Negócios e Política

Lista | 5 principais ferramentas de gestão empresarial para alavancar seus resultados

Procurando as principais ferramentas de gestão empresarial para implantar em seu negócio e torná-lo mais competitivo? 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de utilizar as ferramentas de gestão empresarial de maneira correta e dar exemplos que vão auxiliar o crescimento do seu negócio tornando um case de sucesso no mercado atual. 

Importância das ferramentas de gestão empresarial 

Quando pensamos sobre a importância de utilizar as ferramentas de gestão empresarial precisamos compreender que no mundo atual as empresas precisam ser cada vez mais eficazes e competitivas. 

As ferramentas de gestão empresarial vem justamente para melhorar o desempenho e os processos desses negócios em diferentes âmbitos, como:

  • gestão de qualidade, 
  • gestão financeira,
  • gestão de pessoas, 
  • gestão de processos.

Essas ferramentas podem ser traduzidas como softwares ou técnicas que são utilizadas justamente para melhorar o resultado das atividades. 

Através do seu uso os gestores têm maior controle sobre as atividades que devem ser executadas, podem ampliar a produtividade de cada área e alcançam uma melhor padronização dos processos de atividades, sempre com o objetivo de alcançar o alto desempenho do negócio.  

Top 5 ferramentas de gestão empresarial 

Mas, afinal, quais são as ferramentas de gestão empresarial que podem ajudar a organização a alcançar todos esses benefícios? A seguir, listamos cinco opções que você deve considerar:

  1. Análise SWOT ou FOFA
  2. 5W2H
  3. Project Model Canvas
  4. Cinco forças competitivas de Porter
  5. Matriz de Ansoff
  1. Análise SWOT ou FOFA

Seja com a sigla em inglês (SWOT) ou em portugues (FOFA) essa ferramenta de gestão vai tem como objetivo estudar e compreender os ambientes interno e externo do negócio para poder encontrar caminhos para o crescimento da empresa. 

FOFA é a sigla para:

  • Forças, 
  • Oportunidades, 
  • Fraquezas,
  • Ameaças.

Seguindo a sigla essa ferramenta busca entender quais são as fraquezas e as forças internas de uma empresa e busca observar as oportunidades e ameaças que o mercado pode oferecer para sua empresa.

A partir dessa análise é possível observar e analisar o que pode e deve ser melhorado dentro da empresa e como se proteger e aproveitar os espaços do mercado.

  1. 5W2H

Entre as principais ferramentas de gestão empresarial está a famosa 5W2H, que não poderia ficar de fora da nossa lista. 

Esta ferramenta funciona tanto para o ambiente empresarial como também para o pessoal. 

A ferramenta  se propõe a responder sete perguntas, que formam a sigla da estratégia, são elas: 

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem deve fazer?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando deverá ser feito?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto custará esse projeto?

Através da resposta a essas sete perguntas, a ferramenta busca contribuir para a organização da estratégia, em busca de um objetivo. Ela direciona o trabalho e ajuda a organização o que deve ser feito para resolver um problema

A ideia da ferramenta é facilitar a compreensão das necessidades de determinada tarefa que precisa ser cumprida. 

  1. Project Model Canvas

Mais uma das ferramentas de gestão empresarial que vem ganhando espaço é a PM Canvas que consiste em agrupar de forma visual as diferentes áreas de um projeto, utilizando quadros e os famosos post-its.

Com o objetivo de ser uma ferramenta simples de criação, colaboração, elaboração e gestão de projetos, o modelo Canvas consiste em um quadro com 13 blocos que definem o projeto. Além dos blocos possuem 5 colunas que são divididas em:

  • Por quê? 
  • O que?
  • Quem? 
  • Como?  
  • Quando e Quanto?

A partir desses blocos é possível observar problemas no projeto, já que os blocos possuem ligações diretas entre si. A ideia é utilizar a ferramenta facilitando uma maior colaboração das partes envolvidas

Entenda como ele funciona, assistindo ao vídeo abaixo.

  1. Cinco forças competitivas de Porter

As Cinco Forças Competitivas de Porter formam um tipo de ferramenta de gestão empresarial baseada em 5 fatores de análise setorial, que tornam sua empresa diferente de outras, se destacando no mercado competitivo atual.

Saber como sua empresa deve enfrentar seus concorrentes é fundamental para o sucesso, e esse é o objetivo dessa ferramenta. As 5 forças são: 

  1. Rivalidade entre concorrentes;
  2. Poder de barganha dos fornecedores;
  3. Poder de barganha dos compradores;
  4. Ameaça de novos entrantes;
  5. Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

Quando uma empresa consegue entender quais são suas forças dentro do mercado ela consegue influenciá-lo a seu favor, encontrando uma posição estratégica que vai favorecer o seu desempenho.

Assim, o objetivo das cinco forças competitivas de Porter é mapear os fatores que vão influenciar a posição da empresa no mercado e colocá-la em um local estratégico e favorável em relação aos concorrentes. 

5. Matriz de Ansoff

Fechando nossa lista das principais ferramentas de gestão empresarial, a Matriz de Ansoff tem como objetivo auxiliar as empresas no planejamento de estratégias buscando o crescimento.

A ferramenta é construída a partir de 4 pilares que vão permear a gestão da empresa e buscar o seu crescimento. Essas ações são:

  • Penetração de mercado,
  • Desenvolvimento de produtos,
  • Desenvolvimento de mercado,
  • Diversificação.

Esta ferramenta se aproxima da análise SWOT, pois busca compreender e analisar os fatores externos que são fundamentais para o crescimento da companhia. 

Assim, tem como objetivo analisar e planejar as ações da empresa para otimizar as tarefas, a partir de um plano de ação mais eficiente. 

Pronto para implementar essas ferramentas de gestão empresarial em seu dia a dia? 

Já usa alguma delas? Então deixe no comentário. Conheça outras opções? Compartilhe com a gente!

Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente onde você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.