Negócios e Política

Como fazer networking para o meu empreendimento na internet?

Se você quer ter uma empresa online de sucesso, é preciso ter em mente duas palavras: networking, empreendimento na internet. De hoje em diante, você deve pensá-las como se fossem uma coisa só, pois é preciso montar bases sólidas e, a rede de influência, é uma delas. A ideia de encontrar oportunidades através de pessoas pode até ser antiga, mas nunca pode ficar para trás.

Através do casamento do networking com um empreendimento na internet, você pode não apenas solidificar o seu negócio, mas também escalar. Obviamente, é necessário encontrar as pessoas certas, os negócios certos.

As vantagens do networking para um empreendimento na internet estão relacionadas à influência que sua empresa pode ter. É o mesmo que abrir um mundo de oportunidades onde os ganhos são a percepção das mudanças de mercado e as parcerias profissionais.

Em tempos passados, para fazer networking era necessário, de maneira estrita, frequentar eventos e literalmente estar nos lugares certos. De fato, essa prática não mudou, mas o conceito em si ampliou.

Ao invés da ênfase ficar somente na presença física, agora é possível marcar presença no mundo digital, através de conteúdos atualizados e muita interação nas redes sociais. Com isso, sua empresa pode obter contatos preciosos, além de, claro, apresentar-se de forma destacada para um público que pode ser transformado em clientela.

Veja a seguir os detalhes de como funciona o networking para empreendimento na internet e quais são as suas vantagens. Confira também as melhores dicas para começar hoje mesmo a trabalhar o seu próprio networking para obter novas oportunidades no seu negócio!

Como funciona o networking para empreendimentos na internet?

O networking para empreendimento na internet funciona semelhante ao presencial, apenas em ambientes diferenciados — redes sociais, e-mail, apps de troca de mensagens em tempo real e reuniões online. Não é à toa que aplicativos como Zoom e Telegram ganharam ainda mais importância durante a pandemia.

Fazer networking para empreendimentos não se limita apenas a buscar os contatos e listá-los, pois, é preciso trabalhar cada um deles através de um relacionamento.

Obviamente, alguns contatos de sua rede de networking serão mais próximos, outros serão apenas para reuniões mais esporádicas e cabe a você decidir qual contato terá mais proximidade com você e sua empresa.

Quais as vantagens do networking em empreendimentos online?

Visto que o networking para empreendimento na internet é o ato de construir e de manter em fluxo a relação com os contatos estratégicos para o crescimento de uma empresa, a maior vantagem em fazer isso online é a celeridade.

Em outras palavras, os canais de comunicação, como a rede social ou o e-mail, tornam a troca de informações mais fácil e rápida. Torna o relacionamento entre parceiros mais dinâmico.

Além disso, com boas parcerias em empreendimentos online você pode construir a sua autoridade digital facilmente ao acumular Link Juice para a sua página

Além da vantagem da aceleração na construção e manutenção da rede de contatos, também podemos destacar as vantagens que decorrem disso, as quais vão desde o aumento da influência até as parcerias profissionais.

Influência

Ao obter uma rede maior de contatos, a primeira consequência é o aumento proporcional da influência da sua empresa. Pelo fato dessas pessoas estarem dispostas a ouvir, a disponibilizar seu tempo e a mostrar que conhecem você, isso demonstra para o resto do mercado que você é mais influente.

Isso também acontece quando você tem, na sua rede, pessoas, empresas ou grupos que são referência nos seus respectivos nichos. Isso traz credibilidade e, consequentemente, influência.

Oportunidades

Com o aumento da influência, o que acontece é o surgimento de mais oportunidades. Ter contato com outros empreendedores significa ter acesso a diversas fontes de ideias que podem se transformar em estratégias para você e seu negócio.

Percepção das mudanças de mercado

Ter contato diário com os processos internos da empresa é vital para qualquer empreendedor. No entanto, essa rotina pode ser sufocante, no sentido de que se torna um obstáculo para observar o mercado com um olhar mais amplo.

O networking para empreendimento na internet ajuda nisso, pois o contato frequente com as pessoas é uma forma de se atualizar e conhecer as mudanças do mercado.

Parcerias profissionais

A última consequência de ter um bom networking é desenvolver parcerias profissionais. É muito difícil erguer e manter uma empresa sozinho, mas, através do networking, você pode encontrar fornecedores, sócios e outros empreendedores.

De repente, existe uma empresa do seu mesmo nicho que pode se tornar uma parceira, ao invés de uma concorrente.

Dicas para fazer networking em empreendimentos na internet

Mas como obter todos os benefícios que um bom networking no seu empreendimento é capaz de proporcionar? Já que o mundo digital possui suas particularidades em relação ao mundo físico, é necessário fazer adaptações, que vão desde a criação de bons conteúdos até a organização de eventos online.

Presença online e conteúdos atualizados

Se você e, principalmente, sua empresa, ainda não possuem um perfil nas redes sociais, é preciso remediar isso rápido. Não apenas os clientes estão nas redes e nos sites, mas possíveis parcerias.

Com um perfil em redes como o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras, é necessário criar conteúdos. Para obter networking é preciso demonstrar valor. O conteúdo, que se refere à área de domínio de sua empresa, bem como seu nicho de atuação, mostra que você tem algo a oferecer.

Portanto, é necessário publicar conteúdos com frequência e atualizar os seguidores acerca de todas as novidades da empresa, do mercado e do universo que os envolvem.

Interação

Além da criação do conteúdo e da presença online, é preciso responder, comentar, provocar e reagir. Isso significa interação.

As redes sociais são os melhores locais online para interagir, pois suas ferramentas foram feitas para isso.

Para conteúdo publicado, verifique o nível de curtidas e observe quem comentou. Uma simples resposta de comentário pode render uma conversa, que por sua vez, pode gerar um contato para o networking para seu empreendimento na internet.

Contatos

Não adianta ter o trabalho de fazer conteúdos, de obter seguidores e contatos e, no fim das contas, não conversar com ninguém. Com aqueles que você tem mais proximidade, use o WhatsApp e converse sempre que puder. Mas dê atenção também aos mais distantes, não fique muito tempo sem perguntar pela pessoa ou sem dar notícias.

Pode ser muito difícil obter um contato para seu networking, mas é extremamente fácil perder.

Eventos online com as perguntas certas

A ideia é usar o evento online para aproveitar o tempo e fazer boas perguntas para os contatos mais experientes do que você.

Mas, é preciso fazer perguntas pertinentes, que sejam da área de expertise do contato e que realmente agreguem ao seu negócio. Essa disposição faz com que as pessoas se tornem mais inclinadas a ouvir e colaborar.

Empatia

Por mais que esse seja o último item da lista, tenha ele como o mais importante. É necessário ter em mente que cada pessoa tem os seus problemas, até mesmo aquelas que são uma referência no mercado, com quem você quer aprender ou fazer parcerias.

Tenha empatia ao marcar horários, seja flexível, ouça tudo o que eles têm a dizer com atenção. Essas qualidades denotam a humanidade, que é algo admirado não apenas no círculo empresarial, mas em todos os outros. A empatia é essencial para ter relacionamentos a longo prazo.

Assim como deseja aprender e obter bons contatos, você também pode se tornar um bom contato de alguém e ensinar o que sabe.

Obter um networking para seu empreendimento na internet é vital para qualquer empresa, e o momento de agora é o mais oportuno para estreitar relacionamentos através da tecnologia. Então, corra para seguir as dicas acima e comece a trabalhar em sua própria rede de pessoas!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − cinco =