Negócios e Política

O que é storyboard? – Definição, características e aplicação

Você já se perguntou o que realmente é um storyboard e por que tantos profissionais de criação consideram essa ferramenta indispensável? Seja você um entusiasta do storytelling, um profissional de publicidade ou alguém envolvido com edição de vídeo, o storyboard é aquele segredo que pode transformar suas ideias em visões claras e impactantes. Hoje, vamos mergulhar no universo dos storyboards e descobrir como eles podem ser o diferencial nos seus projetos. Vem comigo!

O que é storyboard? Trata-se de uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa envolvida em “storytelling”. Mas também para profissionais de publicidade, edição de vídeo e redação narrativa. Em outras palavras, representa uma ferramenta valiosa para muitos criativos.

Existem dezenas de ocasiões em que você pode usar um “tabuleiro desenhado” para representar uma história ou uma simples sequência de eventos. É por isso que hoje decidimos apresentar todos os detalhes do storyboard, com a ajuda da melhor Agência de Marketing Curitiba. Leia conosco e descubra o que é storyboard, vamos lá!

O que é um storyboard: uma definição

Afinal, o que é storyboard? Com este termo, entendemos um papel ou ferramenta digital para criar uma representação gráfica e simplificada das sequências temporais de um conteúdo. Que pode ser um filme, um curta-metragem, um anúncio, um vídeo emocional e muito mais.

Ou seja, estamos falando de uma síntese visual, geralmente desenhada, de um trabalho mais amplo e articulado que será desenvolvido posteriormente. Também graças à contribuição deste roteiro muito bem representado através de tomadas sintéticas.

Qual é a diferença entre storytelling e storyboard?

O storyboard é uma ferramenta enquanto o storytelling é a técnica de comunicação que utiliza o storyboard. Muitas vezes tendemos a confundir esses termos, mas são dois elementos muito diferentes. Podemos afirmar que é difícil fazer uma narração visual sem essa ferramenta.

Para que serve esta ferramenta de “contar histórias”?

Já sabemos o que é storyboard, mas para que serve? É usado como uma prévia do videoclipe. Pode vir acompanhado de um documento escrito, o roteiro, e é tratado de diversas formas.

Especialmente com base no contexto. No mundo dos vídeos (cinema, curtas-metragens, comerciais) existem setas e indicações que sugerem as ações dos personagens.

Você pode adicionar campos para descrever a cena e fixar o diálogo dos personagens no campo. Por isso o storyboard não é um trabalho a ser confiado apenas ao diretor de arte ou a quem eu conheço que lida com o visual: até o redator é questionado.

Então passamos para o Story Reels

Imediatamente após o trabalho de desenho no storyboard, em alguns projetos bastante articulados e complexos, vem o Story Reels. Ou seja, uma montagem primordial das cenas com uma trilha de áudio capaz de dar um sentido mais preciso das cenas a serem representadas.

Storyboard e publicidade: por que isso é feito?

Claramente o seu interesse por esta ferramenta se prende, sobretudo, com o aspecto ligado à publicidade e estratégias de marketing na web, menos para utilização em banda desenhada e cinema. Mas por que o storyboard é tão importante para os anunciantes?

Após coletar as informações do cliente (poucas e confusas), o copy e o diretor de arte começaram a trabalhar para gerar um rascunho do produto a ser apresentado ao cliente.

O storyboard mostra o produto. Pode ilustrar ideias, etapas-chave, fases mais importantes do comercial. Seja um anúncio de TV clássico, um vídeo de narrativa para enviar ao YouTube ou um clipe de ADV do Facebook, não faz diferença.

O storyboard é útil. Especialmente se não estamos falando de simples montagens de fotos e música, mas de produtos para serem fotografados com atores, luzes e cenários.

Como fazer storyboard para seus vídeos?

Criar uma sequência de imagens representativas de um vídeo é o primeiro passo para um bom resultado. Mas é claro que agora é necessário elencar os principais passos desta operação. Como criar um storyboard eficaz? Aqui estão os detalhes.

Roteiro e cronologia narrativa com mapa

O primeiro passo é escrever um roteiro. Ou seja, um documento com descrição das cenas, diálogos e ações. Na prática, o assunto é exposto, uma exposição da história, o tratamento com as descrições dos lugares e a escala.

Ou seja, a sequência técnica das cenas. Esta última parte é importante porque determina a cronologia narrativa dos eventos que você deseja filmar no vídeo. Pode ser útil criar uma cronologia real, uma linha do tempo para fixar todas as cenas. Especialmente se você tiver vários flashbacks ou avanços.

Identifique as cenas mais icônicas

Script em mãos, escolha os pontos que podem servir de referência para um possível usuário que não conhece sua ideia e tem que avaliá-la do zero. Você tem ideias claras porque conhece o assunto, mas criar um storyboard é descrever.

Um profissional pode lhe ajudar

Apesar da sua vontade em aprender, caso se sinta travado em entender o que é storyboard e em como produzi-lo, o mais indicado é contratar um profissional da área para fazê-lo, principalmente se você trabalha com prazos. Dessa forma, você entre tudo em dia e ainda com maior qualidade.

Mas, caso a sua intenção seja somente aprender, então comece com a prática, mas lembre-se de que a leitura e acompanhamento de vídeos que ensinam sobre o assunto são necessários, afinal, é necessária uma base de conhecimento em qualquer coisa que quisermos fazer na vida. Até a próxima!

Como Utilizar Storyboards para Melhorar Seu Storytelling e Publicidade

O storyboard é uma ferramenta fundamental para profissionais envolvidos com storytelling, publicidade e edição de vídeo, servindo como uma representação gráfica das sequências de um conteúdo. Ele diferencia-se do storytelling por ser uma ferramenta prática, enquanto o storytelling é a técnica de narrativa. O uso de storyboards facilita a visualização de ideias, organização de cenas e comunicação de conceitos, sendo especialmente útil em projetos de vídeo e publicidade. Além disso, a criação de um storyboard eficaz envolve a elaboração de um roteiro detalhado, identificação das cenas mais icônicas e, em alguns casos, a colaboração de profissionais especializados.

O que é um storyboard?
É uma ferramenta digital ou de papel para criar representações gráficas simplificadas das sequências temporais de um conteúdo visual, como filmes, anúncios ou vídeos.

Qual a diferença entre storytelling e storyboard?
Storytelling é a técnica de contar histórias, enquanto storyboard é a ferramenta utilizada para planejar visualmente essas histórias.

Para que serve um storyboard?
Serve como uma pré-visualização de produções visuais, ajudando na organização de cenas, diálogos e ações, facilitando a comunicação e execução de ideias.

Como fazer um storyboard eficaz?
Comece escrevendo um roteiro detalhado, identifique as cenas mais icônicas, e considere criar uma linha do tempo para organizar a cronologia narrativa.

É necessário ser um profissional para criar um storyboard?
Não necessariamente, mas para projetos complexos ou sob prazos apertados, a contratação de um profissional pode garantir qualidade e eficiência.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 4 =