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10 tipos de propostas de valor para implementar na sua empresa

Conheça agora 10 tipos de propostas de valor para implementar na sua empresa para fechar mais vendas com os clientes certos!

Quais são os tipos de proposta de valor?

Bom, já sabemos a definição de uma proposta de valor e a sua importância dentro do seu empreendimento. Construir essa proposta é uma parte fundamental do planejamento estratégico do seu negócio, de forma que garanta o sucesso e o crescimento do seu empreendimento.

Agora, precisamos compreender quais são os principais tipos de proposta de valor. Ao todo, temos onze modelos que são bastante utilizados e tem alta taxa de sucesso! Cada uma tem sua característica em específico, entretanto, vale lembrar que uma empresa pode utilizar mais de uma proposta de valor como forma de se alinhar com os interesses dos clientes.

Desempenho

Deixar em evidência o desempenho do produto ou do serviço que você oferece é uma excelente forma de elaborar uma proposta de valor. A otimização dessa característica é uma das formas mais tradicionais de se construir tal proposta.

Utilizamos uma loja de eletrônicos como exemplo, onde na compra de um computador ou videogame, o cliente tenha interesse no desempenho que esses produtos apresentam em termos de durabilidade, qualidade e em rodar seus jogos na melhor resolução possível.

Novidade

Focar na novidade como uma proposta de valor sempre é uma excelente opção! Afinal, toda marca que investe nesse modelo tem chance de revolucionar o seu nicho de mercado. Por se tratar de algo novo, o interesse das pessoas desperta e se voltam ao seu produto.

Personalização

Nem sempre um produto considerado padrão ou tradicional agrada o seu público-alvo, não é mesmo? Por isso, investir no modelo de personalização, como uma proposta de valor, é uma excelente ideia! Dessa forma, você mostra que o seu produto ou seu serviço se adapta às necessidades que o seu cliente tem, resolvendo o seu problema o melhor possível.

Design

O foco no design exibe a forma que você deseja que seu empreendimento seja visto dentro do seu nicho de mercado. Ter um bom design é uma proposta de valor extremamente importante, ainda mais tendo em vista que não se resume apenas a ter um bom layout ou cores que chamem a atenção.

Um bom design como proposta de valor é uma maneira de garantir uma boa experiência ao usuário do seu serviço ou produto, através de objetos ao redor, de forma que ele se sinta atraído pela sua empresa.

Status

Incorporar em sua proposta de valor o quanto o produto ou o serviço que você oferece garante status para o cliente é uma forma de atrair seu interesse. Ainda mais tendo em vista que, muitos desejam ter objetos ou serviços considerados de luxo durante o seu dia-a-dia para mostrar status e poder na sociedade.

Ao vender seu produto, muitas marcas extremamente famosas utilizam dessa proposta de valor para mostrar o quanto isso vai acrescentar ao seu padrão de vida. Um grande exemplo disso são as marcas de perfume de luxo ou celulares.

Preço

Por mais que o status e o poder sejam responsáveis por atrair uma boa parcela de clientes, outros são mais atraídos pelo preço dos seus produtos e serviços. Um preço justo e baixo é uma excelente forma de se construir uma proposta de valor.

Produtos e serviços que apresentam preços acessíveis tornam possível que as pessoas tenham acesso a certos itens e bens de consumo que antes não eram viáveis. Um exemplo disso está presente na venda de imóveis ou automóveis, de forma parcelada ou financiada.

Redução de Custo

Outra excelente proposta de valor está na redução de custo, em especial para realizar atividades de rotina. A redução de custos no momento de fazer certas atividades do cotidiano é o objetivo de muitos clientes, por isso essa proposta de valor é bastante tentadora em inúmeros ramos do mercado.

Redução de Risco

Serviços que apresentem segurança e conforto para o cliente sempre é bem visto e requisitado, por isso, essa é uma proposta de valor que gera bastante interesse por parte dos clientes.

Acessibilidade

A fácil acessibilidade dos consumidores em certos serviços é outro ponto que gera bastante interesse pelo público em geral. É importante avaliar aqui quais são os produtos e os serviços com baixa acessibilidade.

Conveniência

Outra excelente proposta de valor é facilitar toda a procura por determinados objetos ou por lugares em específico, de forma que o consumidor consiga o que quer com apenas um clique, de forma rápida e fácil.

Realize todas as atividades necessárias

Por último, a proposta de valor principal e essencial para garantir uma excelente experiência de compra ao cliente é realizar todas as atividades necessárias. Ajudar o cliente a resolver todos os seus problemas e atender suas necessidades é a principal proposta de valor observada em empresas do ramo contábil, jurídico, do marketing, dentre outras.

Conclusão

Dada essas dicas de proposta de valor para empresa, o próximo passo é identificar os valores que o seu negocio precisa e aplicá-lo na sua empresa. Lembre-se também de vendê-lo para a sua buyer persona. Se o estudo for feito de forma correta, tenho certeza que a buyer persona da sua empresa irá se identificar muito melhor com o produto/serviço que a sua empresa oferece.

Até mais! 

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