Blog

Conheça a história da Construção Civil 

A história da construção civil nos remonta a muitos anos atrás, sendo um ramo muito extenso e, de fato, muitas pessoas podem trabalhar na área. 

No entanto, não é uma profissão nova, na verdade, faz muito tempo que as pessoas começaram a compartilhar seus conhecimentos com relação a engenharia, construção e afins. Graças a isso hoje nós temos um grande repertório de conhecimento.

Porém, considerando a engenharia civil como um todo, é interessante destacar que boa parte do seu começo ainda não é possível de avaliar. Como material de estudo, há não muito tempo a construção civil surgiu, porém, sabemos que antes da escrita não há muitas informações sobre os povos de certa região.

Mas pense em exemplos claros, como a Grande Muralha da China. É uma construção muito conhecida que é considerada uma das mais belas de todo o mundo, ainda de pé hoje! Esse é um fator extremamente importante para tratar sobre o que falaremos hoje, a história da construção civil.

O primeiro engenheiro civil

John Smeaton, começou com a fabricação de alguns instrumentos e foi o primeiro homem a se nomear engenheiro civil. Seus projetos e serviços eram extremamente procurados, principalmente porque ele trabalhava de uma forma extremamente abrangente, com ideias poderosas e diferentes para aquela época.

A Sociedade de Engenheiros Civis foi fundada em 1771. O objetivo, no começo, era reunir um número grande de engenheiros, empresários e outros profissionais para começar projetos de construção de rodovias, estabelecimentos, estradas comuns e muitos outros. Atualmente ainda é considerada uma sociedade muito bem vista.

Na época, essas reuniões eram realizadas durante sessões parlamentares; um costume seguido até os dias de hoje pela sociedade.

Funções da construção civil

A construção civil em si é capaz de gerar muitas funções. Não é necessário, atualmente, uma formação para que atue na área, mas hoje já existe a engenharia civil e muitos outros postos de trabalho que se encaixam nesse critério, como é o caso dos arquitetos.

Vamos ver um pouco mais como acontece o trabalho na construção civil e porque é tão importante para a sociedade atualmente!

Estudos de viabilidade

Antes de tudo, é importante estudar e se programar para tudo! É fundamental conhecer as viabilidades do projeto antes de iniciar algo, até porque essa é uma questão de segurança fundamental em determinados locais, principalmente aqueles que recebem pessoas.

Os estudos podem averiguar alguns métodos alternativos para determinada função — por exemplo, ponte versus túnel, no caso de uma travessia de água — Problemas econômicos e de engenharia devem ser considerados para uma boa gestão e análise dos possíveis problemas!

Investigações do local

Também deve ser considerado um estudo abrangente do local, com todos os dados importantes para a construção correta de determinados itens. Sendo assim, o estudo do solo é trivial para criar uma boa base para qualquer construção, não é atoa que desde os primórdios isso acontece!

É surpreendente que um estudo sério da mecânica do solo não tenha se desenvolvido até meados da década de 1930, apesar das várias tentativas de gerenciar adequadamente tudo para ter bons resultados na construção.

De toda forma, há muito o que se averiguar no local!

Projetar

A última parte importante no projeto está relacionada a engenharia e construção. Projetar vai muito além do que alguns pensam. Pode ser necessário um conhecimento abrangente em diversos setores, como por exemplo em hidráulica ou até mesmo em designer. Isso é fundamental para que uma boa construção seja erguida!

Muitos estudos surgiram, todos com base na resistência dos materiais e em áreas semelhantes. Isso tudo para que durante uma obra existisse a segurança necessária. 

Com a tecnologia, os projetos acabam sendo mais resolutos. Muitos podem ser avaliados por computadores, diminuindo e muito o risco de erro humano. Vale a pena ver alguns dos softwares conhecidos atualmente, isso também é história da construção civil!

História da Construção civil

A história da construção civil, sua promoção de obras de engenharia civil pode ser iniciada por um cliente privado, mas a maioria dos trabalhos é realizada para grandes corporações, autoridades governamentais e conselhos públicos e autoridades. 

Muitos deles têm suas próprias equipes de engenharia, mas para grandes projetos especializados é comum empregar engenheiros de consultoria.

O engenheiro consultor pode ser obrigado primeiro a realizar estudos de viabilidade, depois recomendar um esquema e citar um custo aproximado. 

O engenheiro é responsável pela concepção das obras, fornecendo especificações, desenhos e documentos legais em detalhes suficientes para buscar preços competitivos de licitação.

Manutenção

História da construção civil. O empreiteiro mantém as obras para a satisfação do engenheiro consultor. A responsabilidade pela manutenção se estende a obras acessórias e temporárias onde elas fazem parte da construção geral.

Após a construção, um período de manutenção é realizado pelo contratante, e o pagamento da última parcela do preço do contrato é retido até ser liberado pelo engenheiro consultor. 

Os departamentos de engenharia e obras públicas do governo central e local estão preocupados principalmente com a manutenção, para a qual empregam mão-de-obra direta.

Investigação

A pesquisa na área de engenharia civil é realizada por órgãos governamentais, fundações industriais, universidades e outras instituições. 

A maioria dos países possui agências controladas pelo governo, como o Bureau of Standards dos Estados Unidos e o Laboratório Físico Nacional da Grã-Bretanha.

Estes estão envolvidos em um amplo espectro de pesquisa e estabelecimentos na construção de estradas e rodovias, pesquisa hidráulica, poluição da água e outras áreas. 

Muitos são auxiliados pelo governo, mas dependem em parte da renda do trabalho de pesquisa promovido pela indústria.

Gostou de conhecer a história da construção civil? Espero que sim, para outras dicas como esta não deixe de conferir o nosso blog, até a próxima!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − cinco =