Blog

Aluguel de betoneira: Limpeza e Conservação

Aluguel de betoneira

A limpeza e conservação é um aspecto muito importante para os usuários do serviço de aluguel de betoneira. Esses equipamentos podem operar por uma longa vida útil, com um alto nível de desempenho. Assim, é essencial que esses maquinários passem por procedimentos constantes de manutenção para manter as boas condições de utilização.

Saiba a seguir algumas dicas fundamentais para que você realize de forma adequada os procedimentos para a conservação da betoneira. Dessa forma, garanta que o equipamento obtido através do serviço de aluguel de betoneira lhe ajudar no andamento de sua obra. 

Veja também algumas orientações para que você realize a manutenção e limpeza de betoneira da melhor forma possível.

Aluguel de betoneira: recomendações iniciais

Inicialmente, é importante lembrar que cada uma das dicas mostradas a seguir dá conta de uma parte específica da betoneira. Contudo, independentemente da situação, as operações devem ser efetuadas com uma certa constância para que efetivamente apresentem um resultado positivo.

Em linhas gerais, lembre-se de realizar regulagens gerais, realizando testes de funcionamento para assegurar que ela vai estar disponível nos momentos de necessidade.

Aluguel de betoneira: como fazer a limpeza do tambor de mistura e pás

O tambor de mistura e as pás devem estar totalmente limpos e prontos para a operação a cada novo dia de trabalho. A higienização dessas partes quando estiver cumprindo o contrato do serviço de aluguel de betoneira é essencial. Isso vai garantir que o equipamento esteja na mesma condição de operação do momento em que o contrato foi assinado.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais:

  • Utilize uma mangueira para retirar o cimento antes que ele seque. Caso ele fique em um estado semi-seco, você pode usar uma espátula. Nos casos em que o cimento já estiver seco, e, portanto, mais preso às pás, será necessário usar lavadora de alta pressão.
  • Caso tenham sobrado restos de argamassa seca na parte interna do tambor, também é possível utilizar uma espátula para retirá-los. Mas inicie o processo de limpeza somente quando tiver certeza que o equipamento está desconectado da tomada, para evitar qualquer tipo de acidente envolvendo energia elétrica.

Aluguel de betoneira: dicas de limpeza e manutenção do motor

A manutenção do motor da betoneira é uma ação bastante importante para preservar a vida útil do equipamento. Nesse sentido, é preciso que sejam utilizados os dispositivos corretos para esse tipo de tarefa, assegurando que o resultado esteja à altura das expectativas.

Veja algumas recomendações para a limpeza do motor:

  • Entre os equipamentos indicados para a higienização do motor, dois estão entre os mais utilizados: o soprador ou compressor. Com fortes jatos de ar, eles ajudam a excluir todos os excessos de poeira que trazem danos para a operação da betoneira;
  • Outra dica muito importante é conferir, antes da limpeza, se não existem fios soltos ou desencapados – algo fundamental para prevenir acidentes elétricos;
  • Preste atenção se não existem ruídos anormais do motor, que podem indicar a necessidade de lubrificação ou substituição dos rolamentos. Caso seja esse o caso, é fundamental procurar o quanto antes uma assistência técnica especializada. No caso do aluguel de betoneira, entre em contato imediatamente com a empresa locadora. 

Dicas de manutenção de engrenagens, pinhão e rolamentos 

A lubrificação recorrente do pinhão e das engrenagens da betoneira visa assegurar que as partes mecânicas do equipamento tenham uma vida útil aprimorada. Esse procedimento garante maior resistência contra a fricção constante provocada pelo funcionamento do produto. Veja algumas dicas:

  • Utilize um spray lubrificante ao contrário de graxa ou óleo;
  • Lembre-se que os rolamentos devem passar por lubrificação diária, utilizando o tipo de produto lubrificante indicado pelo fabricante. Assim, sempre tenha em mãos o manual do equipamento ou converse com a empresa locadora. 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − três =