Negócios e Política

Benefícios da certificação Lean Manufacturing para a carreira

Uma empresa em busca da melhoria contínua de processos investe na capacitação de sua equipe e a certificação em Lean Manufacturing é um dos caminhos para implementar melhorias da forma correta.

A certificação também é uma forma de valorizar o currículo profissional quando se está em busca de novas oportunidades na carreira.

Então, se você busca por desenvolvimento na área de processos, a certificação em Lean Manufacturing pode agregar diversos benefícios para esse objetivo.

Continue a leitura e entenda tudo sobre os benefícios da certificação Lean Manufacturing e como fazer o curso online.

O que é o Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing ou manufatura enxuta é uma metodologia muito utilizada dentro de empresas para melhorar seus sistemas de produção.

O principal objetivo é reduzir ou eliminar desperdícios que geram perda de tempo, matéria-prima, produtividade, qualidade, entre outros pontos.

É mais comum que o Lean Manufacturing seja aplicado nas indústrias da área de manufatura, mas hoje a metodologia está em áreas como gestão empresarial e da saúde, o que garante a alta qualidade dos processos. 

Para executar esse trabalho são utilizadas diversas ferramentas como:

  • Kaizen
  • Just in Time;
  • Kanban
  • mapeamento de fluxo de valor, entre outras.

Por que fazer a certificação Lean Manufacturing?

A certificação Lean Manufacturing agrega conhecimentos que são aplicáveis na prática e trazem resultados palpáveis para as empresas.

Ter membros com essa qualificação na equipe ou ser um profissional com essa base de conhecimentos é um atrativo e tanto para o mercado.

Com as instruções corretas, a metodologia pode ser implementada aproveitando ao máximo seus recursos e fazendo da melhoria contínua um objetivo permanente

A certificação de Lean Manufacturing forma especialistas nas métricas Lean, capazes de otimizar processos e procedimentos, além de se qualificarem melhor para vagas de trabalho.

Então, de forma geral, uma certificação em Lean Manufacturing vai ensinar:

5 benefícios da certificação Lean Manufacturing

O  Lean Manufacturing é um método consolidado há décadas e sua origem vem do Sistema Toyota de Produção que conseguiu otimizar as fábricas da Toyota no Japão.

Hoje, o Lean Manufacturing está em diversos ambientes profissionais, muito além da fábrica ou indústria como um modelo de gestão de qualidade.

Por isso, aprender seus fundamentos traz diversos benefícios como:

1. Atender com mais eficiência os clientes

Um cliente satisfeito é um dos resultados mais importantes de uma cadeia produtiva. Com a certificação Lean Manufacturing, os profissionais aprendem formas de otimizar a produção para alcançarem objetivos específicos.

Dessa forma, as áreas da empresa trabalham em conjunto para atenderem as demandas dos clientes com mais eficiência, alterando os processos ou melhorando os já existentes.

2. Criar novas oportunidades de negócio

Os feedbacks dos clientes também enriquecem o trabalho, pois a partir deles a equipe pode analisar e identificar novas oportunidades de investimentos.

Conhecendo as ferramentas necessárias na certificação Lean Manufacturing, uma equipe pode planejar a criação de uma nova linha de produtos ou serviços.

A vantagem é que o processo já nasce otimizado e focado em evitar desperdícios, potencializando os recursos disponíveis. 

Leia também: Como implementar o sistema Lean Manufacturing em sua empresa.

3. Acompanhar o fluxo de trabalho de perto

Um profissional com a certificação Lean Manufacturing é mais atento e sabe identificar com rapidez o que não está dando certo em um fluxo de trabalho.

Interrupções e defeitos podem ser contornados, descobrindo-se o momento em que ocorrem e aplicando modificações.

Com mais eficiência no fluxo de trabalho, consequentemente, conquista-se mais produtividade, satisfação do cliente, redução de desperdício e maior lucratividade. 

4. Reduzir ou eliminar desperdícios

É fundamental destacar a redução de desperdícios como um dos grandes benefícios da certificação Lean Manufacturing.

Isso porque 70% dos processos que uma empresa realiza podem ser considerados desperdícios, sabia? Assista ao vídeo abaixo e entenda:

Como citamos acima, eles podem vir de até oito fontes diferentes. Então, se existem profissionais capazes de identificá-los, os desperdícios podem ser reduzidos e, em alguns casos, até eliminados. 

5. Aumentar os níveis de qualidade e produtividade

Com a certificação Lean Manufacturing, os profissionais são capazes de instruir melhor as equipes de trabalho, ajudando-as a produzir nos padrões de qualidade desejados.

Além disso, a equipe consegue ser mais produtiva, o que também impacta a satisfação com o trabalho realizado.

Assista ao vídeo abaixo e entenda a relevância da certificação, os pontos positivos da melhoria contínua e como a certificação vem sendo requisitada por grandes organizações.

Onde fazer a certificação Lean Manufacturing?

Uma das formas mais atuais e mais práticas de obter a certificação Lean Manufacturing é fazendo o curso online.

Você pode ser um Lean Manufacturing Specialist estudando de casa com o auxílio de videoaulas, reunião com consultores, grupo de networking e muito mais.

O principal é encontrar uma plataforma de cursos e treinamentos qualificada. Dica: procure por instituições com reconhecimento do Council for Six Sigma Certification (CSSC).

Dessa forma, você vai conseguir alcançar todos os benefícios da certificação Lean Manufacturing.
Este post foi escrito pela CAE Treinamentos, uma empresa de cursos online e treinamentos in-company com mais de 25.000 alunos na plataforma EAD e mais de 30 turmas presenciais. Conheça nossos cursos sobre gestão e processos e escolha aquele que se encaixa à sua realidade profissional.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *