Blog

As 7 tendências da arquitetura na atualidade

A arquitetura está ao nosso redor, mesmo que esteja perfeitamente integrada ao ambiente que nos cerca, muitas vezes não a percebemos até que alguém nos aponte.

Como qualquer outro setor, está se desenvolvendo e mudando para atender a novas necessidades e preferências.

Aqui estão algumas tendências que podem se tornar muito populares nos próximos meses:

  1. Natureza e reciclagem

Essa tendência é esperada, pois a preservação da natureza está se tornando mais importante a cada dia . Assim, em breve poderemos ver cada vez mais telhados verdes, paredes vivas e jardins interiores. Além de ser ecologicamente correto, essa também é uma ótima maneira de introduzir mais natureza em nosso ambiente diário. Isso é especialmente importante para todos os edifícios comerciais localizados no meio de grandes cidades com pouca natureza ao seu redor.

Além disso, haverá um aumento no uso de materiais reciclados. É uma forma de combater as mudanças climáticas e reduzir o efeito do processo produtivo no meio ambiente; reciclar vidro, concreto, plástico, etc. é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que criar novos materiais.

  1. Espaços abertos

O design de plano aberto dominou edifícios comerciais e residenciais por algum tempo. No trabalho, as pessoas querem se comunicar, compartilhar ideias e se envolver mais. Em casa, os espaços abertos criam uma ilusão de amplitude e permitem que as pessoas expressem sua criatividade, encontrando maneiras únicas de combinar e separar diferentes áreas por meio de móveis.

Além dos muitos benefícios, os arquitetos ainda buscam novas formas de definir esses segmentos de espaço aberto. Eles querem evitar que as transições entre as áreas de estar pareçam planas e chatas. Uma forma de fazer isso, por exemplo, é incorporar os diferentes níveis do piso, a fim de criar um limite visual mais claro entre as diferentes áreas.

  1.      Identidade da marca

A arquitetura também pode ser usada para mostrar a identidade de uma empresa. Por exemplo, incorporar a natureza, usar materiais reciclados e todos os outros detalhes relacionados ao design podem servir para representar os valores de uma determinada empresa.

Além disso, um bom design de marca pode não apenas aumentar as vendas de uma empresa, mas também motivar os funcionários a trabalhar melhor. Ele pode lembrá-los por que eles estão trabalhando para essa empresa. Todas essas coisas podem impulsionar a reputação da empresa, razão pela qual essa é uma tendência arquitetônica que veremos por muito tempo.

  1.      Pequenos espaços

Devido ao impacto ambiental das grandes casas e seus custos, muitas pessoas optam por morar em casas menores, mas igualmente funcionais. À medida que o interesse por esse estilo de vida está crescendo, os arquitetos estão fazendo o possível para tornar as casas pequenas muito mais interessantes, multifuncionais e perfeitamente adequadas para mais de uma geração. Portanto, mesmo que uma casa deste tipo seja fisicamente pequena, é definitivamente grande em termos de ideias, conforto, funcionalidade e potencial. Por mais difícil que seja a criação desses tipos de casas, muitos arquitetos estão enfrentando o desafio. Por exemplo, as plantas do studios do residencial Marias Mozak Ipanema são compactas e aconchegantes.

  1. Telhas solares

Embora os painéis solares ainda sejam uma opção viável para criar sua própria fonte de energia, as telhas solares estão levando essa tecnologia para o próximo nível. Uma das razões de sua popularidade é o fato de serem menos volumosos e virem em muitos estilos diferentes. Isso significa que eles são muito mais fáceis de integrar com o design do telhado escolhido, o que os torna muito mais atraentes. Eles também são mais baratos que os painéis solares convencionais e, portanto, mais acessíveis.

  1.    Arquitetura sustentável

Outra forma de preservar o meio ambiente é tornar a arquitetura mais sustentável . Isso é exatamente o que será 2022. Então, você pode ver sistemas de filtragem de água em prédios comerciais que deveriam ajudar a conservar a água. Além disso, todos os aparelhos normais destinados a tornar nossas vidas mais confortáveis, como unidades de ar condicionado, aquecedores e sistemas de ventilação, serão projetados para reduzir seu consumo de energia. Quanto aos edifícios residenciais, eles serão construídos com isolamento muito melhor, eletrodomésticos que economizam água no banheiro e eletrodomésticos com eficiência energética na cozinha. Um bom isolamento também significa menos desperdício de energia no aquecimento e refrigeração da sua casa, que é outro aspecto sustentável.

  1.   Construção modular

As vantagens da construção de edifícios modulares são consideráveis ​​e de grande interesse para os promotores; particularmente em vista das condições difíceis que vemos atualmente no setor. Tempos de construção mais curtos, qualidade mais alta e consistente , economia financeira e menos interrupções no local são apenas uma seleção dos benefícios da fabricação externa de edifícios ou segmentos no interior. É inevitável que isso aumente e se torne mais abrangente em termos de aplicação em 2019.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.