Beleza e Saúde

Jovens de baixa renda recebem tratamento dentário gratuito

Turma do Bem seleciona adolescentes de todo o Brasil e espera encaminhar mais de cinco mil jovens para atendimento em 2022

Dentistas do Bem, programa da OSCIP Turma do Bem, vai promover, no final do mês, uma mega triagem para selecionar jovens entre 11 e 17 anos de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. A TdB já existe há mais de 20 anos e será a ação social do 39º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), considerado um dos maiores congressos de odontologia do mundo. Até hoje, mais de 81 mil jovens já foram atendidos por esses profissionais que atuam de forma voluntária levando saúde bucal a jovens de todo o Brasil, além de 12 países da América Latina e Portugal. O tratamento inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes até que os pacientes completem 18 anos.

“Neste mês de junho, faremos uma ação na cidade de São Paulo para selecionar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar a eles qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal”, conta o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

Mega triagem SP

De 30 de junho a 02 de julho, no prédio da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), localizado na Praça Campo de Bagatelle, sem número, em Santana, vai acontecer, presencialmente, a seleção dos adolescentes. “Este ano, a expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para atendimento em todo o Brasil”, afirma o dentista. A ação, na cidade de São Paulo, é feita em parceria com APCD – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, RD – Drogasil Drogaraia, USP – Faculdade de Odontologia – Odontopediatria e SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.

O processo é simples, rápido e não invasivo. Caso o jovem tenha acesso a internet e queira antecipar o seu cadastro ele pode acessar o site – megatriagem2022.tdb.org.br – o jovem e/ou seu responsável preenche o formulário com seus dados e responde um questionário da condição socioeconômica da família. Não é necessário enviar nenhuma foto, basta comparecer no dia da mega triagem com o documento de identificação e acompanhado de um responsável.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os jovens menos favorecidos e com problemas bucais mais graves. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento.

O escritório da TDB faz a ligação entre todos os envolvidos no programa (o jovem beneficiado, sua família, a escola e o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.

O tratamento tem caráter curativo, preventivo e educativo. “Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, tende a ser um adulto menos feliz.  Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 20 anos, impactou quase 81 mil jovens e 1100 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.