Cotidiano

Aparelhos que consomem mais energia em casa

Uma das maneiras de diminuir os custos com eletricidade é saber quais aparelhos que consomem mais energia em casa, a fim de alterar os nossos hábitos de consumo e torná-los mais econômicos.

Os eletrodomésticos, juntamente com o ar-condicionado, são os fatores que determinam a maior parte da energia consumida em uma casa. O consumo de eletricidade gerado por este tipo de aparelho na casa de um consumidor médio paira os 66% do custo da fatura anual de eletricidade.

O custo da energia tem um peso cada vez maior na economia familiar, sobretudo tendo em conta a tendência de elevação do preço da eletricidade nos últimos anos, por isso, é necessário conhecer a quantidade que cada aparelho elétrico consome e aprender a adotar seu melhor uso para reduzir sua conta final.

Você pode pesquisar pelo número de telefone Enel São Paulo, para esclarecer dúvidas sobre a sua fatura, ou, até mesmo, ir até um posto de atendimento da distribuidora, mas somente isso não impedirá que as contas de energia do próximo mês venham mais baixas, para isso, será preciso adotar medidas de consumo consciente ao saber quais os aparelhos que consomem mais energia em casa.

Aparelhos que consomem mais energia em casa

Aparelhos que mais consomem energia

Confiram a seguir quais os aparelhos que mais consomem energia em casa:

1 – Geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome, pois dificilmente é desconectada da tomada. Este dispositivo consome 14% da energia total de uma casa, o que se traduz – tendo em conta o preço médio deste ano – num custo anual alto. Para economizar na conta, é recomendável que a geladeira tenha uma etiqueta de eficiência energética e que tenha potência regulável.

Além disso, é preciso evitar deixar as portas abertas por muito tempo, ou, abrir a mesma com muita frequência.

2 – Televisor

De acordo com o relatório ‘A indústria da televisão’, os espectadores passam em média quatro horas por dia em frente à tela, o que representa um consumo de energia de até 10%. Uma das medidas mais eficazes para reduzir o custo da televisão é desconectá-la quando não estiver em uso, em vez de deixá-la em standby que continua consumindo energia.

3 – Máquina de lavar roupas

Obviamente, esse eletrodoméstico está entre os aparelhos que mais consomem energia em casa.

Um agregado familiar composto por quatro pessoas, que utilizem a máquina de lavar roupa mais de quatro vezes por semana, pagará uma conta de energia com valores mais altos. 80% do gasto energético deste aparelho provêm do aquecimento da água e ciclos de lavagem completos; por esta razão é aconselhável, como medida de economia, lavar a baixa temperatura, além de juntar uma quantidade considerável de roupas para evitar ligar a máquina muitas vezes por semana.

4 – Secadora de roupa

É um dos aparelhos que mais consomem energia em casa. O custo anual do secador numa família, que o utiliza quatro vezes por semana, é alto. Para reduzir o gasto produzido por este aparelho, recomenda-se centrifugar primeiro a roupa, levando para secadora somente quando estiver úmida.

5 – Forno elétrico

O forno é um elemento essencial presente em qualquer cozinha e representa 7% do consumo total de eletricidade. É um dos eletrodomésticos que mais gasta devido à geração de calor. Por esta razão, é aconselhável, como medida de economia de custos, desligar completamente o aparelho para aproveitar o calor que se acumula durante os últimos minutos de cozimento de um prato e não abrir a porta durante o uso.

6 – Lava-louças

Cada vez mais famílias têm uma máquina de lavar louça instalada na cozinha. O custo anual deste aparelho elétrico, na casa de uma família com consumo médio é bem alto também. A maior parte do seu gasto de energia ocorre durante o aquecimento da água, como acontece com outros aparelhos. Utilizando os programas ECO, a limpeza dos filtros e a manutenção adequada seriam medidas suficientes para reduzir os custos gerados.

7 – Pequenos eletrodomésticos

O micro-ondas, a cafeteira, secador de cabelo 220 V, o aspirador de pó, ferro de passar são alguns dos eletrodomésticos que mais consomem energia, pois apesar de terem baixa potência, geram calor. Esses aparelhos representam 27% do gasto total de energia de uma casa.

Sempre que utilizar ferro de passar, procure desligá-lo da tomada quando estiver bastante quente, e procure passar uma boa quantidade de roupas de uma vez. O secador de cabelo deve ser usado somente quando o chuveiro não estiver ligado, por exemplo.

Os demais aparelhos procure optar por aqueles com eficiência energética e desconecte da tomada quando não estiver usando.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 3 =