Cultura e Música

André Luiz: Um espírito que transcende o tempo e o espaço

Nos livros de André Luiz, disponíveis na livraria online editora dufaux, encontramos preciosas lições sobre espiritualidade, amor, família e a existência humana na Terra como um todo. Com seus ensinamentos, esse espírito, cujo porta-voz foi Chico Xavier, foi capaz de mudar para melhor a vida de inúmeras pessoas por todo o Brasil.

Sua influência é tão grande no imaginário espírita brasileiro que é impossível pensar em espiritismo hoje sem também pensar em André Luiz e em seu médium, Chico Xavier. Continue conosco, e entenda quem foi André Luiz, e como ele se tornou tão influente no espiritismo brasileiro. 

A jornada extraordinária de André Luiz: Do plano físico ao mundo espiritual

André Luiz, enquanto vivo, não possuía esse nome, tendo adotado-o na intenção de permanecer anônimo para poupar seus descendentes de exposição, e também para que sua vida material não ofuscasse sua mensagem. Sabe-se que enquanto vivo, ele foi médico, e que nasceu em uma família de boas condições. 

A identidade factual de André Luiz é desconhecida – porém, existem diversas especulações. Embora alguns acreditem que ele tenha sido Osvaldo Cruz ou Carlos Chagas, a hipótese mais provável e compatível com as informações trazidas por André Luiz é que ele tenha sido Faustino Esposel, médico neurologista e psiquiatra. 

O próprio André Luiz afirma que teve uma vida de excessos e que foi adepto dos vícios de sua época. Por nascer em uma boa família, teve uma vida fácil, não precisou fazer sacrifícios e conquistou o que conquistou sem suor. A conjunção de todas essas coisas fez com que ele se tornasse uma pessoa desregrada, abusando de comida, álcool, entre outras coisas.

Esse comportamento autodestrutivo fez com que André Luiz fosse tido como suicida, motivo pelo qual ele foi para o Umbral após morrer. Lá, passou cerca de oito anos, até ser resgatado e levado para a colônia espiritual Nosso Lar para ser reabilitado e educado sobre a vida espiritual.

Após passar por um longo processo de mudanças, onde ele se vê confrontado por seu próprio orgulho, arrogância e egoísmo, André Luiz amadurece, e torna-se capaz de ser um mensageiro para os homens, trazendo as boas novas sobre a vida espiritual. 

Os ensinamentos profundos de André Luiz

Uma das lições primárias trazidas por André Luiz é a do cuidado conosco. Mesmo que em vida fosse um médico e dedicasse sua vida a auxiliar o seu próximo, isso não lhe valeu de muito, pois negligenciava a própria saúde e tinha maus hábitos. 

Nosso corpo, embora seja temporário, precisa ser cuidado – pois enquanto estamos nele, ele está intimamente ligado a nossa alma. Um corpo mal cuidado inevitavelmente abrigará uma alma mal cuidada. 

André também nos mostra como os nossos pensamentos e apegos são capazes de nos limitar e atrasar nossa vida espiritual. Na maior parte do tempo, o que nos une a certas pessoas, certos lugares, certos hábitos, não é amor genuíno, mas um sentimento de possessividade, de egoísmo, e uma inabilidade em deixar ir o que precisa ir.

O próprio André sofreu muito com isso no início de sua jornada espiritual, e por isso adverte muito contra esse tipo de apego. Do mesmo modo, ele mostra como o amor verdadeiro é leve, desapegado e altruísta. 

Pode-se dizer que a mensagem final de André Luiz para nós é a do amor. Primeiro o amor para com nós mesmos, para cuidarmos de nosso corpo e da nossa alma, e para com o nosso próximo e assim possamos ter uma boa convivência e evoluir espiritualmente.

A obra literária de André Luiz

Enquanto colaborou com Chico Xavier e Waldo Vieira, o espírito de André Luiz trouxe um grande número de ensinamentos que vieram na forma de mais de vinte obras que foram publicadas ao longo de muitos anos. As principais são:

  • Nosso Lar;
  • Os Mensageiros;
  • Obreiros da Vida Eterna;
  • Missionários da Luz;
  • Ação e Reação.

Após o desencarne de Chico e Waldo, o espírito de André Luiz teve duas outras manifestações reconhecidas, uma em colaboração com o médium Samuel Gomes, que deu origem à trilogia Regeneração, e outra com o médium Antônio Baduy Filho, que deu origem à série Vivendo a Doutrina Espírita. 

A relevância de André Luiz nos dias atuais

Muitas das informações que temos acerca do mundo espiritual atualmente, como a existência das colônias espirituais, a hierarquia espiritual, o próprio funcionamento das colônias, foram trazidas por André Luiz em sua obra. 

Sem ele, esse conhecimento mais profundo acerca da vida após a morte possivelmente não existiria, ou teria demorado muito mais para ser exposto por algum outro espírito. Além disso, as mensagens e ensinamentos que ele trouxe deram uma profundidade muito maior ao espiritismo no espiritismo, no sentido de trazer, além de conhecimento religioso e espiritual, alento e conforto por meio dos ensinamentos e mensagens. 

A importância de André Luiz é tamanha que alguns até mesmo passaram a tratar sua mensagem como uma espécie de Quarta Revelação – no entanto, essa é uma postura errada. As obras de Kardec são a pedra angular do espiritismo, pois oferecem uma base teórica sólida e um método preciso de compreensão da vida espiritual. 

Qual a ordem dos livros de André Luiz?

As obras de André Luiz são numerosas demais para serem listadas, no entanto, a primeira obra publicada foi justamente sua obra mais famosa: o livro Nosso Lar, que foi lançado no ano de 1944. Depois dela, vieram os livros Os Mensageiros, também em 1944, Missionários da Luz, em 1945, Obreiros da Vida Eterna, em 1946, e No Mundo Maior, em 1947. 

Tratando das obras mais recentes, temos os quatro volumes da série Vivendo a Doutrina Espírita, lançados no ano de 2015, e a trilogia Regeneração, iniciada também no ano de 2015, mas com seu último volume lançado no ano de 2018. 

Onde comprar livros de André Luiz?

Se você deseja ler os Livros de andré luiz e aprender mais sobre os seus ensinamentos, na livraria online Editora Dufaux você pode encontrar as obras completas transmitidas por esse maravilhoso guia espiritual.

A Editora Dufaux é uma editora especializada na publicação e divulgação da doutrina espírita, e possui em seu acervo obras de nomes como Chico Xavier, Zibia Gasparetto e Divaldo Franco, e conta com livros tanto em formato digital quanto físico por valores acessíveis. Acesse o site da editora e aproveite!

Conhecer a obra de André Luiz é indispensável para todo espírita que deseja enriquecer sua vida material e espiritual, e a livraria online Editora Dufaux está à sua disposição para te ajudar nessa missão, pois nela, mais do que livros comuns, você encontra livros que transformam vidas.

Similar Posts