Beleza e Saúde

Como organizar a rotina de sono do bebê

Curtir os primeiros meses de vida de um bebê é realmente uma delícia, mas também pode ser algo muito desafiador, especialmente para as mães que deram à luz ao seu primeiro filho. Isso porque existem muitos cuidados específicos que todo bebê precisa desde o seu primeiro dia em casa, especialmente em relação ao sono.

O sono do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, precisa ser muito bem regulado pela mamãe, pois é uma parte muito importante para o bom desenvolvimento do pequeno. E por mais que organizar o sono do bebê possa parecer uma tarefa difícil, existem algumas dicas que podem ajudar. 

As noites em claro não atrapalham apenas o desenvolvimento do bebê, quando acontecem em excesso, mas também toda a rotina do dia a dia, além de deixar a mãe ainda mais cansada e menos disposta para acompanhar toda a agitação que virá no dia seguinte. 

Quando se tem ajuda, é claro que tudo fica mais simples, mas quando a mãe precisa fazer tudo sozinha, deixar a rotina de sono do bebê bem organizada, pode ser um desafio e tanto. Ainda assim, a mamãe não pode desanimar, pois para tudo se acha um jeito.

Claro que é normal que o bebê acorde durante a noite por conta das cólicas ou quando os dentinhos começam a aparecer. Mas quando ele começa a acordar demais, sem nenhuma razão aparente, pode ser que algo na rotina do dia a dia do bebê esteja atrapalhando seu sono durante a noite.

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça com você, fizemos este artigo completo com algumas dicas essenciais que vão te ajudar a organizar uma boa rotina de sono para o seu bebê, de modo que ele, você e sua família consigam ter noites de sono muito mais tranquilas. Confira agora quais são essas dicas e como colocá-las em prática.

Defina horários no dia a dia

Definir horários para cada amamentação, banho e sono do bebê desde pequeno é muito importante para ir regulando o relógio biológico dele. Dessa forma, aos poucos ele vai conseguindo diferenciar o dia da noite, e saberá que, quando a noite chega, é hora de dormir. 

Ele ainda continuará acordando a noite, principalmente quando ainda for bem pequeno, mas ele não acordará sem motivo, ou seja, isso acontecerá apenas se ele estiver com cólica, quando os dentinhos estiverem nascendo ou caso haja algum outro problema.

Banho quentinho e carinho antes da hora de dormir

Quando a mamãe vai sair da maternidade com o seu pequeno, é muito importante envolvê-lo em uma saída maternidade para meninas, ou para meninos no caso de um bebê menino, para que ele fique confortável, aquecido e tenha uma ida para casa tranquila e agradável, certo?

Então, para que o bebê tenha uma noite de sono agradável e tranquila, é preciso dar um banho bem quentinho nele, envolvê-lo em uma roupinha tão confortável quando a saída de maternidade e dar muito carinho para o pequeno. Fazer uma massagem bem leve também é uma ótima opção. 

Mas atenção, no caso da massagem, é preciso fazê-la antes de amamentar o pequeno, para evitar o refluxo. Tudo isso vai ajudar a deixar o bebê bem relaxado, e ele conseguirá ter uma noite de sono bem proveitosa.

Outra dica, é colocar um pouco de óleo essencial de lavanda no difusor de ambiente ou na roupa de cama do berço do neném, pois a lavanda contém propriedades calmantes que estimulam o sono.

Cuidado com as sonecas

Quando o seu bebê já for um pouco mais velho, já estará brincando e engatinhando, o que fará com que ele fique mais cansado e, consequentemente, caia no sono durante o dia. 

Não há problema nenhum nisso, inclusive é importante que os bebês tenham o momento da soneca. Contudo, estabeleça um horário para esses cochilos e não permita que o bebê durma fora do horário estabelecido, para não estragar a noite de sono dele.

Assim, o bebê consegue descansar durante o dia, mas sem que o sono noturno seja prejudicado. Ademais, também é importante que você não permita que a soneca seja muito longa, pois isso também pode atrapalhar o sono.

Não vá ao quarto do bebê a todo instante

Por fim, é muito importante que você evite ir ao quarto do pequeno a todo momento, pois isso pode atrapalhar, ou até mesmo interromper o sono dele. Claro que alguns ruídos podem ser preocupantes, mas é importante saber diferenciar e ir ver o pequeno apenas quando for necessário. 

O ideal, é que você só vá checar o bebê caso ele comece a chorar, ou se ele chamar por você. Do contrário, não há necessidade de ir até o quarto dele. Além do mais, também é preciso evitar que outras pessoas vão até lá também.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete + 1 =