Tomada de decisão baseada em dados: como um ERP transforma a gestão de distribuidoras

O melhor ERP de distribuidora auxilia na centralização de informações, na automatização de processos repetitivos e mais importantes, além de fornecer uma visibilidade ampla das tarefas. Com apoio dos dados fornecidos, a empresa consegue tomar decisões com mais confiança, além de desenvolver estratégias para cada período do ano.
Neste caso, o ERP é o responsável por organizar as tarefas e garantir que as atividades mais demoradas passem por uma automação. A etapa de processamento das compras também é otimizada, o que ajuda no acompanhamento de pedidos e no atendimento imediato ao cliente.
Por que um ERP é essencial para uma distribuidora?
Integração dos setores da distribuidora, decisões baseadas unicamente em dados e mais eficiência na parte da cadeia de suprimentos. O estoque passa por uma otimização, em que ocorre automaticamente o cálculo dos produtos presentes em estoque, além de indicar quais mercadorias precisam passar por reposição, de acordo com a demanda.
Faturamento dos clientes, controle financeiro, pedidos e o estoque passam pela automação com o ERP. Os colaboradores não precisam desperdiçar tempo frente a essas etapas, o que os permite se concentrar na análise de dados, na avaliação de novas estratégias e na leitura regular de relatórios.
Como um ERP ajuda a prever tendências de venda?
Análise do histórico de compras e da integração feita entre todos os setores, como armazém, área de vendas e suprimentos. O inteligente sistema do ERP consegue salvar os dados e fornecer uma visão completa para a distribuidora se preparar para as tendências do ano.
Quanto mais moderno for essa ferramenta, mais recursos estarão disponíveis, como a dashboard e a elaboração de relatórios customizados. Inclusive, o sistema conta com previsão das demandas com base nos períodos anteriores e pode oferecer um indicativo mais assertivo do que esperar para este ano.
De que forma o ERP otimiza a gestão de estoque e reduz custos?
Centralização de todas as informações, como de vendas, compras, etapa de produção e estoque. O ERP também faz o registro automático tanto das entradas de mercadorias quanto da saída de produtos, ajudando a ter uma visibilidade do armazém mais ampla e segura. Além disso:
- Controle de despesas;
- Praticidade para acompanhar vencimentos de produtos;
- Giro de estoque constante;
- Facilidade de saber quais produtos mais saem;
- Impede que compras irrelevantes sejam feitas;
- Otimiza as compras;
- Diminui os desperdícios.
Um excelente ERP fornece todas as informações que a distribuidora precisa para manter o negócio ativo. Dados, como itens de saída constante, o que ainda está em abundância no armazém e quais produtos possuem boa rotatividade ficam expostos no dashboard para a gestão saber o que não fazer.
Qual a diferença de um ERP comum para um especializado em distribuição?
O ERP tradicional somente integra as principais áreas da empresa, apresenta dados financeiros, mapeia os produtos com alta ou baixa saída e não conta com funções eficientes de logística. Já o focado em distribuição consegue gerenciar diversos depósitos, envia relatórios personalizados, ajuda na otimização de rotas para as entregas e:
- Alta previsibilidade de demandas;
- Análise constante de histórico de vendas;
- Facilidade para realizar diversas integrações;
- Dados armazenados em nuvem para maior segurança;
- Possibilidade de configurar a ferramenta da maneira que desejar.
Saiba que o melhor ERP de distribuidora deve ser prático de usar, organizar informações e acompanhar diariamente o estoque e compras. Caso o sistema salve esses dados em nuvem, melhor e mais seguro, pois evita que o computador faça o armazenamento porque possui chances de exposição e acesso de pessoas não autorizadas.
Ao saber o que é ERP para distribuidoras, você tem mais segurança de escolher a ferramenta adequada com a WebMais Sistemas. Solicite uma demonstração para saber como o recurso funciona e se surpreenda com a eficiência, praticidade e agilidade na navegação e personalização!
Espero que o conteúdo sobre Tomada de decisão baseada em dados: como um ERP transforma a gestão de distribuidoras tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Tecnologia e Internet

Conteúdo exclusivo