Negócios e Política

Como escolher um advogado empresarial

De fato, a escolha de empreender no Brasil é uma decisão carregada de muita responsabilidade e exige muitos esforços a quem decide abrir seu próprio negócio. Há processos bem burocráticos neste meio, visto que a empresa precisa estar totalmente legalizada para seu funcionamento. Estes cuidados também precisam continuar sendo prezados após a abertura para a garantia de sucesso da empresa. 

Muitos empreendimentos brasileiros passam por graves problemas, como endividamento ou cargas tributárias excessivas devido a falta de zelo e um profissional capacitado para cuidar desses pontos desde antes de seu funcionamento. Portanto, é de extrema importância a escolha de um bom advogado empresarial para ficar responsável por todos , evitando assim problemas futuros.

O que levar em consideração na hora da escolha do advogado para a empresa? 

Primeiramente, contrate um advogado empresarial com experiência. Analise seu histórico e procure saber quais casos já atuou e os resultados que obteve. É importante ter referências de antigos clientes também, pois nada melhor que escutar quem já passou pela experiência. Este ponto é importante pois há muitos ramos diferentes na área e nem todos os advogados são iguais.

A preparação deste profissional é essencial para a empresa. O advogado empresarial precisa estar disposto a se aprofundar na área da empresa e no seu dia a dia para melhor compreender seus processos internos e poder aconselhá-la da melhor maneira. É importante que o profissional escolhido para o cargo tenha a personalidade correta para o trabalho, tendo curiosidade em aprender e disposição para absorver aquela empresa e melhor adaptar sua prestação profissional para se encaixar nas características básicas dela.

Além disso, confiar no advogado empresarial é de extrema importância. E para isso é importante ter uma conversa pessoalmente com o profissional, observar se ele passa a segurança necessária. 

Nenhum bom advogado promete vitória. Pode, sim, apontar as chances de vitória, mas nunca garanti-la. Contudo, a transparência é outro ponto importante na contratação do advogado empresarial. 

Fuja de advogados que apresentam querer causar impressões com jargões jurídicos. Faça questão de informações objetivas, claras e uma estimativa realista da duração da causa.

Outro ponto importante na hora da decisão de contratar um advogado empresarial é a negociação de valores. Advogados costumam calcular o valor dos honorários com base nos custos de realização do trabalho. Além do pagamento para o profissional, é importante que a empresa garanta uma infraestrutura mínima para garantir um trabalho com dinamismo e resultado. Profissionais que não cobram o suficiente para remunerar seu trabalho não são boas opções para cuidarem da sua empresa. 

Por que  todos esses processos são importantes para a empresa?

O apoio do advogado empresarial, seja por caráter preventivo ou paliativo, é de extrema importância para auxiliar no crescimento da empresa. Além de todos os quesitos tributários e questões legais, quanto maior a expansão desse empreendimento, maior o número de funcionários, resultando em consequências trabalhistas e convívio profissional no dia a dia, gerando assim uma necessidade da presença de um advogado empresarial para se responsabilizar sobre. 

Todos os empreendimentos lidam com riscos e oportunidades diariamente, por isso é necessário buscar um profissional capaz de entender seus negócios e questões em jogo. Além disso, o advogado empresarial terá um papel estratégico na hora de orientar o processo de tomada de decisões dos gestores e empresários, visto que a maioria dos empreendedores tomam as decisões com base no financeiro e muitos desconhecem a legislação, podendo assim criar grandes problemas que irão refletir no futuro da empresa.

Ter a orientação do profissional especializado na área pode enriquecer todas as tomadas de decisões e contribuir para uma boa imagem e reputação da empresa. Em muitos casos uma ação judicial ou uma sanção administrativa podem prejudicar a imagem e reputação de um negócio, o que pode gerar perda de clientes. 

É essencial ter essas  precauções, poupando a empresa de grandes problemas futuros. Além disso, a advocacia empresarial tem um grande papel na hora de orientar e fazer com que o empreendimento se posicione de forma estratégica no mercado.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *