Beleza e Saúde

Terapia online é aliada contra aumento da depressão

Além das perdas de amigos e familiares, a pandemia da Covid-19 trouxe diversos reflexos negativos para a vida da população. Uma dessas consequências foi o aumento dos casos de depressão, uma doença perigosa e silenciosa.

Desde o início da pandemia, o número de brasileiros com sintomas de depressão saltou de 9,6% (2019) para 13,5% nos primeiros meses de 2022 – um aumento de 40% de acordo com o levantamento realizado pela Vital Strategies, organização global de saúde pública, e pela Universidade Federal de Pelotas.

A pandemia trouxe reflexos negativos, mas também positivos no campo da saúde mental. Aumentou não apenas o interesse, mas a aceitação pelos serviços de terapia online, prática que, antes, não era reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia.

O número de psicólogos cadastrados no e-Psi, obrigatório para atendimentos online, aumentou 352% em 2020 e 2021. A Organização Mundial da Saúda informou que 70% dos países adotaram práticas de terapia por videochamada.

Escuta Online

A Escuta Online, clínica de psicoterapia pela internet, havia sido criada antes mesmo de qualquer menção ao “coronavírus” – para ser mais exato, em 2018. Porém, recebeu autorização para atendimento psicoterápico remoto somente durante a pandemia de covid-19.

Criada e composta por profissionais com mais de duas décadas de experiência, a Escuta Online busca diferenciar-se da crescente oferta de terapias online por meio da garantia da segurança, da ética e da responsabilidade dos consultórios convencionais.

A facilidade com que uma pessoa pode recorrer ao tratamento psicoterápico pela internet requer bastante cuidado e atenção na escolha do psicoterapeuta. “É recomendável que a pessoa pesquise, entre outros fatores, a sua formação e a sua linha de atuação do profissional antes de iniciar o tratamento. Depressão precisa ser levada muito à sério. Um profissional desqualificado pode piorar a situação de quem já não está bem”, alerta a psicóloga Gabriela Zuñeda, da Escuta Online.

Opções de contato

  • Telefone/WhatsApp: (51) 98021 0765
  • Site oficial: https://escutaonline.com/
  • Instagram: https://www.instagram.com/escuta.online
  • Facebook: https://www.facebook.com/escutaonline

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 8 =