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Carros elétricos: quais modelos estão disponíveis no Brasil

As emissões de carros e caminhões não são apenas ruins para o nosso planeta, elas são ruins para a nossa saúde, e os carros elétricos começam aparecer como alternativa

Poluentes atmosféricos de veículos movidos a gasolina e diesel causam asma, bronquite, câncer e morte prematura.

Os impactos a longo prazo na saúde da poluição atmosférica localizada duram a vida toda, com os efeitos suportados em ataques de asma, danos pulmonares e doenças cardíacas.

Os veículos elétricos são bastante eficientes na conversão de energia em carros e caminhões, a eletricidade em toda a placa é mais limpa e barata como combustível para os veículos, mesmo quando essa eletricidade vem da rede mais suja.

A execução dos carros elétricos ou híbridos na rede em qualquer estado tem emissões de gases de efeito estufa mais baixas do que os carros movidos a gasolina,

Carro elétricos no Brasil

O Brasil assume hoje a posição de 9º maior produtor de veículos do mundo. Apesar da drástica queda no número global de veículos vendidos em 2020, o Brasil ficou em 7º lugar entre os países com maior número de veículos vendidos naquele ano, subindo uma posição em relação a 2019. Tais números demonstram a importância e destaque do Brasil no mercado automotivo.

O mercado brasileiro está bem equilibrado entre as exportações de veículos e as importações. Em 2020, os valores gastos com importações e exportações foram praticamente os mesmos, mostrando como o Brasil está bem inserido no mercado automotivo global.

Com foco especificamente em Veículos Elétricos no Brasil, o crescimento do número de vendas tem sido substancial.

Os veículos elétricos se enquadram em três categorias principais:

  • Os veículos elétricos da bateria são alimentados por eletricidade armazenada em uma bateria.
  • Os híbridos plug-in combinam um motor a gasolina ou diesel com um motor elétrico e uma bateria recarregável grande.
  • Veículos de células de combustível dividem elétrons de moléculas de hidrogênio para produzir eletricidade para executar o motor.

Potencial brasileiro

A venda de novos veículos híbridos e elétricos (EVs) no maior parque de automóveis da América Latina, o Brasil, está agora em média com cerca de 2.000 unidades por mês, alcançando 1% ou mais de veículos novos vendidos pela primeira vez no país.

Enquanto a marca líder no 1T20 é a Toyota, outras marcas que estão indo bem são Volvo, BMW e Renault. Enquanto isso, vários novos modelos devem ser lançados em 2022, então espere que o número de EVs nas ruas aumente ainda mais.

Neste recurso, a Fleet LatAm destaca a eletrificação de automóveis no Brasil, algo que poderia ser mais fácil de realizar com vontade pública e privada.

O que esperar para o futuro

Em meados de janeiro de 2020, a CCJ da Comissão de Constituição e Justiça aprovou um projeto de lei que pretende proibir a venda de novos carros movidos a gasolina e diesel no país a partir de janeiro de 2030. Assim, apenas veículos elétricos e aqueles que funcionam com bio energia, como o etanol, seriam permitidos.

O projeto de lei também inclui a proibição de todos os veículos movidos a gasolina e diesel nas estradas a partir de 2040. Tenha em mente que ainda está para ser aprovado!

Para apoiar a cobertura regional, a unidade paulistana da empresa de energia elétrica EDP, com sede em Portugal, está instalando atualmente 30 carregadores de EV rápidos ao longo das rodovias do estado de São Paulo, complementando uma rede existente de 34 pontos de carga espalhados pelos estados vizinhos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Dando aos motoristas 2.500km de alcance de condução na região, o projeto EDP é uma das 30 propostas do programa soluções de mobilidade elétrica eficiente montadas pela reguladora brasileira de energia elétrica Aneel

Brasil e Estados Unidos

No Norte, o presidente Jair Bolsonaro andou visitando os Estados Unidos e um dos assuntos de discussão foi a possibilidade de ter uma fábrica de motores da Tesla no país.

Autoridades brasileiras e a montadora estão discutindo o assunto e os próximos passos podem incluir a preparação de medidas para facilitar negócios, como financiamento especial e créditos fiscais para a indústria de EV e possivelmente mudanças legislativas destinadas a ajudar o mercado, como o referido projeto de lei.

Modelos eletrificados disponíveis no Brasil

A BMW em 2020 esteve com pelo menos 180 estações de carregamento EV e Volvo Car com aproximadamente 250. Ambos pretendem continuar crescendo suas redes, com a expectativa de chegar a 500 até dezembro.

Entre os modelos eletrificados disponíveis no Brasil estão híbridos da Toyota, Volvo, Lexus e Volkswagen, além de elétricos completos da BMW, Nissan, Chevrolet, Renault e Audi. No total, o país tem aproximadamente 20.000 EVs em estradas, uma fração menor da frota nacional, mas os números estão crescendo gradualmente.

Então quando falamos de carros elétricos o que possui maior número de vendas aqui no Brasil no ano de 2021 foi o Porsche Taycan. Pelo menos duas das versões desse modelo ficou no “top 5” de vendas, o que significa um registro de 192 unidades emplacadas, divididas pelo modelo de entrada.

O Taycan 4S (154), e o Taycan Turbo S (38), giram em torno de R$ 700 mil a R$ 1,1 milhão. Esse movimento se assemelha a algo parecido e registrado em 2020, quando o Audi e-Tron liderou o ranking.

De acordo com um estudo que foi apresentado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, os modelos elétricos podem representar até 62% da frota de carros do Brasil. 

Mas, para que isso ocorra, serão necessárias mudanças que implicam em várias adaptações na indústria. E aí já escolheu o seu modelo? Como você pode ver modelos não faltam, o importante é escolher um que vá de acordo com o seu gosto e que caiba no seu bolso, até a próxima!

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