Negócios e Política

O que seria o SDR e sua importância dentro de uma empresa

Você sabe o que é SDR, a nova profissão que vem deixando as pessoas curiosas no ramo empresarial? Esse foi o elo que faltava entre o ramo de vendas e o marketing. Explicaremos melhor: SDR é como é chamado o profissional cuja função é analisar e qualificar novos clientes. Saiba mais a seguir.

O que é o SDR e sua função numa empresa?

O que é SDR? A sigla representa Sales Development Representative, que quer dizer Representante de Desenvolvimento de Vendas. Esse profissional atuará conforme as estratégias da empresa para captar novos possíveis clientes (leads).

O contato inicial é feito para entender as necessidades, desejos e expectativas do lead em relação à marca, e a partir disso, convertê-lo não só em um cliente, mas também um indivíduo.

Esse profissional não é classificado como um representante de vendas, pois as funções estão à parte do setor comercial de um negócio. Um SDR tem a função de desenvolver o perfil de um lead e entender se existe alguém pronto para se tornar um cliente e garantir que o início dessa relação entre cliente-empresa seja agradável e inusitado.

Sales Development Representative – SDR: vantagens de ter esse profissional na empresa

Com facilidade, é possível pensar em várias vantagens de se ter esse profissional na sua empresa. Hoje em dia, felizmente, tem se tornado cada vez mais comum o atendimento humanizado entre um cliente e uma marca, e tudo parte daí. A intenção de criar esse relacionamento fez surgir as ideias de tornar o lead alguém que se conecta a empresa, e mais que isso, alguém que procura a empresa.

É necessário que o SDR tenha perfil analítico e experiência com estratégias de marketing de atração, isso é fundamental para ele conseguir enxergar pontos positivos em um lead.

Captação de novas oportunidades

O analista (SDR) é alguém que explora o lead, para entender se há uma oportunidade de valor e concreta de convertê-lo como cliente, ao entregar o perfil do cliente preparado para o representante de vendas.

Diminuição de cancelamentos

Tem se tornado um pesadelo o recorrente e crescente número de cancelamentos de serviços, e o SDR apareceu para reduzir esses números e só entregar clientes que estejam realmente qualificados. Isso fará com que essa métrica de cancelamentos se torne a cada dia menor, de maneira a agregar a equipe de qualquer setor comercial.

Leads qualificados

Em resumo, o papel primordial do SDR é a qualificação de novos leads. Essa qualificação concretiza o ciclo inicial do fluxo de vendas.

Para isso, é interessante que a equipe de vendas tenha plena comunicação e que tudo seja falado, para o Rep (representante de vendas) e o ciclo inicial da venda seja concluído com êxito.

Trabalho estratégico para o cliente de perfil ideal

O perfil do candidato deve ser analítico a ponto de conseguir analisar até os leads que precisam ser descartados! Sim, isso pode acontecer e não deve ser encarado como um problema, e sim como parte do processo inicial. Este processo é conhecido como ICP

Existem pessoas que simplesmente não vão se qualificar aos requisitos que a empresa exige, e se não houver forma do lead se qualificar, ele deve ser descartado. Pensar dessa forma fará com que a gestão do tempo se torne mais fácil e objetiva.

O trabalho deve ser focado na constante melhoria dos processos de qualificação de leads, para que haja cada dia mais o crescimento de clientes e a diminuição do cancelamento ou desinteresse.

Sales Development Representative – SDR: quais características necessárias para esse bom profissional

É importante que o SDR tenha perfil analítico e experiência com estratégias de marketing de atração, fundamental para ele conseguir enxergar pontos positivos em um lead.

É interessante que o SDR seja uma pessoa que consiga enxergar de diferentes perspectivas, que tenha facilidade para conversar com o cliente, aberto a ouvir feedbacks e claro, foco em crescimento.

O ideal é que se trate de uma pessoa organizada, que saiba gerir o seu tempo e esteja aberta a ouvir dicas e até desmistificar alguns mitos. Quanto melhor for a absorção maior a probabilidade de melhora.

Essas novidades elevam o ânimo dos empreendedores em relação à prospecção de clientes, ao crescer o nível do que os clientes esperam do tratamento das grandes, médias e pequenas empresas e do comércio em geral.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.