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4 Etapas de Consultoria SEO

Todo processo de consultoria SEO, podem ser divididos em 4 etapas diferentes, elas são essenciais para a otimização do site e evolução do trabalho. Toda etapa possui uma importância relevante e única e todas elas juntas formam o processo de otimização de sites para um melhor posicionamento dentro do buscador.

1ª etapa – Levantamento e análise do SEO

Durante uma consultoria é realizado várias análises profundas de todo o site, todos os links e URLs que o site possui, e é feito um levantamento disso tudo:

  • Taxonomia do site
  • Estrutura
  • Páginas indexadas ao Google
  • Páginas no servidor
  • Mapeamentos das URLs
  • Nível de otimização On Page (links internos, otimização de imagens, tags, descrição, etc…)
  • Concorrência
  • Backlinks
  • Código fonte do site
  • Velocidade de carregamento
  • Entre vários outros.

Um dos pontos mais importantes que devem ser levados em consideração ao negócio do cliente em questão é o estudo em cima do mercado. Durante esse levantamento existe um processo chamado de inception, é como se fosse um estudo do negócio do cliente dentro do mercado.

Dado que o cliente é o mais importante dentro de uma consultoria e é o ponto de partida que mostra os objetivos desejados do próprio site, e só ele pode dizer o que realmente procura e deseja com a consultoria e a otimização do site. Sendo assim, nessa etapa, o público alvo é o próprio dono do negócio, depois disso é definido todo o trabalho que irá impactar o tráfego no site otimizado.

2ª etapa: Programar as melhorias

A segunda passo é começar a implementar todos os itens que estiverem no check list que foi analisado antes. É como se fosse uma arrumação, as melhorias que o cliente deseja melhorar no site são postas em prática. Dentre elas podem se incluir:

  • Alterações no código fonte do site
  • Alterações nas estruturas
  • Mudar o conteúdo
  • Mudar o servidor para diminuir o tempo de carregamento das páginas
  • Redirecionamentos caso seja necessário
  • Entre outros

3ª Etapa: aplicando SEO e link building

Depois de quase tudo praticamente arrumado, vem uma das partes mais importantes: os backlinks. Essa é a fase onde a otimização está relacionada à criação de links para o site, esses link building podem ser usados de diversas formas:

  • Relacionado a geração do conteúdo: trocar artigos, gerar um conteúdo educacional, entrevistas e depoimentos, Guest Blogging, etc.
  • Webmasters em ajuda: esse serviço atualiza conteúdos antigos, oferece opções em canais que estão abandonados há mais tempo e que merecem atenção, pois têm relevância, atualização de conteúdo desatualizado, links quebrados ou broken links, etc.
  • Submissão: são diretórios em locais de artigos, vídeos, templates, eBooks, widgets, infográficos, etc).
  • Links em eventos
  • Projetos da comunidade
  • Links educacionais
  • Links em sites de doações
  • Redes sócias: profile, links colaborativos e o social bookmarking

4ª Etapa: Analisando as campanhas e o desempenho das novas estratégias

Esse é o último passo, e o momento onde é possível já colher o fruto de alguns resultados que foram geradas com a consultoria SEO, nessa fase as estratégias são de continuação e tudo que já foi feito, visando que o crescimento seja contínuo.

Nessa fase podem-se aplicar todas as tarefas que já foram feitas, não com tanta prioridade, mas com base em bons resultados. A partir daí, o processo de melhorias segue no site, com o objetivo de não perder os resultados que já foram alcançados. As tarefas traçadas até aqui nesse nosso exemplo foram:

  • Trabalho de SEO e planejamento
  • Monitoramento de palavras-chaves
  • Monitoramento e posicionamento no Google
  • Otimização de conteúdo
  • Análise de concorrência de palavras chaves
  • E a continuação do trabalho em link building.

É válido lembrar que muitas empresas de consultoria vendem garantias durante um processo de otimização em SEO. A maioria das empresas promete que o site estará nas primeiras posições do Google e trará muitos números em conversão de acessos e muito dinheiro durante o tempo da consultoria. Fique atento!

É possível garantir um bom trabalho, mas prever resultados é um pouco mais complicado. Busque sempre por empresas que trabalham com metas reais, assim você pode ter certeza de um trabalho de qualidade, que otimize 100% do site e de acordo com as regras do Google.

Esse tipo de trabalho sério é o que garante uma alavancagem segura e com mais chances de resultados positivos. A geração de tráfego deve ser uma garantia com valores estimados próximo ao que seja real, de acordo com o trabalho e o negócio de cada cliente.

Quanto custa uma consultoria SEO?

Normalmente esse valor varia de acordo com o tamanho do projeto de seo que será desenvolvido no site. Mas considerando que todos os itens envolvendo seo devem ser melhorados, até porque em uma consultoria todos os itens devem ser analisados para a conclusão da otimização, independente de qual seja o tamanho do negócio ou do site. O preço deve ser baseado nisso, nas listagens de itens que serão avaliadas, melhoradas e analisadas.

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