Beleza e Saúde

Como cuidar da saúde e ter uma vida mais plena?

Na hora de apostar naquilo de mais rico que se pode ter, a sua saúde, é preciso levar em conta alguns dos aspectos principais do seu estilo de vida. É a partir dele que se torna possível realizar pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida. Para cuidar bem do corpo, um passo essencial é entendê-la e não realizar nada de forma radical, como sem acompanhamento de um profissional adequado. 

O que é saúde? 

Ao abordar saúde é comum que inicialmente venha à cabeça apenas a condição de não estar doente. Contudo, a saúde vai além disso, abrangendo não só a saúde física, mas também a mental, social, ocupacional, entre outros tipos. Pontuando o conceito mais amplo da palavra saúde em si, pode-se apontar que esta vem do Latim, relacionando-se a “bom estado físico, saudação”. Conforme esta conceituação mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, de forma que não se apresente apenas pela ausência de doenças ou enfermidades. 

Por que ter um estilo de vida saudável? 

Um estilo de vida saudável é a preocupação não só com a boa nutrição, controle de peso e exercícios físicos regulares. A busca por um estilo de vida mais saudável abrange também a saúde preventiva, a recreação e a exclusão de substâncias que são nocivas ao seu organismo. Dessa forma, o motivo pelo qual se torna necessário manter uma vida mais saudável e com hábitos que garantem uma melhor qualidade de vida, se relaciona diretamente com os benefícios que isso pode proporcionar ao seu corpo. 

Pode-se dizer que se torna relevante manter uma vida mais saudável por conta de ser um estilo de vida capaz de manter não só o corpo em sua plena forma, mas também a mente em alerta. À medida em que ocorre o envelhecimento, tanto os músculos quanto as articulações passam a se alterar, o que faz com que exista um declínio da força física. Assim sendo, um estilo de vida mais saudável é capaz de não só garantir mudanças no bem-estares físico e mental de hoje, mas também é uma forma de proporcionar um envelhecimento saudável, protegendo de doenças e impedindo que doenças crônicas alcancem um grau mais avançado. 

Dicas para saúdes física e mental mais equilibradas 

Para manter saúdes física e mental mais equilibradas, torna-se necessário optar também por hábitos saudáveis. Graças aos benefícios garantidos pela execução diária de pequenos hábitos, torna-se possível observar mudanças no dia a dia, impactando a qualidade de vida do indivíduo. Entretanto, vale ressaltar a importância de incluir ajuda profissional nesta equação, de modo a se certificar de que está sendo feito o melhor para o seu organismo.

Abaixo listamos alguns hábitos que podem ajudar a manter uma vida mais saudável: 

Tenha uma alimentação balanceada

Um primeiro passo essencial na busca por uma saúde mais equilibrada é priorizar uma alimentação que te garanta tudo aquilo que o seu organismo necessita. Optar por alimentos saudáveis e nutritivos em grande parte das suas refeições é uma das partes principais para desfrutar dos benefícios de um estilo de vida mais saudável. 

Além disso, é importante se alinhar aos conceitos de saciedade e fome, de modo a entender o seu organismo e se orientar adequadamente de qual é o momento certo de comer. Para realizar todas essas ações, é muito importante inserir na equação doses consideráveis de planejamento e esforço, como também a ajuda de um nutricionista, capaz de te direcionar para o regime alimentar adequado para o seu caso. 

Contudo, há casos que, devido ao dia a dia corrido, algumas pessoas não conseguem inserir na rotina a quantidade adequada de alimentos nutritivos e que garantam as doses necessárias de vitaminas e sais minerais para o organismo. Uma boa opção para isso, é contar com a suplementação da Puravida. Se o que você busca é uma fórmula premium de multinutrientes desenvolvida especialmente para o homem ou a mulher, você pode contar com o Alpha Men ou Alpha Women. Para aqueles que têm como objetivo compartilhar a suplementação em casal ou em família, há o Alpha Family, uma opção prática que garante todas as vitaminas, minerais e outros micronutrientes necessários para uma vida mais saudável. 

Pratique atividade física regularmente 

Não por acaso, a educação física é considerada capaz de cuidar do corpo e da mente. O exercício físico é um dos elementos principais para uma vida mais saudável e longa. Combinado com uma alimentação saudável, se exercitar com frequência pode garantir benefícios, como manter um peso saudável e construir um corpo mais forte. Contudo, o hábito da atividade física é capaz não só de queimar calorias, como também de regular níveis hormonais e garantir o funcionamento adequado do organismo. 

Sendo capaz de promover uma melhor qualidade de vida, é muito importante que na hora de realizar a prática esportiva, o indivíduo escolha aquilo que mais se encaixa com o seu gosto. Um bom passo inicial para manter a prática regular de atividade física, é se aliar a uma modalidade que você goste, de forma que não se torne um fardo manter este hábito para o resto da sua vida. 

Priorize o seu sono 

Muitos podem acreditar que o sono é um dos elementos menos importantes em um estilo de vida mais saudável, contudo, ele é muito importante e alguns pequenos hábitos podem ajudar a atestar uma boa qualidade do sono. Não só dormir o suficiente, mas dormir bem devem ser prioridades, assim como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. 

Abaixo listamos alguns hábitos que podem ajudar a garantir um bom sono em dia: 

– Evite cafeína após as 16 horas;

– Mantenha um horário fixo para ir dormir e acordar todos os dias;

– Evite telas um pouco antes de deitar;

– Diminua a luz ambiente um pouco antes de dormir.

Controle o estresse

O estresse é um tipo de reação orgânica e psíquica, que ao se desequilibrar, pode causar alguns mal-estares. Buscando evitar os principais sintomas do estresse em alta intensidade, recomenda-se para um estilo de vida mais saudável atentar-se ao controle do estresse. 

Abaixo listamos algumas situações que podem ajudar a controlar o estresse: 

– Meditação;

– Ouvir música;

– Realizar uma atividade prazerosa para você;

– Expressar as emoções.
Este post foi escrito especialmente para Fernando Pimentel e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *