Auto e Moto

Como escolher os melhores carros elétricos

Você já deve ter ouvido falar de carros elétricos e como eles funcionam, mas como escolher os melhores carros elétricos?

A maioria das pessoas compreende que a tecnologia por trás desses carros é alta e por isso acabam sendo um pouco mais caros. 

Existem diversos outros critérios para se considerar nesse momento, afinal, carros elétricos são assim.

Além da tecnologia que pode ser facilmente incorporada ao carro, existem fatores como a durabilidade, a economia de bateria, tamanho e valor do carro. 

Tudo isso e muitos outros fatores fazem uma grande diferença quando estamos falando de carros elétricos. Para que alguém tenha interesse em comprá-los se torna fundamental ter conhecimento sobre os pontos mais importantes na hora da compra!

Vamos ver aqui algumas informações importantes relacionadas aos carros elétricos e como elas podem ajudar na hora de escolher os melhores carros elétricos do mercado. 

Escolhendo os melhores carros elétricos 

Como escolher os melhores carros elétricos? Escolha de um carro elétrico deve ser feita de maneira similar à de um automóvel comum. Fazendo a ressalva de que esse tipo de item possui certas particularidades únicas que acabam sendo fundamentais no momento da escolha. 

Um exemplo disso, é a capacidade de sua bateria, algo que não é considerado nos carros comuns já que eles funcionam a partir de combustíveis fósseis.

Diante disso podemos considerar alguns pontos como os mais importantes:

  • O seu orçamento;
  • O lugar onde você reside;
  • Necessidades para o carro;
  • Duração da bateria e garantia;
  • Tarifa de eletricidade.

Retirando esse último fator todos os outros possuem uma certa facilidade em serem entendidos para quem deseja comprar um carro elétrico. Vamos tratar de todos eles agora mesmo com mais detalhes.

Quanto você deseja gastar?

Quando está em busca de um produto, seja ele muito caro ou barato, existem sempre variações no preço. 

Os melhores carros elétricos passam pelo mesmo processo, existem alguns que são mais baratos e outros que são mais caros e na hora da escolha você deve considerar também todos os benefícios que terá ao escolher certo modelo.

Sim! O orçamento é o primeiro item que deve ser considerado. Geralmente é ele quem dita o valor que poderá ser investido no carro e se realmente vale a pena fazer investimento. 

Afinal, não importa o quão bom, rápido e sustentável é esse veículo se você não possui capacidade financeira para comprar.

Evite ilusões de promoções fantásticas e busque se basear naquilo que você tem para ter maior possibilidade de realmente obter esse veículo.

Minha residência

Pois é, esse é um dos itens que geralmente não são considerados quando falamos de automóveis comuns, isso porque os melhores carros elétricos também consideram a distância entre seus postos de carregamento. Esse fator acaba sendo bem diferente de qualquer outro tipo de veículo.

Por exemplo, se você mora em uma cidade que é pequena, pacata e tranquila, a distância entre postos de recarregamento pode ser muito maior, em certas regiões se torna inviável ter carros elétricos considerando que você não terá como carregar em uma viagem um pouco mais duradoura.

É também a partir desse destaque que podemos considerar as qualidades do veículo. 

Em cidades pequenas é mais prático possuir um carro elétrico que tem a maior durabilidade de bateria, enquanto em centros urbanos é interessante considerar melhor o preço, a facilidade de se estacionar o veículo, dentre outros pontos.

O que você irá fazer com carro

Considerando que a bateria é um ponto fundamental na hora da escolha do carro, o que você vai fazer com ele também se torna importante. 

Se utilizar ele para percorrer grandes distâncias durante um dia, ou seja, de maneira rotineira, o carro que deverá escolher com certeza deverá ser diferente daquele relacionado há uma atividade mais rápida.

Então, novamente entramos na questão da autonomia do veículo. E sim! A autonomia de um veículo elétrico é o que mais se deve considerar. 

O setor de veículos elétricos ainda é muito novo e provavelmente irá exigir cuidados para que não fique sem bateria “no meio do nada”.

Garantia e tempo de bateria

Uma das vantagens dos carros elétricos é que eles exigem menos manutenção e menos serviços do que os carros comuns, até mesmo quando estamos recarregando esses veículos há uma necessidade bem menor de funcionários e ações.

No entanto, se há algo que entra no cálculo no momento de escolher um bom carro elétrico é a durabilidade da bateria, ou seja, o seu tempo de vida útil. 

Então, é evidente que na hora de escolher um bom carro elétrico desejamos que a bateria tenha um bom prazo de vida útil.

E se mesmo assim estiver em dúvida sobre qual veículo escolher, o melhor será aquele que oferecer maior autonomia na bateria. 

Seu carro elétrico funciona de forma eficiente durante muito tempo, mas sempre deverá existir trocas de baterias. Quanto menos trocas existirem, no entanto, melhor será a qualidade desse componente.

Tarifa de eletricidade 

Esse é o ponto mais complicado de considerar. Na hora de escolher um bom carro elétrico, com certeza a tarifa de eletricidade que você vai escolher faz completa diferença.

A economia de combustível é muito maior, já que o valor da “eletricidade” é menor do que o gasto com combustíveis fósseis. E, juntamente com isso, se considera a luta contra a poluição.

Nesse momento se torna importante considerar alguns pontos no uso da energia! 

Existe a energia mais limpa e que é mais cara e também aquela que não é tão agradável ao meio ambiente, mas é bastante econômica. 

Caso escolha o primeiro tipo poderá contar com a vantagem de não poluir o meio ambiente. Já na segunda, terá maior economia, mas dispensa os cuidados com o meio ambiente. Cada tarifa possui suas vantagens e você deve escolher qual é a mais relevante.

Conclusão

Seja esperto no momento de escolher o seu carro elétrico e considere todas as dicas dadas aqui para comprar o melhor veículo possível. 

Existem variações no mercado que podem mudar a forma de carregamento e a qualidade das baterias.

Carros elétricos são o futuro da locomoção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *