Blog

O que é sustentabilidade empresarial

Afinal, o que é sustentabilidade empresarial? Muitas pessoas não entendem corretamente o significado da sustentabilidade. 

Quando falamos de desenvolvimento sustentável ou de ações sustentáveis parece que nunca é tudo, há sempre mais para dizer. 

Sendo assim, vamos entrar em outro assunto muito interessante, vamos conhecer um pouco mais sobre a sustentabilidade empresarial.

Você já ouviu falar dela? Não é apenas um movimento é uma necessidade que o ambiente corporativo apresenta. 

Não é apenas uma obrigação que as marcas possuem, na verdade, a cada dia fica mais claro a necessidade que muitas empresas possuem de trabalhar para melhor gerir o ecossistema.

A boa notícia é que nos últimos anos um grande número de instituições está apresentando maiores cuidados nessas causas. 

Pense que o desenvolvimento sustentável não pode depender apenas disso, o processo de separação do lixo, por si só, vai muito além. O gerenciamento de resíduos pode estar ligado com o uso do mesmo ou também com palestras de conscientização, extremamente necessárias.

Se você chegou até esse artigo provavelmente tem algumas dúvidas sobre esse termo, vamos ver mais sobre ele a seguir.

O que é Sustentabilidade empresarial na prática

O que é sustentabilidade empresarial? Existe uma ligação muito clara entre sustentabilidade ambiental e sustentabilidade empresarial. 

No geral, a segunda é feita com o objetivo de adotar práticas que sejam boas para a companhia, levando em conta o ecossistema. 

Aliando uma boa administração com metas sociais é possível garantir qualidade no emprego, oferecendo cada vez mais vagas. É claro, o conceito de sustentabilidade empresarial vai muito além.

Bem, podemos dizer que o mundo está cada vez mais adaptado à ideia de consciência ambiental, o que há pouco tempo era bem separado da realidade. 

Agora que já sabe o que é sustentabilidade empresarial, conceito básico de sustentabilidade empresarial, vamos falar um pouco sobre a sua importância para a sociedade.

Sustentabilidade empresarial é importante

O que é sustentabilidade empresarial? Questões sociais, ambientais e econômicas. A sustentabilidade sempre está lidando com isso. Com isso, quando falamos do ambiente corporativo é fácil identificar a quais dos itens citados ele pertence.

Fazendo com que o lado sustentável possa aparecer, sem encobrir nada. Essa é uma das principais formas de garantir que os impactos ambientais possam ser controlados, dessa forma é fundamental criar uma estratégia que vise a transparência para o público, que está muito preocupado com os processos ambientais. 

Apesar de muitos não acreditarem nessa fórmula, ao ter acesso a dados de produção e gestão da empresa, as pessoas aprendem a desenvolver mais empatia. 

É também um dos pilares do marketing atualmente, que também pode ser atribuído ao sustentável para gerar mais transparência.

No entanto, apesar de sua relação com a economia, é também importante destacar causas ambientais e sociais dentro desse tópico. Graças a essa interação há muitos benefícios nesse tipo de prática, alguns deles são:

  • Crescimento consciente;
  • Melhorar na relação com o cliente;
  • Uma abordagem mais sociológica;
  • Preços menores;
  • Inovações mais presentes;
  • Grande vantagem competitiva.

Em outras palavras, é algo que pode gerar bons resultados para a empresa e para o consumidor. Além disso, na maior parte das empresas as ações que visam a sustentabilidade também possuem ligação direta com o meio ambiente. 

Empresas no mercado sustentável

O CEBDS fez um relatório bem interessante, marcando pontos para a sustentabilidade empresarial. De acordo com o relatório é fundamental que as empresas continuem adotando práticas sustentáveis, já que seguindo a linha de crescimento muitos recursos podem ser utilizados.

Com isso é possível desenvolver diversas áreas deixando o meio ambiente e o meio social bem equilibrado. Pensando nisso, vamos dividir a sustentabilidade ambiental nos dois ramos que mais ganham benefícios.

Sustentável e ambiente

No geral, o cuidado com o ambiente é sempre de grande importância, conseguindo gerar uma segurança para que no futuro recursos naturais ainda estejam presentes no planeta. No entanto, talvez ainda seja um pouco complicado considerar isso, tendo em vista a grande diferença entre empresas e ambiente.

Na verdade, as ações de sustentabilidade ambiental visam ligar cada vez mais os dois meios. Para muitos a solução é clara, desenvolver os dois com o máximo de cuidado. 

Porém, a exploração de recursos em muitos locais ainda não é bem avaliada e monitorada, se tornando um grande desafio aliar os dois.

A boa notícia é que o número de empresas que adotam boas práticas está crescendo, mesmo que seja para fazer seu marketing. 

Mercado sustentável e o social

Pois é, quando falamos da relação do ser humano com os mais diversos pontos significativos do sustentável, podemos aliar alguns deles às empresas. Principalmente quando a relação humana é diretamente ligada a ela. 

O meio empresarial deve considerar os cuidados mais importantes com o mercado, mas também com seu pessoal. A maioria das empresas já busca oferecer condições de trabalho mais interessantes para seus trabalhadores, mas isso está longe de ser o ideal.

Com o tempo é provável que os principais pontos se acertem, afinal, com tantas possibilidades é claro que fica fácil estabelecer um ambiente bem organizado para todos. 

As metas estão fazendo um grande efeito e, apesar de não ganhar prêmios por cumpri-las, a maioria das empresas acabam lucrando fazendo tudo de forma sustentável.

Conclusão

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de fatores que trabalha para gerar resultados perfeitos, uma comunhão entre o meio empresarial, o econômico, social e ambiental. Está sendo praticada com mais frequência com o passar dos anos e suas propostas podem gerar ainda mais engajamento para as marcas.

Cada pessoa pode decidir como fazer, mas é trivial ter um conhecimento para seguir as regras. Em todos os casos é importante ter um profissional que entenda do propósito da empresa para inseri-la nesse meio. Há muitas pessoas trabalhando nessa área!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.