Beleza e Saúde

Quais procedimentos estéticos valorizam o contorno do rosto

Quando se fala em contorno do rosto, logo vem à mente as técnicas de maquiagem usadas para criar o jogo de luz e sombra que destaca os traços.

Mas além dos truques temporários, existem também procedimentos para contorno do rosto que recuperam o desenho natural, devolvendo o tônus e dando sustentação à pele.

À medida que envelhecemos, acontece a perda natural de gordura e a diminuição da produção de colágeno.

Com isso, surge a flacidez que dá uma aparência “caída” e uma expressão de cansaço, causando a perda do contorno facial. 

Hoje, esse efeito pode ser revertido ou bastante atenuado com vários tipos de tratamento estético para contorno do rosto.

Continue a leitura e conheça os principais métodos cirúrgicos e não cirúrgicos para melhorar o contorno.

Tratamento estético para contorno do rosto

O tipo de procedimento que será realizado depende do que o paciente precisa melhorar.

Dessa forma, surgem diversos contextos nos quais o cirurgião pode trabalhar, o que permite utilizar diferentes técnicas.

Um exemplo são as mulheres trans que estão em fase de transição. Essas pacientes passam por um processo chamado de feminização facial que engloba diversos procedimentos.

O protocolo varia, pois cada mulher tem uma estrutura facial e o objetivo das cirurgias é ressaltar as características femininas do rosto.

A mudança no contorno facial é um benefício de vários desses procedimentos de feminização.

Mas também existem alternativas não cirúrgicas e pouco invasivas que podem ser realizadas para melhorar o contorno do rosto. 

Conheça alguns desses procedimentos a seguir.

1. Preenchimento

A técnica de preenchimento é feita a partir de injeções com ácido hialurônico que devolvem volume para as áreas que perderam sustentação com o envelhecimento natural da pele.

Cada pessoa sente os efeitos da perda do tônus facial de uma forma, pois os hábitos de vida também influenciam na nossa pele.

Então, o médico analisa o rosto para definir onde será colocado o ácido hialurônico. Como ele acrescenta volume, é injetado em áreas como nas olheiras e nas rugas nas laterais da boca, conhecidas como bigode chinês.

Além disso, também pode ser feito o preenchimento labial que tira as rugas ao redor da boca (chamadas de código de barras), recuperando o volume e o contorno natural dos lábios. 

Fazendo o preenchimento nos pontos certos, é possível melhorar o contorno do rosto de forma natural e sem excessos.

Importante: com o tempo o corpo “absorve” o ácido hialurônico e é preciso fazer uma nova aplicação. O resultado dura, em média, de 10 a 24 meses

2. Botox para contorno do rosto

O botox para contorno do rosto funciona como um complemento de outras técnicas. Isso porque a função da toxina botulínica, substância utilizada no procedimento, é “congelar” as contrações musculares. 

Dessa forma, o botox ajuda a eliminar as rugas de expressão que aparecem quando movimentamos o rosto durante a fala ou expressamos alguma emoção.

Uma técnica comum é associar o botox ao preenchimento para que o contorno do rosto ganhe volume onde é necessário e não contraia excessivamente em outros pontos. 

Quando o procedimento é conduzido por um profissional qualificado, o rosto não perde a naturalidade e nem os movimentos naturais.

3. Cirurgia V-line

Partindo para os procedimentos cirúrgicos mais invasivos, a Cirurgia V-line é outro tratamento realizado para afinar o contorno do rosto.

O procedimento é procurado tanto por mulheres quanto por homens que possuem o maxilar mais largo ou a mandíbula bastante quadrada, mas desejam ter um rosto mais delgado e afinado.

Durante o procedimento, o queixo e o osso da mandíbula são remodelados para que o contorno tenha o formato de ‘V’, em que as laterais ficam mais finas e delicadas. 

Por ser uma cirurgia invasiva, a V-line exige mais tempo de recuperação e o pós-operatório necessita bastante atenção e acompanhamento médico. Porém, os resultados são bastante satisfatórios.

4. Bichectomia

Outro procedimento que melhora o contorno do rosto é a bichectomia. Esse procedimento faz a retirada das Bolsas de Bichat que ficam na lateral da face, entre a têmpora até a região da mandíbula.

Quando o paciente se sente incomodado com o volume na região das bochechas é indicada a bichectomia para deixar o contorno do rosto mais fino. 

Dessa forma, a lateral da face ganha mais profundidade, valorizando também o olhar e o rosto como um todo.

5. Mentoplastias e Osteotomias dos maxilares

Os dois tratamentos estéticos para contorno do rosto ajudam a valorizar e realinhar os traços do rosto para melhorar seu desenho.

A mentoplastia tem como objetivo tornar os contornos do queixo (mento) mais delicados e femininos. Para isso, o cirurgião pode aumentar ou diminuir o tamanho, alterar o volume, remodelar e até corrigir assimetrias.

Já na osteotomia, o médico fratura o maxilar para conseguir redesenhá-lo, proporcionando maior simetria à face.

6. Cirurgia de Contorno Facial

Cada uma dos procedimentos acima pode ser realizado de forma individual ou conjunta. A definição vai depender dos objetivos que o paciente deseja alcançar junto ao médico.

No caso da cirurgia de contorno facial, o objetivo é trabalhar os pontos da face com tratamentos estéticos diferentes que juntos vão melhorar o contorno do rosto.

Para conquistar os traços desejados são reunidos procedimentos como:

  • Blefaroplastia;
  • Preenchimento;
  • Lifting Facial;
  • Recontorno Mandibular;
  • Bichectomia;
  • Lipoaspiração do pescoço;
  • Aumento das maçãs do rosto.

A cirurgia é indicado para o rejuvenescimento da face, amenizando rugas, sulcos e equilibrando as estruturas faciais.

Cada procedimento é feito seguindo um cronograma planejado pelo médico para que o paciente esteja sempre seguro. 

Pessoas que estão em transição física de gênero também procuram esse tipo de tratamento em conjunto para obter as características desejadas.

Quanto custa um procedimento para contorno do rosto?

A melhor forma de saber os custos dos procedimentos descritos acima é procurar médicos especialistas em cada tipo de tratamento. Muitas profissionais se especializam em mais de um procedimento para entender melhor os pacientes.

Então, peça indicações a amigos ou pesquise bons profissionais na sua região para marcar consultas de avaliação e conhecer o médico e a estrutura que ele possui para realizar cada tratamento.

Valorize sempre sua segurança!
Este post foi escrito especialmente para o blog Fernando Pimentel e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar os procedimentos para contorno do rosto e como cada técnica pode ser utilizada para aumentar a autoestima dos pacientes.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *