Blog

Rio filme personagens

Você já se perguntou por que o filme “Rio” conquistou corações ao redor do mundo? Hoje, vamos mergulhar na história dessa animação colorida e vibrante, revelando não apenas as aventuras de Blu, a ararinha-azul, mas também os debates que suscitou. Junte-se a nós nesta viagem pelo Rio de Janeiro, palco de uma história que transcende a tela.

Enquanto nos preparamos para a chegada de Rio 3, confirmado pela Disney com produção da Century Studios, e lançamento previsto para 2023, vamos por aqui relembrando um pouco das histórias dos filmes, polêmicas e personagens.

O primeiro filme, Rio, que foi lançado em 2011, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, fez um enorme sucesso, chamando a atenção do mundo para as belezas do Rio de Janeiro, por outro lado, também levantou muita polêmica.

Primeiramente, vamos relembrar um pouco sua história, que mostra, de uma forma bem divertida, a trajetória de uma ararinha azul (Blu), que foi contrabandeada do Brasil para os EUA, ainda jovem, sendo encontrada e adotada em Minnesota – EUA, por uma jovem que a doméstica, tratando-a como humano, por isso, a ave sequer aprende a voar. 

Então… 15 anos se passam, até a ave retornar ao Brasil para acasalar com uma fêmea da mesma espécie (Jade). 

Para quem não viu, ou não lembra, a história acontece no Rio de Janeiro, em pleno Carnaval, mostrando pontos turísticos, como o Cristo Redentor, Copacabana, Floresta da Tijuca, inseridos no bioma Mata Atlântica. 

No filme, de enredo super dinâmico, cores fascinantes, no final, tudo acaba bem, pois as araras azuis acasalam e ficam juntas com seus filhotes no contexto da Mata Atlântica. Os responsáveis pelas aves também ficam juntos e felizes. 

Fazem parte do primeiro filme os animais: Blue (arara azul); Jade (a namorada da arara azul e também é uma arara azul); Nico (canário amarelo), Pedro (um cardeal); Rafael (um tucano), Luiz (um buldogue) e, claro, Nigel, uma inesquecível Calopsita, que apareceu no primeiro filme Rio, lançado em 2011, e devido ao sucesso, retornou no segundo filme, Rio 2, lançado em 2014, sendo o principal antagonista de ambos o filmes e, portanto, já está sendo esperado para arrasar, também no Rio 3.

A Polêmica

Então, na época que o filme foi lançado, e muito prestigiado, foi levantada uma polêmica em relação à ararinha azul, ave homenageada no filme, do gênero Cyanopsitta spixii, que estaria completamente descontextualizada do seu habitat e apresentando características distintas da sua espécie. 

O fato é que a Arara Azul é uma ave oriunda do bioma Caatinga, a qual foi extinta na natureza, possuindo alguns exemplares, distribuídos pelo mundo, mas vivendo em cativeiro, mas é retratada no filme como se pertencesse ao bioma Mata Atlântica, na Floresta da Tijuca.  E em momento algum aparece citação do habitat da ave no filme, ou até mesmo sua origem geográfica, o que acabou deixando muitos biólogos descontentes.

A polêmica vai mais além, até porque, segundo os biólogos, são diversas aves mostradas no filme, entre elas papagaios e araras e, a maioria delas, na verdade, encontram-se geograficamente distribuídas nas diversas regiões do Brasil e da América do Sul e não na Floresta da Tijuca, como apresentado na animação. 

Polêmicas à parte… o filme é lindo, fez tanto sucesso que mereceu uma sequência. 

Rio 2

Na sequência, que já não trouxe tantas polêmicas, mostra as araras Blu e Jade vivendo felizes com seus filhos no Rio de Janeiro, até seus donos, Túlio e Linda, encontrarem pássaros de sua espécie na Amazônia. Então, decidem partir para novas aventuras na região Norte do país. 

Mas, como nem tudo é perfeito… Nigel, a calopsita, o velho inimigo de Blu e Jade, volta com tudo para se vingar.

Essa sequência conta com os personagens: Blu ( como uma ararinha-azul); Jade ( como uma ararinha-azul); Carla ( como uma ararinha-azul); Tiago ( como uma ararinha-azul); Bia (como uma ararinha-azul); Nico e Pedro (um canário-da-terra e um cardeal); Rafael (como um tucanuçu) e Eva (como um tucanuçu) e, claro… a terrível calopsita Nigel.

Mas, claro que tudo acaba bem e já estamos ansiosos para o terceiro filme da franquia, recentemente confirmado para 2022.

Rio 3

Embora ainda não se tenha detalhes de como será o novo roteiro, os fãs aguardam uma sequência animada, divertida, bem colorida, e com os carismáticos personagens em uma nova aventura. 

Vale lembrar que a música do filme Rio foi indicada ao Oscar de 2012,  disputando a categoria de melhor canção original, tendo o Rio de Janeiro como inspiração. 

Só nos resta aguardar!

Conheça os Fascinantes Personagens de ‘Rio’: Uma Jornada Pelo Coração da Animação

O artigo revisita os personagens do filme “Rio”, destacando a ararinha-azul Blu, sua companheira Jade, e outros personagens marcantes como Nico, Pedro, e Nigel. Enquanto aguardamos “Rio 3”, confirmado pela Disney, o texto relembra a história do primeiro filme, seu sucesso, e as polêmicas envolvendo a representação das espécies e biomas brasileiros. Além disso, menciona a sequência menos polêmica, “Rio 2”, e a expectativa pelo terceiro filme.

Quem é o protagonista do filme “Rio”?
Blu, uma ararinha-azul.

Qual é a principal polêmica mencionada no artigo sobre o filme?
A representação incorreta da ararinha-azul, que deveria pertencer ao bioma da Caatinga, não da Mata Atlântica.

Quantos filmes da franquia “Rio” foram lançados até a data mencionada?
Dois filmes, “Rio” e “Rio 2”, com “Rio 3” confirmado.

Quem é o principal antagonista nos filmes?
Nigel, uma calopsita.

Qual foi a inspiração para a música do filme “Rio”?
O Rio de Janeiro, que concorreu ao Oscar de melhor canção original.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =