Negócios e Política

Como ter controle sobre as compras no cartão de crédito?

O cartão de crédito é um grande aliado para muitas pessoas. Mas, sem os cuidados necessários, pode virar um grande inimigo. Confira como ter controle sobre as suas compras!

Como ter controle sobre as compras no cartão de crédito? Confira cinco dicas!

Muitas famílias, casais e pessoas que possuem cartões de crédito sabem como a possibilidade de comprar agora e pagar no próximo mês pode ser uma salvação em diversas situações.

No entanto, quem já teve problemas relacionados a isso e recebeu a notificação de que havia acumulado uma fatura maior do que o valor do salário sabe que, sem o devido controle, um cartão de crédito pode causar o caos.

Por isso, hoje, te daremos algumas dicas sobre como ter controle sobre as suas compras no cartão de crédito e nunca mais precisar passar por esse tipo de situação.

Esse artigo também será útil para quem acabou de adquirir um cartão de crédito e não sabe como utilizá-lo, então, se esse for o seu caso, também pode continuar por aqui. Vamos lá?

Saiba como ter controle sobre as compras no cartão de crédito

Para te ajudar a evitar situações desagradáveis que possam vir junto com as faturas do seu cartão de crédito, selecionamos cinco dicas básicas para você usufruir do seu cartão sem medo. Confira:

  1. Não tenha muitos cartões

A primeira dica vale principalmente para as pessoas que acabaram de começar a usar o cartão de crédito. Pelo fato de que os limites iniciais costumam ser baixos, há uma certa tendência de que essas pessoas criem vários cartões de crédito para usar de uma vez.

O lado negativo é que, além de causar uma desorganização nas suas finanças e ser uma dificuldade, caso você precise encontrar o comprovante de uma compra específica, você pode acabar não conseguindo ou até esquecendo de pagar uma das faturas.

  1. Seja inteligente ao determinar a data de vencimento

Não determine a data de vencimento para um dia muito próximo do qual você recebe. Considerando que podem haver imprevistos, atrasos no pagamento ou até feriados que te impossibilitem de pagar a fatura, o ideal é deixar uma margem de aproximadamente cinco dias.

Dessa forma, você evitará problemas relacionados ao vencimento e, também, não deixará o vencimento da fatura para uma data tão distante que há a chance de que você a esqueça e acabe gastando com outras coisas.

  1. Tenha em mente os seus gastos mensais e necessários

Saber qual é o seu gasto mínimo mensal é muito importante. Dessa forma, é possível fazer um cálculo de quanto você pode acumular na próxima fatura sem ficar zerado.

Considere sempre as suas contas, compras de mercado, condução e, se possível, o ideal é poupar uma parte para possíveis emergências, como gastos com saúde. E sempre saiba com precisão onde foi feita a compra no cartão.

  1. Evite parcelamentos desnecessários e saiba quando deixar o seu cartão de lado

Se você ainda tem uma fatura baixa para o próximo mês e a sua margem de fatura ainda não foi atingida, talvez, parcelar não seja a melhor opção.

Muitas parcelas podem comprometer a sua possibilidade de comprar coisas mais importantes no futuro, assim como o limite do seu cartão por vários meses. Por isso, saiba o momento de usar o crédito à vista.

Além disso, se o seu dinheiro sobrou e você ainda tem saldo livre em conta, desapegue da ideia de que dói menos pagar no mês que vem. A não ser que o valor te deixe sem uma reserva de emergência para até o final do mês, considere usar o débito!

  1. Não hesite em cancelar um cartão de crédito que te atrapalha

Por último, mas não menos importante, não hesite em cancelar um cartão de crédito que esteja comprometendo as suas finanças.

Se você tem sentido que gasta mais do que pode, não insista em um cartão que está gerando prejuízos.

Compras em excesso no cartão de crédito podem ser reconfortantes no momento, porém, é necessário sempre pensar no futuro. Uma dívida de cartão de crédito pode se tornar uma bola de neve envolvendo o seu nome, que perdurará por anos!

Pesquise muito antes de fazer um cartão de crédito

Escolha uma opção que tenha mais benefícios e te ajude a controlar melhor as suas finanças. Atualmente, muitos bancos oferecem cartões sem anuidade e outros tipos de cobrança, por isso, pesquise bastante e escolha a melhor opção para você.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.