Beleza e Saúde

Cuide dos pés: 5 dicas para pés saudáveis

Por conta dos pés terem a função de carregar todo o peso do corpo, eles estão sempre expostos a um grande estresse todos os dias. Portanto, os cuidados corretos são ainda mais importantes para que não haja problemas como calos, pé de atleta ou fungos nas unhas. Para dar aos seus pés a atenção que eles precisam, você pode facilmente realizar os cuidados em casa, e ainda ser mais econômico.

1. Escalda pés

Um escalda-pés é o primeiro passo ideal para o cuidado adequado. Para fazer isso, a água morna é misturada com algumas gotas de óleo essencial (hortelã-pimenta ou arnica).

Os pés devem ser mergulhados por no máximo 15 minutos para que não fiquem muito moles. Após o banho é importante secar os pés completamente, e principalmente entre os dedos, é neles que a maioria das micoses e fungos começam. Se por acaso tiver problemas em secar entre os dedos use um secador de cabelo. 

2. Corte as unhas

Após o banho, a pele dos pés fica mais macia e as unhas são mais fáceis de cortar. É importante sempre cortar as unhas dos pés em linha reta para evitar lesões na borda da unha e desenvolver a terrível unha encravada.

3. Remova os calos

Se o pé tiver rachaduras e pele seca, ele pode acabar criando calo, é melhor remover ele quando está no início. A pele rasgada pode facilmente levar a inflamação e causar dor quando andar. 

Além disso, os pés são suscetíveis a infecções como o pé de atleta. Os patógenos podem penetrar facilmente nas pequenas feridas e se instalar. A melhor maneira de remover o calo é usar uma pedra-pomes ou uma lixa de pé. 

4. Creme para os pés

Existem cremes especiais para os pés com ureia que têm um efeito hidratante e tornam os pés mais flexíveis e macios. Isso neutraliza a formação de calos e evita que eles fiquem secos e rachados. Após cada banho, aplique o creme nos pés completamente e, de preferência, massageie enquanto ele dissolve na pele.

5. Ande descalço

Tire os tênis femininos dos e ande descalço por algumas horas. Isso melhora a circulação sanguínea e fortalece os pequenos músculos. Isso também os torna mais resistentes a lesões. 

Corte as unhas dos pés com cuidado: cuidado com os fungos nas unhas!

Muitos subestimam um corte certo. Como você corta as unhas dos pés é muito importante. As unhas precisam ser cortadas em linha reta. Se você cortá-las em volta, aumenta o risco de que a unha cresça para dentro da pele. 

Isso pode levar a uma unha encravada dolorosa, que na maioria dos casos requer tratamento médico. É melhor arredondar com cuidado e apenas ligeiramente a unha que acabou de ser cortada.

Além disso, você não deve cortar muito a lâmina ungueal, caso contrário, podem ter lesões. A pele saudável pode combater os patógenos existentes. No entanto, se você tiver pequenas feridas ao redor da unha, o fungo pode entrar para se instalar. 

Para se proteger de patógenos, os cortadores de as unhas nunca devem ser compartilhados com outras pessoas. Se o fungo for descoberto enquanto você cuida  dos pés, ele deve ser tratado imediatamente. 

Muitos remédios diferentes estão disponíveis nas farmácias para o tratamento, um verniz para fungos nas unhas é particularmente popular porque é muito fácil de usar.

Cuidados especiais com os pés para diabéticos

Os diabéticos geralmente sofrem de distúrbios nervosos em suas pernas e pés como resultado de sua doença, o que faz com que eles percam parte da sensibilidade nos pés e sejam mais suscetíveis a ter problemas como calos e fungos. 

Além disso, a cicatrização de feridas é menor do que em pessoas saudáveis ​​devido a uma má circulação sanguínea e, assim, o risco de infecção aumenta significativamente. É aconselhável que os diabéticos visitem regularmente um médico para fazer um checkup completo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.