Blog

Como tirar esquadro na trena

Está com dúvidas sobre como tirar esquadro na trena? Então é só continuar a sua leitura neste artigo que iremos dar algumas dicas essenciais para o seu caso.

Quando se está fazendo qualquer tipo de trabalho que envolve carpintaria ou construção, é indispensável ter a garantia de que haverá o máximo de precisão quanto às medidas e ângulos.

Até mesmo porque essa é uma maneira de ter resultados de maior qualidade. Nesse contexto, uma das ferramentas mais úteis para poder averiguar a perpendicularidade é o esquadro.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre como tirar esquadro na trena com algumas dicas bem simples e úteis.

Afinal, não adianta saber tudo sobre limpeza pós obra se os esquadros ficarem tortos.

Quais são os materiais necessários?

Antes de colocar a mão na massa, você precisa ter a certeza de ter em mãos todos os materiais para realizar esse trabalho. São eles:

  • Trena;
  • Esquadro;
  • Lápis ou marcador.

Como tirar esquadro na trena?

Primeiro de tudo, você deve verificar a qualidade e o estado do seu esquadro. No geral, as esquadrias de alumínio costumam ter uma durabilidade maior e, portanto, costumam ser mais bem preservadas.

Para poder averiguar a qualidade do esquadro, você deve se certificar de que as bordas estejam perpendiculares umas às outras.

Feito isso, o próximo passo é posicionar a extremidade da trena no ponto inicial da medição, segurando firme e estendendo na direção que quer tirar o esquadro;

Quando for fazer isso, não deixe de verificar e ter a certeza de que a trena está devidamente bem nivelada, esticada e sem dobras.

Em seguida, com ajuda de um lápis ou o marcador, é só fazer algumas marcas nos pontos de referência na própria superfície em que estiver trabalhando.

Posteriormente, essas marcas serão bastante úteis para alinhar o esquadro. Portanto, faça marcações que sejam visíveis.

Com a trena estendida, você deve pegar o esquadro e posicionar ao longo da trena. Porém, faça isso de modo que uma das bordas fique alinhada com a linha pretendida.

Utilize o marcador ou o lápis para traçar uma linha reta, ao longo de toda a borda do seu esquadro.

Feito isso, basta fazer esse mesmo processo as vezes que forem necessárias até obter as medições adequadas e precisas em todas as partes do seu projeto.

Dicas úteis de como tirar esquadro na trena

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, existem algumas dicas que podem ser bastante úteis, sendo a primeira delas a necessidade de verificar a precisão de trena.

Antes mesmo de iniciar, tenha a certeza de que a trena esteja devidamente bem calibrada, de modo a oferecer medições precisas.

Averigue se há algum dano ou distorção, uma vez que isso pode contribuir para que haja medida incorreta.

Outra dica para facilitar é manter o esquadro o mais limpo e seco possível. Isso é importante para garantir uma precisão ainda maior.

Por fim, outra dica é armazenar o seu esquadro da maneira correta, de preferência em um local que evite qualquer tipo de dano. Tente proteger as bordas perpendiculares para evitar danos maiores.

É possível ajustar um esquadro desalinhado?

A depender do caso e da situação, sim, você pode ajustar um esquadro que está desalinhado. Mas, tenha em mente que isso irá depender de acordo com o modelo do esquadro, bem como das opções de ajustes que ele oferece.

Existem alguns esquadros que possuem alguns parafusos ou mesmo mecanismo de ajustes, os quais irão permitir a correção da perpendicularidade das bordas.

Caso seja possível, o passo a passo para poder ajustar um esquadro desalinhado são os seguintes:

  1. Antes de tudo, faça uma limpe toda sujeira ou detritos que possam interferir em seu ajuste;
  2. Procure averiguar qual parte do esquadro está desalinhada. Você pode fazer isso vendo se as bordas não formam um ângulo reto;
  3. Em seguida, procure por parafusos de ajuste no esquadro, os quais, na maior parte das vezes, ficam bem próximos às bordas perpendiculares;
  4. Com a chave correta, comece afrouxando de forma suave os parafusos, mas sem remover por completo;
  5. Com bastante cuidado, basta mover as partes do esquadro que estão desalinhadas, até que se forme um ângulo reto. Para isso, você pode usar algum objeto de referência;
  6. Por fim, quanto tiver alinhado tudo corretamente, aperte todos os parafusos, alternando entre eles, para que possam fixar a posição ajustada.

Similar Posts