fato é que, no Brasil, ambos os modelos atingiram o status de referência e reforçaram seu prestígio através das vendas que, em 2019, sobressaíram-se sobre o Cruze, o Jetta, o Sentra, o Lancer e o Cerato.

Para ratificar essa narrativa, as unidades comercializadas do Corolla e do Civic no país em 2021 correspondem a 26.088 e 13.586, respectivamente, promovendo um distanciamento considerável sobre o terceiro colocado Cruze, cujas vendas não alcançaram 9 mil veículos.

Preço

Agora, se formos analisar os preços de ambos os modelos, a diferença não é sintomática e, da perspectiva do consumidor de classe média, os veículos são considerados caros.

Se por um lado o Corolla dispõe do valor de R$130.990,00, com base em um modelo zero quilômetro, o Civic sobrepõe esse preço, sendo ofertado por R$134.990,00.Gostou deste artigo sobre Comparativo do Civic x Corolla? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =