Negócios e Política

Como surgiu a Petrobras

Como surgiu a Petrobras? A maior petrolífera do país teve sua construção finalizada em 1953, durante o período em que Getúlio Vargas estava na presidência. 

Sua criação, de forma menos elaborada, está relacionada ao período de crescimento da industrialização brasileira.

A indústria brasileira sempre necessito de melhorias, principalmente no século passado essa era uma realidade extremamente presente no contexto Nacional. 

Graças à criação da Petrobrás o desenvolvimento da indústria foi extremamente agradável, marcado por grandes investimentos em pesquisas e desenvolvimento.

Essas pesquisas mostraram que essa grande empresa conseguiu destaque merecido na sua área, alcançando conquistas que outras não conseguiam, como por exemplo, o pioneirismo na exploração de petróleo em águas profundas.

Atualmente, no entanto, a Petrobras acabou se tornando empresa de Capital Misto, o governo brasileiro, evidentemente, consegue possuir a maior parte das ações da companhia, apesar de que nos últimos anos essa ação estatal tem diminuído um pouco.

Então, chegamos à conclusão de que a Petrobras é uma empresa extremamente importante para o Brasil e para o mundo, já que o petróleo é um produto que merece destaque e é bem trabalhado. Todo o mundo reconhece esse produto como potencial recurso energético, apesar de ele estar escasso em alguns locais.

Como surgiu a Petrobras? 

Como surgiu a Petrobras?  Petróleo Brasileiro S.A, ou Petrobras, é a maior empresa brasileira exportadora de petróleo. Foi criada no dia 3 de outubro de 1953 com a promessa de se tornar uma das maiores estatais do país, tudo isso durante o governo de Getúlio Vargas.

Como seria de esperar, na época em que foi criado o objetivo geral é daquela se tornar um dos monopólios de petróleo em tudo no mundo, por parte do estado é claro. 

No entanto, alguns anos depois, em 1997, aconteceu uma queda nesse monopólio, fazendo com que a empresa não fosse mais a única nesse setor.

Mas é claro que o mercado brasileiro, ao menos no que se diz respeito ao petróleo, ainda considerava a Petrobras a mais importante empresa do país, sendo considerada com o mesmo impacto no quesito mundial.

Atualmente, apesar de ser uma empresa mista que conta com diversos acionistas, o estado ainda é aquele que detém a maior quantidade de ações em uma empresa. 

Como surgiu a Petrobras?  E para você que não sabe, a Petrobras não trabalha apenas com a produção e exploração de petróleo, na verdade alguns produtos derivados do petróleo e também do gás natural fazem parte das atividades de exploração da empresa. 

Ao longo do país é possível encontrar diversos locais com refinarias, plataformas, redes de distribuição e muito mais.

Atualmente ela é considerada uma multinacional, já que está presente em aproximadamente 19 países na África, Ásia, Europa e América.

A história da empresa

Como foi dito, no início do processo de industrialização se buscava uma empresa que conseguisse dar certo domínio no mercado, opção que foi garantida e evidenciada pela Petrobras. 

A criação da empresa gerou uma grande mobilização da sociedade civil, a partir de campanhas que até hoje podem estar na mente de algumas pessoas que presenciaram o acontecimento.

“O petróleo é nosso”. Talvez essa pequena frase já consiga despertar na lembrança de algumas pessoas o que realmente acontecia naquela época, ou então o Presidente, Getúlio Vargas, defendia veementemente que o estado deveria ter certa participação na produção do petróleo no Brasil.

Como surgiu a Petrobras?  Por meio de boas estratégias e ações efetivas, a empresa Petrobras nasceu. Em outras palavras, ela nasceu em um momento em que existia uma forte movimentação e operação do estado na industrialização brasileira.

Boa parte dessa intervenção estava ligada com a famosa indústria de base, que era a geratriz de diversos outros segmentos da sociedade, já que trabalhava essencialmente com a produção de matérias-primas para outros ramos da economia.

Criando e administrando

Como surgiu a Petrobras? Já foi dito que a empresa foi criada em 1953, o que muita gente não sabe é que a primeira unidade instalada, ou seja, sua sede, nasceu apenas no ano de 1954, no Rio de Janeiro. 

Alguns anos depois, em 1961, foi instalada uma unidade de refinaria de Petróleo em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro. 

Mas os processos não acabaram por aí, o objetivo da empresa no mercado não era apenas se estabelecer como a maior produtora e gestora de petróleo do mundo, mas também conseguir desenvolver novas técnicas para diferentes áreas da tecnologia. 

Graças a isso, em 1963, a empresa também criou um centro de pesquisa e desenvolvimento chamado de CENPES.  

O objetivo era elaborar novas pesquisas com objetivo de estudar formas diferentes de explorar o petróleo.

Além desse ponto, podemos citar mais dois momentos que foram extremamente importantes na história e na criação da empresa:

  • O primeiro deles foi a criação da Petrobras distribuidora, que aconteceu em 1971. Ela era responsável pela distribuição do petróleo e dos outros derivados da empresa;
  • Outro ponto importante foi a descoberta da Bacia de Campos, que aconteceu de 3 anos após a criação da distribuidora. Atualmente ela é uma das maiores áreas de produção de petróleo do país.

E como é feita a exploração do petróleo?

É algo que existe um certo conhecimento técnico também uso intensivo de itens e conhecimento tecnológico. 

O petróleo é muitas vezes encontrado em áreas de bacias sedimentares e graças a isso é necessário utilizar de três grandes processos para retirar aquele produto do local.

Apenas para efeitos de curiosidade os três processos se resumem em prospecção, perfuração e exploração. Cada etapa é feita após a anterior, assim se consegue resultados de fato efetivos para aquilo que se deseja.

Conclusão

Como deu para notar, a Petrobras é uma grande empresa com bastante envolvimento na área política, já que durante muito tempo foi apenas uma estatal e todas as ações dela era destinada ao estado.

De forma análoga a isso podemos notar que a empresa é também uma 10 querida com produto muito importante nessa sociedade como um todo, não apenas o Brasil necessita do petróleo como todo o mundo!

Com uma bela história de criação e o desenvolvimento enorme de tecnologias e conhecimento, não é à toa que essa é uma das empresas mais famosas em todo o mundo na produção, exploração e distribuição do petróleo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.