Negócios e Política

Mudança organizacional: entenda os tipos e a sua importância

Reconhecer a necessidade de mudança e saber como fazer com que essa mudança seja bem-sucedida são duas habilidades muito diferentes. 

A estratégia de gerenciamento de mudanças é fundamental, mas por onde começar? Tudo começa com a compreensão dos tipos de mudança organizacional que você está fazendo.

E para que todo processo seja feito de forma eficiente dentro da empresa, é importante a utilização de um software de planejamento estratégico

Quer saber a importância e os tipos de mudança organizacional? Continue a leitura!

O que é Mudança Organizacional?

A mudança organizacional é aquela que tem um impacto significativo na organização como um todo. Grandes mudanças de pessoal, objetivos da empresa, ofertas de serviços e operações seriam todas consideradas formas de mudança organizacional. 

Antes de projetar a estratégia de planejamento de mudanças, o ideal é determinar qual tipo será implementada. Após descobrir isso, você pode executar o plano de gerenciamento de mudanças certo para obter os melhores resultados possíveis. 

Conhecer o tipo de mudança organizacional também o ajudará a escolher as ferramentas certas. Mas antes de entender os tipos de mudança organizacional, vamos entender porque ela é importante para a empresa. Acompanhe!

Por que a mudança organizacional é importante?

A mudança organizacional é uma necessidade do negócio. Os funcionários saem e novos funcionários são contratados, novas equipes e departamentos são criados à medida que a empresa cresce, e as empresas adotam novas tecnologias para ficar à frente da curva.

A chave para uma mudança organizacional produtiva e bem-sucedida é a maneira como você gerencia. É vital manter os funcionários informados e garantir que eles entendam quais são as mudanças e como os funcionários serão afetados.

Com um gerenciamento de mudança organizacional eficaz, você pode manter os negócios funcionando sem problemas durante a transição. 

Por exemplo, oferecer opções de treinamento ajuda os funcionários a aprender novas tecnologias mais rapidamente. Dessa forma, eles adotam totalmente a tecnologia, e a mudança organizacional não é prejudicada por tíquetes de suporte e usuários frustrados.

Ao identificar os tipos de mudança organizacional que você implementou, você pode fazer um plano para manter os funcionários informados. 

Você pode pedir feedback ao implementar a mudança e, em seguida, fazer ajustes em seu plano de gerenciamento para que sua equipe tenha o apoio necessário para manter a motivação elevada e facilitar a mudança. 

Então veja logo abaixo e entenda os tipos de mudança organizacional.

Tipos de Mudança Organizacional

Diferentes tipos de mudança organizacional exigirão estratégias diferentes. Tudo, desde o plano de implementação até a comunicação, deve ser adaptado ao tipo de mudança que você deseja fazer. 

Antes de começar a criar estratégias para a mudança, pergunte-se: essa mudança é estratégica, estrutural, centrada nas pessoas ou corretiva?

Mudanças estratégicas e estruturais podem exigir treinamento adicional e transições graduais, enquanto uma mudança corretiva exigiria ação imediata. 

As mudanças centradas nas pessoas, por outro lado, se beneficiam de um planejamento estratégico eficiente, para que você possa navegar pelas reações emocionais.

Aqui estão os quatro tipos mais comuns de mudança organizacional, juntamente com exemplos para cada um:

1. Mudança transformacional estratégica

Todas as mudanças afetarão alguns aspectos de uma empresa, mas nem todas as mudanças são transformacionais.

Pequenas modificações nas ferramentas ou políticas existentes influenciarão, mas não redefinirão completamente um negócio. Grandes mudanças, por outro lado, transformam as empresas. Se essa transformação é positiva ou desastrosa depende da estratégia usada para realizá-la.

Se você deseja resultados sérios, precisará fazer um planejamento sério. Você precisa identificar qual é o objetivo final e, em seguida, elaborar um plano para alcançá-lo. 

A preparação e o gerenciamento contínuo de mudanças são essenciais para implementar esses tipos de mudança organizacional em grande escala, e um software de planejamento estratégico pode te ajudar nisso.

2. Mudança organizacional centrada nas pessoas

Embora todas as mudanças afetem as pessoas, os tipos de mudança organizacional centrados nas pessoas incluem a instituição de novas políticas de licença parental, ou novas contratações.

Mesmo que você ache que os funcionários ficarão empolgados com a mudança, uma abordagem empática é fundamental porque as reações emocionais são comuns. 

De fato, muitos modelos de gerenciamento de mudanças, como a Curva de Mudança de Kübler-Ross e o Modelo de Mudança de Satir, concentram-se especificamente no gerenciamento de reações emocionais à mudança.

3. Mudança estrutural

As mudanças estruturais envolvem grandes mudanças na hierarquia gerencial, na organização da equipe e nas responsabilidades atribuídas a diferentes departamentos, funcionários ou equipes. 

Essas mudanças geralmente se sobrepõem às mudanças centradas nas pessoas, pois afetam diretamente a maioria, senão todos, os funcionários.

4. Mudança corretiva

As mudanças corretivas são reacionárias. Esse tipo de mudança ocorre quando um problema é identificado e uma solução precisa ser implementada. Como essas alterações são projetadas para resolver um problema, eles exigem ação imediata.

A mudança reacionária pode não ser ideal, mas é inevitável. O benefício da mudança corretiva é que julga que seu sucesso é rápido e simples. 

Quais as razões para realizar uma mudança organizacional?

O estímulo para implementar a mudança organizacional acontece por algumas razões e a partir de aspectos externos e internos. Veja quais são:

  • Solicitações dos consumidores e desejos de consumo: a empresa deve acompanhar as transformações do perfil do consumidor, assim como as tendências de compra e o estilo de vida das pessoas;
  • Política governamental: modificações exigidas por lei ou por autoridades necessitam de adaptações, o que leva a mudança organizacional;
  • O clima econômico: é a partir do clima econômico que a empresa estabelece situações de oferta e demanda. Se há recessão, por exemplo, a organização deverá passar por mudanças na sua cultura organizacional, já que terá que mexer no quadro de funcionários da empresa;
  • Disputa do mercado: a concorrência pode trazer benefícios e incentiva a mudança organizacional, ainda mais se o seu concorrente tem destaque no seu ramo de atuação;
  • Transformação digital: A transformação digital e o surgimento de novas tecnologias também é um gatilho para mudança organizacional, já que podem modificar a forma como as empresas disponibilizam seus produtos e serviços.

Conheça sua mudança e seja dono de sua estratégia

Como vimos, projetar uma estratégia de implementação de mudança antes de identificar o tipo de mudança com a qual você está lidando é como pular para o capítulo 10 de um romance de mistério e esperar resolver o crime. 

Você está se preparando (e sua mudança) para o fracasso. Dê um passo para trás e pense por que a mudança precisa acontecer. Considere os obstáculos. Pense em quem e o quê a mudança afeta. 

Quando você realmente entende o tipo de mudança que está fazendo, pode mergulhar na estratégia. Toda mudança envolve uma curva de aprendizado.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.