Blog

Como organizar um casamento? Confira as melhores dicas para seu evento

Depois de todas as alegrias presentes no momento do noivado, provavelmente você chegou a ter dúvidas sobre como organizar um casamento. Apesar de parecer complicado, saiba que uma tarefa assim pode ser cumprida com os cuidados certos! 

Você vai precisar se programar para o evento, buscar fornecedores, fazer a degustação de buffet, criar uma lista de presente de casamento e muito mais. São várias etapas, mas para lhe ajudar, separamos algumas dicas a seguir.

Saiba 8 etapas importantes de como organizar um casamento

Na hora de organizar um casamento, é interessante seguir um planejamento por meio de etapas, para que tudo fique claro. Com isso, você saberá quais passos dar em seguida, sem ficar perdido ou desesperado com tudo o que há para definir. 

Além disso, é sempre bom contar com a ajuda de pessoas próximas. Nesse caso, é possível ter familiares e amigos para auxiliar nas buscas e escolhas. Acompanhe a leitura! 

1. Defina a data do evento 

Pode até parecer simples, mas definir a data do casamento é o primeiro passo para começar a planejar o evento. Afinal, você terá um período definido com o qual poderá se organizar. 

Com cerca de 12 meses, é possível planejar o evento com tranquilidade e com tempo suficiente para definir cada detalhe. Mas claro, com uma boa dedicação e dependendo do tipo de evento, é possível fazer em menos tempo. 

2. Estipule o orçamento 

O passo seguinte da organização é a definição do orçamento. Isso porque, planejar um casamento envolve uma série de gastos, mas você deve ter controle sobre o quanto poderá gastar com o evento. 

Sendo assim, busque fazer um evento como você sempre sonhou, mas que esteja de acordo com a situação financeira. 

E claro, ao saber o quanto você poderá gastar, você saberá a faixa de valores ideal na hora de buscar pelos serviços. 

3. Procure uma boa ferramenta de organização

Na dúvida de como organizar um casamento, lembre-se que contar com determinadas ferramentas pode tornar o processo bem mais prático. 

Para isso, você pode usar uma agenda tradicional, dividindo as páginas para cada etapa ou serviço que envolve o evento. Ou mesmo, utilizar os planners com opções de check list que são bem rápidas. 

Uma boa dica é fazer uma check list mensal com cada detalhe que você precisa definir, desde reserva do local, roupas, comidas e afins. Enfim, você pode fazer algo personalizado de acordo com sua demanda. 

E claro, com tanta tecnologia disponível no mundo online, você também encontra sites que são ideais para manter a organização em dia. Logo, é possível definir tarefas, colocar prazos e marcar o que for concluído com apenas uns cliques. 

4.  Escolha qual será o tipo de evento 

Outro fator que irá influenciar na organização do casamento, é o tipo de evento que você deseja. Afinal de contas, cada tipo de comemoração demanda uma certa decoração, serviços e mais. 

Por exemplo, se você quer um casamento durante o dia, em um espaço mais natural, precisa pensar na estrutura e decoração adequados. Assim como, várias coisas serão diferentes para um evento em salão, durante a noite. 

Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que o número de convidados é outro fator que gera diferenças. Por isso, defina todos os detalhes sobre o tipo de casamento para organizar os passos seguintes.

5. Reúna muitas referências 

Uma boa opção para ajudar você a criar algo que será a sua cara, é conferir referências. Assim, você pode conhecer ainda mais opções de decorações, roupas, lembrancinhas e afins, de diversos tipos. 

Ao reunir tantas opções, fica fácil pegar inspiração para construir algo que será mais personalizado. A dica é aproveitar plataformas como o Pinterest. 

6. Busque por fornecedores e agende serviços

Agora começou o momento de buscar os fornecedores. Para isso, anote telefones e e-mails para contato, valores e condições de pagamento para criar uma lista de opções. Com os pontos principais, ficará mais fácil escolher a melhor alternativa para seu evento.

Então, aproveite para definir a decoração, comidas, música e iluminação. Ao mesmo tempo, não se esqueça do serviço de atendimento dos convidados, as lembrancinhas e o cerimonial. 

Do mesmo modo, comece a organizar os dados de serviços que você vai precisar, desde o aluguel de roupas, salão e fotografia. 

7. Faça a lista de convidados

No processo de como organizar um casamento, não podemos esquecer da lista de convidados. Faça uma tabela com muita atenção e cuidado para não esquecer ninguém especial. 

A quantidade de convidados impacta nos custos totais do evento, por isso, faça uma lista de acordo com o quanto você poderá arcar. Em questão de recursos, uma festa para 100 pessoas é bem diferente de uma festa para 250. 

8. Crie uma lista de presentes

Além de celebrar um momento especial com as pessoas que você ama, também é sempre bom receber presentes, não é? Principalmente, porque no casamento você vai precisar de vários itens para casa nova. 

Logo, uma boa forma de ter mais segurança e tranquilidade é criar uma lista de presentes online. Por meio dela, você pode fazer uma lista personalizada, com tudo o que você deseja receber. 

Existem plataformas em que você pode receber o valor equivalente aos itens presenteados, o que é muito vantajoso. Não há riscos de receber produtos repetidos e ainda é possível destinar o dinheiro para algo que seja realmente uma prioridade. 

Sem mencionar que é algo prático para os convidados. Afinal, eles podem fazer a compra online, sem se preocupar em não saber como presentear. 

Conclusão 

Viu como organizar um casamento é possível se existir um bom planejamento? Ao separar informações, definir datas e contar com etapas a serem resolvidas, você pode ter mais tranquilidade para montar um evento perfeito. 

Mas claro, não abra mão de utilizar itens que podem lhe ajudar, como agendas e planners. Ou mesmo recursos online que facilitam essa organização e permitem ter acesso a tudo de forma rápida. 

Neste momento, não se esqueça de definir um orçamento para nortear tudo, estabelecer qual será o tipo de evento e buscar referências para inspiração. 

E claro, é preciso buscar cada serviço que será necessário, assim como criar a lista de convidados e a lista de presentes.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 5 =