Tecnologia e Internet

Redator SEO: O que é? O que preciso saber? E como posso me tornar um?

O que é um redator? 

Redator é um profissional que realiza trabalhos de escrita, podendo ser nas mais diversas áreas de atuação, como escrita acadêmica, escrita para sites, escrita jornalística, entre diversos outros.

Dessa maneira, é ele quem através de muito trabalho, consegue realizar a escrita de textos, sejam eles com a finalidade de vender, rankear no Google, ou ainda, ser publicado em revista.

Por isso, é uma profissão com alta demanda de mão de obra, que necessita de um amplo conhecimento e técnica por parte do profissional. 

Então, o que faz um redator SEO? 

O Redator SEO é aquele que é especialista em garantir que textos corporativos alcancem uma boa colocação dentro dos mecanismos de busca da internet.

Isso vale dizer que ele, através de diversas técnicas de SEO, consegue que textos escritos e publicados em um blog, apareçam na primeira página, assim que as palavras chaves são pesquisadas. 

Mas o que isso acrescenta? É justamente por isso que o trabalho do redator é tão importante.

Sempre que você busca algo na internet, dificilmente você irá além da página dois, ou seja, se você escreve algo em seu site e ele não aparece nos resultados de busca, ninguém acaba visualizando.

Entretanto, se você consegue ter uma boa colocação, as visualizações em seu site aumentam, convertendo em potenciais clientes. 

O que é o SEO? 

Se você consome internet, você provavelmente tem contato com o que é chamado de SEO, que nada mais é do uma abreviação de Searching Engine Optimization.

O SEO diz respeito aos mecanismos de otimização de Buscas, ou seja, a internet possui um acervo imenso de conteúdo, entretanto, você já se perguntou, como é classificado cada um deles, quando uma busca é realizada?

É justamente através do “funil”, que filtra os melhores resultados, para poder possibilitar uma experiência melhor a quem está procurando.

O Redator é apenas um dos componentes do SEO, há outros como o designer do site, a estrutura, tags e meta tags, a experiência e diversos outros fatores.

Portanto, para que um site seja bem rankeado nos canais de busca da internet, é necessário que todos os componentes trabalhem muito bem, incluindo o redator. 

Quais as funções de um redator SEO? 

É preciso entender que as técnicas de SEO existem para que seja possível o bom rankeamento do site em questão no Google.

Entretanto, não é apenas isso, o redator precisa saber transmitir a informação de forma correta, a depender da demanda do cliente.

Ou seja, através de seu texto, ele precisa muitas vezes: 

  • Atrair novos usuários para o blog; 
  • Possibilitar que eles tenham uma aproximação com a marca; 
  • Manter os usuários como clientes; 
  • Ou ainda, convertê-los em leads. 

É um trabalho que exige amplo conhecimento de escrita, mas não apenas isso, como também as técnicas que devem ser utilizadas dentro do texto. Afinal, de nada adianta um texto extremamente escrito de forma robusta, se ninguém conseguir vê-lo, pois ele não estará bem rankeado.

Por isso, é essencial que o redator SEO saiba trabalhar com muita criatividade, sabendo utilizar-se de técnicas de otimização para que as informações sejam transmitidas de forma orgânica.

Como tornar-se um Redator SEO? 

Para tornar-se um Redator SEO, o principal passo a ser tomado é aprender a respeito das técnicas de otimização nos textos. Há um imensa gama de materiais disponíveis para que o redator aprenda a utilizá-las.

Se houver possibilidade de realizar cursos de especialização em SEO, é essencial que o faça, pois será cobrado resultados dos textos escritos pelo Redator SEO, e quanto mais conhecimento você possui, melhor  o trabalho a ser entregue.

Também é interessante aprimorar mais a escrita. Claro que sempre é possível usar a tecnologia ao seu favor. Hoje em dia já existem softwares que ajudam a revisar os erros ortográficos e gramaticais, assim como também sites para mudar palavras do texto, garantindo assim a autenticidade do artigo, mas qualquer ferramenta é somente um auxílio.

Outro ponto importante, é cadastrar-se em sites que te deem a oportunidade de iniciar na carreira, um deles, são sites de freelancers, que estão constantemente buscando novos redatores.

Também há diversas agências de marketing e consultoria que contratam redatores mensais, com carteira assinada e horário de expediente, esta também é uma excelente opção para trabalho, principalmente para adquirir experiência na área.

Então, se você deseja iniciar na carreira, o principal passo é estudar muito a respeito das normas de otimização do Google, e quando sentir-se capacitado para poder escrever, iniciar sua carreira.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 3 =