Negócios e Política

Como surgiu a construção civil

Quando pensamos em construção civil devemos reconhecer que esta é uma área muito abrangente para quem deseja trabalhar nela. 

O profissional pode ser um engenheiro, um arquiteto, um pedreiro ou qualquer outro tipo de profissional que atue construindo e reparando qualquer item em uma construção.

O que muita gente não se pergunta é como a construção civil começou, de onde surgiu e como conseguiu ganhar tanto destaque no mercado. Afinal, um setor como esse cresce de maneira acelerada todo ano e por esse motivo existem certos pontos a considerar em sua formação inicial.

A construção civil pode ser considerada uma das profissões mais antigas no mercado, considerando que o tempo é material fundamental para seu desenvolvimento. 

Vamos descobrir alguns pontos importantes sobre esse grande setor no mercado e sobre seu desenvolvimento ao longo do tempo, tanto no Brasil como fora dele. 

Construção civil: surgimento

Uma história bastante antiga, já que desde que os seres humanos passaram a ser nômades a construção de estradas, casas, estabelecimentos comerciais e diversas outras atividades passaram a ser incorporadas à sociedade. 

Para saber sobre  a história da construção civil, poderíamos voltar aos primórdios da humanidade, quando o ser humano ainda nem sabia utilizar os itens que a natureza oferecia para ele.

No entanto, podemos destacar que a maioria dos processos para a construção civil atual se desenvolveu com bastante descobrimento de técnicas e de acordo com o tempo. 

A busca da humanidade por construções mais confortáveis e até mesmo pela ostentação de serviços e benefícios, acabou gerando esse desenvolvimento

Porém, o surgimento da construção civil é algo que remete a um passado distante e cheio de incertezas, algumas construções de certas civilizações podem até mesmo ainda nem ter sido datadas. Em outras palavras, é complicado saber exatamente quando ela começou.

Desenvolvimento das técnicas

Com o passar do tempo a civilização mudou. Foi notado que casas de palha e feno não seriam suficientes para aguentar a força da natureza. Então o que se tornou a melhor opção foi criar métodos mais abrangentes para proteção. 

É também nesse momento da história que alguns elementos passam a ser descobertos e explorados. A idade do ferro, por exemplo, trouxe diversas alterações na estrutura de construções. Havia um investimento melhor em técnica graças ao crescimento do uso de materiais básicos.

Depois de tudo isso você já nota uma grande diferença na estrutura da sociedade. Aproximadamente nos anos 500 é possível encontrar civilizações que são extremamente desenvolvidas, com construções belas que duram até hoje.

E sim! Isso também faz parte da construção civil, já que é uma área que considera a engenharia e a arquitetura. Pense em Roma, por exemplo, uma civilização extremamente desenvolvida quando esse era o assunto.

O desenvolvimento das técnicas também se deu de forma diferente para diferentes locais. Em países asiáticos, por exemplo, temos construções bem diferentes. A grande muralha da China, por exemplo, é um marco!

Cada civilização se desenvolveu de uma maneira e cada uma delas soube utilizar bem os materiais que lhe foram oferecidos.

Engenharia civil

Apesar da construção civil ser algo extremamente antigo dentro da sociedade, nem todas assim suas áreas são assim. A engenharia civil, propriamente dita, surgiu apenas no século XVIII. Isso graças ao iluminismo francês, que mudou drasticamente a forma de conhecer o mundo.

Com isso as primeiras escolas de engenharia civil nasceram! Todas estavam dispostas a fazer com que esses e muitos outros setores pudessem se desenvolver com qualidade. 

As outras engenharias foram desenvolvidas com o tempo também. A engenharia naval, por exemplo, se desenvolveu em Portugal.

Esses pequenos pontos fazem com que seja tão interessante falar sobre esse mercado e seu desenvolvimento ao longo dos anos, mas vamos partir para outro importantíssimo também!

Arquitetura

Aqui não temos um registro preciso também, mas sabemos que as primeiras obras que são consideradas de cunho arquitetônico são datadas ainda da pré-história. 

O período era bem diferente desse e repletos de situações para que ainda são estudadas.

A arquitetura é uma área que se aliou de maneira exímia à construção civil, reconhecendo que esse é um setor muito importante ainda. A história dessas duas áreas (engenharia civil e arquitetura), é extensa e interessante!

História da construção civil no Brasil

Tudo se desenvolveu de forma muito semelhante em certos países. Quando falamos da construção civil no Brasil podemos notar a grande quantidade de possibilidades que foram destacadas ao longo dos anos.

No entanto, podemos dizer que tudo teve mais relevância a partir do momento em que o governo de Getúlio Vargas esteve mais em evidência. 

Com o tempo diversas alterações foram possíveis e graças a isso a construção civil se desenvolveu bem no país.

O engenheiro da área, por muito tempo foi o mais requisitado, graças a grande demanda que o mercado apresentava. Poderia ser considerado um setor muito novo!

Quem trabalha na construção civil

Bem, aqui citamos dois tipos de profissionais que atuam na construção civil. Pensando nisso podemos notar outros que também fazem parte de todo esse critério. Considere, por exemplo, o pedreiro. Ele não tem uma história na construção civil, mas é parte fundamental dela.

Também há profissões que poucas pessoas nem imaginam. É o caso do eletricista, encanador, mecânico e afins. Não são considerados porque dentro de uma obra, geralmente, se imagina que alguns desses trabalhos sejam feitos pelo próprio pedreiro, mas não é bem assim na prática.

Muitos buscam saber exatamente como funciona esse mercado e por esse motivo a história de cada profissional e de cada profissão é extremamente importante de se ouvir.

Conclusão

A construção civil surgiu a muito tempo, mais tempo do que podemos imaginar. Hoje é uma das áreas de maior relevância no mercado de diversos países. O que se passa com tudo isso é como seu crescimento se deu ao longo dos anos.

Como dito, técnicas e habilidades sempre são pontos de valor. Se tem interesse em algo do gênero, saiba que o estudo será sempre importante. Em quase todas as formações referentes irá lidar também com o estudo da história.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *