Auto e Moto

Uso do GNV: vantagens e desvantagens do kit de gás

Com o aumento do preço dos combustíveis, é comum que as pessoas busquem por alternativas que possam diminuir os custos de transporte, como o aluguel de carros. Outra opção que está em alta é o uso do GNV.

O Gás Natural Veicular pode não ser a melhor ideia para todo mundo. Isso porque, nem sempre a quantidade de combustível que o consumidor gasta compensa o preço de instalação deste produto.

Porém, muitos motoristas enxergam uma economia considerável quando optam pela instalação do kit GNV no veículo.

Diante disso, preparamos este texto para que você conheça as vantagens e desvantagens em utilizar o kit gás. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é Gás Natural Veicular?

Para compreender quais são as vantagens e desvantagens do uso do GNV, é preciso primeiramente entender o que é esse combustível e como ele pode ser usado em seu veículo. 

O Gás Natural Veicular se baseia em um tipo de combustível automotivo não líquido que pode ser utilizado para mover a maior parte dos veículos no mercado. Para isso, é necessário que haja uma intervenção no carro para adaptá-lo.

Hoje em dia, nenhum veículo fabricado no país sai da fábrica compatível com o GNV. Uma exceção que aconteceu foi em 2016 com o Fiat Siena Tetrafuel, mas ele logo saiu de linha.

Para poder utilizar o GNV em um carro, é preciso instalar um kit gás que ocupa boa parte do porta-malas do automóvel. Ele se constitui de cilindros de gás que são encontrados no mercado.

Quais as vantagens do uso do GNV?

  • Pouco poluente
  • Mais econômico
  • IPVA mais barato
  • Vantagens em peças do carro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de combustível, é hora de conhecer suas vantagens. Confira a seguir.

Pouco poluente

O uso do GNV faz com que haja a emissão em média de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja menos poluente que outros tipos.

Por conta disso, o motorista acaba ajudando o meio ambiente e evita, dessa forma, piorar o cenário mundial de mudanças climáticas.

Mais econômico

Uma das principais vantagens para quem quer utilizar o kit gás no carro é a economia de combustível. Esse tipo de combustível pode gerar uma economia em torno de 50% quando comparado à gasolina.

IPVA mais barato

Em determinados estados do Brasil há descontos no IPVA para veículos que fazem uso do GNV. Isso ocorre por causa de que o combustível é menos poluente, o que auxilia os estados a cumprirem suas cotas de diminuição de emissão de CO2.

Sendo assim, além da economia, há uma redução tributária que é bastante benéfica para os motoristas.

Vantagens em peças do carro

O uso do GNV auxilia no aumento da durabilidade de algumas peças veiculares. Quem mais tira proveito disso é o sistema de injeção. Ao contrário da gasolina ou etanol, o Gás Natural Veicular impossibilita o acúmulo de resíduos nos bicos injetores, o que amplia a sua vida útil.

O óleo lubrificante do motor também apresenta uma maior durabilidade pela mesma razão. Em relação ao escapamento do carro, é possível ganhar 20% mais de vida útil por não ocorrer concentração da água que há na gasolina e no etanol.

Quais as desvantagens do uso do GNV?

  • Perda da garantia
  • Valor alto de instalação
  • Danos mecânicos
  • Desvalorização do veículo
  • Maior custo de manutenção
  • Menor espaço

Agora que você viu as vantagens do uso do GNV, vamos apresentar suas desvantagens.

Perda da garantia

A instalação do GNV no carro provoca a perda automática da garantia do veículo. Por conta disso, se você tiver algum problema com o veículo, ficará impossibilitado de utilizar os serviços da concessionária para solucioná-lo.

Valor alto de instalação

O kit GNV apresenta um alto custo de instalação. Um serviço bem-feito e de qualidade que seja credenciado pelo Inmetro pode ficar em torno de 5 a 7 mil reais. Em alguns casos, até mais.

Danos mecânicos

Se o uso do GNV ajuda na conservação de algumas peças, ele também acaba causando prejuízos em outras.

Por exemplo, os cabos de velas são os grandes prejudicados uma vez que perdem metade da sua vida útil (a vida útil dessas peças é de 30 mil km). Esse é um valor a mais para motoristas de aplicativos porque acabam tendo de trocar esses itens quase que todo mês.

O cabeçote do motor também é prejudicado. Isso pelo fato de que ele recebe maior pressão vinda do GNV. Com isso, há uma maior possibilidade de ocorrer fissuras, causando o trincamento da peça. Consequentemente, o motorista vai acabar tendo que trocá-la.

Desvalorização do veículo

Muitos motoristas de aplicativos e taxistas instalaram o kit GNV para economizar com gasolina. De fato, a economia é muito vantajosa. No entanto, eles têm uma surpresa negativa quando vão comprar um novo carro para Uber ou táxi: o veículo atual perdeu boa parte do seu valor por causa do kit.

De acordo com uma análise de mercado, um carro com GNV pode perder de 15 a 20% do seu valor simplesmente por ter o kit instalado. Isso acontece por causa da perda de bateria e da modificação do automóvel. 

Assim, quando você for usar o carro de entrada para financiar um novo modelo, terá essa queda de valorização e precisará pagar mais. Além disso, muitas concessionárias podem nem aceitar o carro modificado como entrada na hora de trocar o veículo.

Maior custo de manutenção

Outra desvantagem do uso do GNV é que o equipamento exige um certo cuidado de manutenção. Isso porque, com a instalação, já há a perda da garantia do automóvel.

Em segundo lugar, por causa que o sistema exige uma maior atenção (até porque ele é considerado uma modificação veicular e, assim, precisa ser inspecionado pelo Detran). E tudo isso, ao final, custa dinheiro.

Menor espaço

Por fim, um problema bem normal em veículos com o kit gás é a perda de espaço no porta-malas. Para motoristas de aplicativos, por exemplo, isso pode custar algumas viagens, uma vez que os clientes podem querer utilizar o porta-malas.

Conclusão

Enfim, agora que você sabe mais sobre esse equipamento, é preciso saber se vale ou não vale a pena a instalação em seu carro, certo?

Pois bem, de fato, o sistema promove uma economia de combustível. Porém, há uma série de gastos nesse processo que pode consumir toda essa redução do gasto de combustível.

Na realidade, o uso do GNV depende de cada contexto. Então, analise bem e veja se a instalação do kit gás será válida para você ou não.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × quatro =