Blog Cotidiano

Dicas para projetar o seu guarda-roupa planejado: Personalização e funcionalidade

Um guarda-roupa planejado é um dos maiores desejos de quem quer ter um quarto mais bonito, sofisticado e prático. Isso porque, estamos falando de um móvel que é fundamental para a organização do quarto em si.

Então é comum que a busca por planejar esses móveis tenha cada vez mais uma crescente entre as pessoas que querem ter um quarto mais harmônico, prático e bonito.

É exatamente por isso que nesse texto, vamos trazer dicas de como você pode planejar o seu guarda-roupa, todos os pontos que você precisa prestar atenção na hora de planejar seu móvel.

Então, se você que saber como personalizar e escolher as melhores funcionalidades para um guarda-roupa, siga com a leitura.

 

Guarda-roupa planejado: entendendo o conceito

O guarda-roupa planejado é um móvel, como seu próprio nome sugere, feito sob medida para o local que será instalado. Ele pode ser de vários modelos, tamanhos e finalidades.

Como estamos falando de algo planejado, ele é exclusivamente feito para as necessidades do cliente e possibilidades do local.

Além disso, ele pode ter diferentes tipos de gavetas, portas, espelhos, cabideiros, entre outros elementos que o cliente busca na hora de comprar.

 

Por que ter um guarda-roupa planejado?

Você certamente já viu em uma loja de móveis guarda-roupas e armários prontos. Esses são móveis muito usados, principalmente, por quem tem um poder aquisitivo menor.

Quando esses modelos são colocados em um quarto, podem acabar não conversando tão bem, seja por aparência ou por praticidade.

Por isso, a maioria das pessoas tem saído desses modelos que apresentam tanta qualidade e praticidade como os modelos planejados.

Com isso em mente muitos marceneiros e empresas que produzem guarda-roupas passaram a oferecer a opção de fazer móveis sob medida para cada cliente.

É possível produzir o móvel certo, levando em conta as medidas do local e objetivos dos clientes. Assim, é possível criar o móvel que mais vai tirar proveito do quarto e garantir o máximo de satisfação do cliente.

O guarda-roupa planejado vai ter o tamanho certo, vai suprir as necessidades dos clientes, vai trazer melhor aparência para o local, e muita praticidade.

O lado “negativo” é que ele pode ser um pouco mais caro que modelos prontos. Mas se você considerar as vantagens, para a maioria das pessoas acaba sendo uma ótima escolha, com um bom custo-benefício.

Para aproveitar o máximo do seu móvel planejado, vamos trazer algumas dicas e cuidados para a hora de comprar o seu:

 

Observe o espaço disponível

O móvel planejado vai ocupar um lugar específico. Então, é preciso observar e levar em conta o ambiente para ter o guarda-roupa planejado ideal.

O móvel precisa servir a dois propósitos: praticidade e estética. Ele precisa ser planejado levando em conta os objetivos das pessoas e ter espaço suficiente para todas as roupas e ainda sobra espaço para novas.

Ao mesmo tempo, ele deve contribuir com a estética do local, conversando da melhor forma e agregando mais beleza ao móvel. A combinação de cores e outros elementos com o guarda-roupa também é importante para essa finalidade.

Quartos grandes e pequenos terão que ser bem analisados para entender a melhor aplicação de um guarda-roupa. Por isso, ter um profissional de qualidade é importante. Isso porque, além de fazer um guarda-roupa de qualidade, ele também vai te ajudar a planejar e entender o melhor tipo de móvel para o seu ambiente.

Por exemplo: quartos com paredes maiores podem fazer o guarda-roupa ocupando uma das paredes inteiras. Já quartos menores podem se beneficiar de guarda-roupas em “L”, que vão ocupar os espaços disponíveis de maneira inteligente,  oferecendo o melhor “desempenho” sem deixar o quarto “menor” ainda.

Além disso, o tipo de porta também vai contribuir para cada ambiente (falaremos sobre isso melhor no tópico exclusivo para o tipo de porta). O espaçamento entre o móvel e outros móveis do quarto, como a cama, devem ser respeitados.

Por isso, é recomendado garantir um espaço mínimo de 60 centímetros entre o guarda-roupa e a cama. janelas e outros móveis também devem ser observados na hora de planejar o móvel.

Escolha materiais de qualidade

De modo geral, o guarda-roupa planejado é feito de MDF, sendo um material mais sustentável, leve e econômico. É claro que existem exceções onde são feitos com madeira pura, que tornam o mesmo bem mais resistente e muito

mais caro. Por isso, justamente, que a opção do MDF é bem mais difundida e usada.

No MDF existem algumas variações, umas de melhor qualidade e as de menor qualidade. Então, mesmo que os de qualidade sejam mais caros, ainda assim, são o caminho certo a seguir, para garantir mais longevidade e qualidade.

Isso porque usar MDF de baixa qualidade, além de diminuir a vida útil, vai trazer um envelhecimento mais perceptível, vai mofar e ficar manchado com mais facilidade, além de “esfarelar” e deteriorar a estrutura como um todo, criando lombada e rachaduras, por exemplo.

E embora o MDF seja o componente principal, também é preciso ficar de olho na qualidade dos parafusos, da pintura, dobradiças, puxadores, trilhos (no caso das portas de correr), enfim, todos os itens que se fazem presente no guarda roupa.

Em outras palavras, antes de fazer a compra do móvel, é importante verificar todos esses itens com o fabricante, para garantir que não estará comprando “gato por lebre”.

Tipo de porta

As gavetas e portas são itens fundamentais em um guarda-roupa. Então, saber escolher o tipo certo é muito importante na hora de escolher o seu guarda-roupa planejado.

As portas são itens que devem ser muito bem pensados. Existem alguns tipos mais comuns de porta e de que forma se encaixam melhor para cada ambiente.

Portas de correr

As portas de correr são portas que abrem com um trilho. Com isso, o móvel pode contar com menos portas e ter um design mais atraente, principalmente para colocação de um espelho maior.

É o tipo de porta que funciona bem para ambientes menores, porque não tem a necessidade de abrir a porta para frente, sendo aberta para o lado.

Sua desvantagem é que não dá para abrir completamente o guarda-roupa. Mas de modo geral, esse não é um grande problema.

Portas com dobradiças

As portas de dobradiças são as portas “convencionais” que abrem e fecham. São recomendados para ambientes maiores que permitam abrir as portas para frente, sem prejudicar o espaço/passagem.

Por poder abrir a porta, é mais fácil de acessar roupas, calçados e demais itens, por conta da abertura ampla e completa.

Joga contra o fato que é preciso ter um número maior de portas, o que pode prejudicar a estética e dificultar a colocação de um espelho grande, por exemplo. Se for corretamente planejado são pontos que podem ser facilmente superados.

E a escolha do tipo de porta vai muito das características do local e do gosto do cliente. Ambos os tipos de portas podem ser adaptadas a um móvel bonito e de qualidade.

E enquanto as portas de correr trazem mais estética e espaço externo, as portas com dobradiças acabam beneficiando mais o acesso ao espaço interno.

Dicas finais para ter um guarda-roupa planejado

Um dos pontos que vale a pena ser dito sobre o guarda-roupa planejado é que ele é feito exclusivamente para a sua necessidade. Ele é feito sob medida, perfeito para o ambiente em questão.

Um ponto que pode ser negativo, é que ele pode ser relativamente caro, principalmente quando comparado aos guarda-roupas e armários que compramos já prontos em lojas de móveis.

Na maioria dos casos, ele é indicado para quem não vai se mudar com frequência, já que ele é para um ambiente específico. Inclusive muitas vezes ele é até mesmo embutido diretamente na parede.

E como é investido um valor alto, é preciso verificar se vale a pena fazer esse investimento ou não.

Para quem mora de aluguel, e pensa em comprar um móvel planejado, pode não ser tão vantajoso, já que você pode ter que se mudar por inúmeros motivos e acabar tendo que deixar o móvel no lugar, ou desmontá-lo e tentar adaptar em um novo local.

O mesmo também é aplicado em imóveis próprios que você pode planeja vender em um tempo relativamente curto.

Isso porque, embora você até possa cobrar um valor extra pelos móveis planejados, ainda assim você vai ganhar uma porcentagem bem abaixo do valor gasto.

Tendo isso em mente, fica claro que o ideal é fazer a instalação do guarda-roupa planejado em um local que ele vá ficar por toda sua vida útil e também que você continue no local.

Assim, se justifica o investimento mais alto, tendo em vista que estamos falando de um móvel que é totalmente feito para você e suas necessidades.

Além disso, é um item que melhora a aparência do local, trazendo um ar de requinte e qualidade. Seguindo essa dica você terá o máximo de proveito do móvel.

Similar Posts